Reinos do Mundo Vivo

Os reinos do mundo vivo mais aceitos na atualidade são o Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

As bactérias fazem parte do reino Monera

Desde a Antiguidade, diversos modos de classificação dos seres vivos foram propostos a fim de facilitar o estudo sobre esses organismos e de se compreender suas relações evolutivas. Os critérios utilizados para agrupá-los são variados, o que faz com que esses sistemas sejam constantemente modificados e aprimorados.

Os primeiros sistemas de classificação eram bastante simples e, como os recursos tecnológicos eram escassos, baseavam-se nas características macroscópicas de cada ser e seus hábitos de vida. Por essa razão, os organismos foram classificados inicialmente por Lineu em dois reinos: Animal e Vegetal.

Os protozoários fazem parte do reino Protoctista

Com o avanço da tecnologia, iniciou-se o estudo de seres microscópicos e, com isso, surgiu um uma nova classificação. Em 1866, o termo protista foi proposto para designar organismos eucariontes que não se enquadravam nos reinos Animal e Vegetal. Anos depois os protistas foram promovidos a reino.

Copeland, em 1956, sugeriu a criação de um reino para agrupar organismos que poderiam ser considerados como os mais simples da natureza: as bactérias. Surgia aí o sistema de quatro reinos, bem como o Reino Monera, onde estavam inseridos os seres procariontes.

Os fungos fazem parte do reino Fungi

Posteriormente, em 1969, surgiu o sistema de cinco reinos proposto por Whittaker. Sem dúvidas, esse é o sistema mais utilizado, apesar de existirem outras classificações. De acordo com o sistema de Whittaker, temos os reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.

Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias.

Reino Protista (Atualmente chamado de Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos. Exemplo: algas e protozoários.

A mudança de denominação do Reino Protista para Protoctista ocorreu na década de 1980 e foi proposta por Margulis e Schwartz. Além da mudança dos nomes, as pesquisadoras incluíram nesse grupo as algas multicelulares e alguns fungos.

Reino Fungi: Agrupa seres eucariontes, que, em sua maioria, é pluricelular, e heterotróficos. Exemplos: Cogumelos, bolores e levedos.

As plantas fazem parte do reino Plantae

Reino Plantae ou Metaphyta : Engloba os organismos eucariontes, pluricelulares e com nutrição autotrófica. Exemplo: Musgos, samambaias, araucárias e mangueira.

Reino Animalia ou Metazoa: Inclui os organismos eucariontes, heterotróficos e que apresentam nutrição heterotrófica. Exemplo: Homem, cachorro, vaca e aves.

Os animais fazem parte do reino Animalia

Além dessa classificação, atualmente se admite que todos os organismos estão incluídos em três grandes domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Essa classificação foi proposta por Carl Woese, em 1990, e criada por meio de dados de análise de nucleotídeos de RNA ribossômico.

O domínio Bacteria agrupa todas as bactérias verdadeiras ou simplesmente bactérias. O domínio Archaeae inclui todas as arqueas, que anteriormente eram consideradas erroneamente como grupo basal das bactérias. O domínio Eukarya, por sua vez, é composto por todos os organismos eucariontes existentes, estando inclusos nesse grupo, portanto, os reinos Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Como os livros didáticos e a maioria dos professores ainda adotam a classificação proposta por Whittaker, aqui você encontrará textos que obedecem a esse sistema.

Bons estudos!

Atenção: Os vírus são um grupo bastante peculiar em virtude da ausência de células. Por isso, eles não são classificados dentro dos reinos dos seres vivos. Vale destacar que esses organismos são incapazes de viver sem uma célula, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Reinos do Mundo Vivo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reinos.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

Os vírus são organismos vivos bastante peculiares, não apresentando, por exemplo, células e metabolismo próprio. Analisando a classificação dos seres vivos em cinco reinos, em qual deles podemos incluir os vírus?

a) Monera

b) Protista

c) Fungi

d) Plantae

e) Nenhum dos cinco reinos

Os fungos, no passado, já foram considerados plantas. Entretanto, algumas características permitem diferenciá-los dos vegetais. Sobre os reinos Fungi e Plantae, marque a alternativa correta:

a) Fungos são seres exclusivamente unicelulares, diferentemente das plantas, que são multicelulares.

b) Fungos são incapazes de produzir seu próprio alimento, diferentemente das plantas.

c) Plantas incluem organismos eucariontes, diferentemente dos fungos.

d) Fungos não apresentam parede celular, enquanto as plantas apresentam-na.

e) Fungos reproduzem-se de forma sexuada e assexuada, enquanto plantas possuem apenas reprodução sexuada.