O que é gravidade?

O que é gravidade? Trata-se de uma das quatro forças fundamentais da natureza e está relacionada com os efeitos da atração mútua existente entre corpos massivos.

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais existentes na natureza. As outras grandezas fundamentais são a força de interação eletromagnética, a força fraca e a força forte. De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.

Gravidade em outros planetas

O valor da gravidade depende da massa e do tamanho de cada planeta, satélite natural, estrela etc. A tabela a seguir apresenta o valor aproximado da aceleração da gravidade para alguns corpos celestes.

Definição mecânica

Do ponto de vista da Mecânica, a gravidade é a força de atração que surge entre dois corpos simplesmente pela presença deles em um ponto do espaço. A lei da gravitação universal de Newton determina que a força de atração gravitacional é diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa os dois corpos.

• Fg = Força de interação gravitacional (N);

• G = Constante de gravitação universal (G = 6,67 x 10 – 11 N.m2/kg2);

• M = Massa do maior corpo (kg);

• m = Massa do menor corpo (kg);

• d = Distância entre os corpos (m).

O peso dos nossos corpos é a força com a qual somos atraídos pela Terra. Essa força de atração é mútua, ou seja, se somos atraídos pela Terra, também a atraímos. Todavia, como a massa do planeta é muito superior à dos corpos sobre ela, essa interação é imperceptível.

O valor do peso de um corpo depende da aceleração da gravidade à qual está submetido. De acordo com a segunda lei de Newton, o peso pode ser definido como o produto da massa do corpo pela gravidade.

Um corpo de 100 kg tem um peso na Terra igual a 1000 N. Se esse corpo for colocado na Lua, seu peso será de apenas 160 N, mas a massa será a mesma. Não se engane! Mudar de planeta ou ir para a Lua não emagrece ninguém, pois a massa dos corpos é a mesma em qualquer lugar. O fator que se altera é a força de atração entre o corpo e o planeta.

Definição moderna

Os estudos realizados a partir do século XX são denominados de Física moderna. A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo.

Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

O vídeo acima demonstra de forma simples a ideia proposta por Einstein para a gravidade.

Gravidade zero

A sensação de flutuar, como se não houvesse gravidade, sentida por um astronauta no espaço surge em razão de um movimento de queda livre “infinito”. Os objetos no espaço movimentam-se ao redor da Terra sob influência de sua gravidade, mas com uma velocidade horizontal que os concede a sensação de queda perpétua. Essa sensação é chamada de gravidade zero.

Por Joab Silas

Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é gravidade?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-gravidade.htm. Acesso em 18 de março de 2024.