PUBLICIDADE
Quando um objeto de determinada massa é lançado no ar, ele certamente cairá no chão. Esse fenômeno é consequência da gravidade exercida entre dois corpos e, independentemente do peso, a Terra atrairá esse objeto.
A atração gravitacional é de extrema importância para a organização dos elementos naturais e do sistema solar, pois ela é responsável por manter a Terra e os outros planetas em suas órbitas em torno do Sol, realizando o movimento de translação.
O magnetismo, por sua vez, é resultado da movimentação e composição do núcleo terrestre, que apresenta uma parte sólida e uma líquida, sendo composto por ligas metálicas de ferro. Sendo assim, a Terra apresenta um campo magnético muito forte, comportando-se como um imenso ímã, onde os polos desse ímã-Terra estão localizados próximos aos polos geográficos.
Portanto, a Terra pode ser considerada como um grande ímã, uma vez que o polo sul magnético atrai o polo norte geográfico, e o polo norte magnético atrai o polo sul geográfico, havendo a interação entre eles.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia