O que é grandeza?

O que é?

O que é grandeza? Ela está sempre presente nos estudos da Física e é definida como tudo o que pode ser medido.
PUBLICIDADE

Ao estudarmos conteúdos relacionados com a Física, muitas vezes, deparamo-nos com a palavra grandeza definindo termos científicos, como velocidade, aceleração, força, tempo etc. Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas.

As chamadas grandezas fundamentais são aquelas definidas exclusivamente por meio de um padrão físico estabelecido pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Podemos entender por unidade física o padrão escolhido para a medida de uma grandeza. A tabela abaixo traz as grandezas fundamentais definidas pelo SI:

As grandezas chamadas derivadas são aquelas definidas a partir das grandezas fundamentais. São os casos, por exemplo, da velocidade, que possui a sua unidade de medida derivada das unidades de comprimento e tempo, como é o caso de m/s (lê-se metro por segundo), e da força, que possui como unidade o newton (N), derivado das unidades de comprimento, tempo e massa (1N = 1 Kg.m/s).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a forma de caracterização, as grandezas são classificadas como escalares e vetoriais:

  • Grandezas escalares: São aquelas definidas apenas por um número seguido de uma unidade de medida. Essas grandezas precisam apenas da informação do módulo (valor numérico) para serem completamente caracterizadas. São os casos, por exemplo, do tempo, temperatura e massa.

  • Grandezas vetoriais: Para a completa caracterização de uma grandeza vetorial, são necessárias três informações: módulo (valor numérico), direção e sentido. Como exemplo de grandezas vetoriais, podemos citar a força, velocidade, aceleração etc. O vetor é o segmento de reta orientado que representa as grandezas vetoriais.


Por Joab Silas
Graduado em Física

As unidades do Sistema Internacional foram definidas durante a 14ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1971
As unidades do Sistema Internacional foram definidas durante a 14ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1971

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é grandeza?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-grandeza.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para aprender o que são grandezas e entenda quando são consideradas direta ou inversamente proporcionais.
Clique e aprenda o que é regra de três, descubra como realizar seus cálculos e conheça os conceitos que a fundamentam.
Aprenda o que é a propriedade fundamental das proporções e entenda como é possível relacionar uma proporção a uma igualdade entre produtos.
Você sabe o que são grandezas vetoriais e escalares? Acesse o texto e descubra o que são, suas características e as principais diferenças entre essas grandezas.
Saiba mais sobre a ordem de grandeza, importante ferramenta utilizada no estudo da Física.