Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que tem peso no espaço?

O que é Física?

Os objetos na Estação Espacial Internacional flutuam não por ausência da força peso, mas por causa da imponderabilidade.
Dentro da Estação Espacial Internacional, os astronautas flutuam por causa da imponderabilidade
Dentro da Estação Espacial Internacional, os astronautas flutuam por causa da imponderabilidade
PUBLICIDADE

O peso de um corpo corresponde à força necessária para sustentar um objeto e impedir sua queda livre. Essa grandeza também pode ser definida como a atração existente entre o planeta e qualquer objeto depositado sobre ele. Utilizando a segunda lei de Newton, podemos definir essa força como o produto da massa pela aceleração da gravidade, dessa forma, teremos:

P = m.g

Os objetos têm peso no espaço?

Sim, no espaço, os objetos ainda apresentam peso. A força peso desses objetos será determinada pelo produto das massas deles pelo valor da aceleração da força da gravidade no ponto onde eles estiverem.

O termo gravidade zero não significa a falta da ação da gravidade. Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra. Os ocupantes da Estação Espacial Internacional (EEI) flutuam porque executam um movimento de queda perpétuo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A velocidade de rotação da EEI ao redor da Terra é tal que a permite executar voltas e mais voltas ao redor do planeta, e a sensação de seus ocupantes é a de uma contínua queda livre, por isso, tudo dentro da nave flutua, pois durante todo o tempo tudo está caindo. O nome dado a esse estado de aparente falta de gravidade é a imponderabilidade.
 

Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que tem peso no espaço?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-tem-peso-no-espaco.htm. Acesso em 16 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola