O peso de um corpo corresponde à força necessária para sustentar um objeto e impedir sua queda livre. Essa grandeza também pode ser definida como a atração existente entre o planeta e qualquer objeto depositado sobre ele. Utilizando a segunda lei de Newton, podemos definir essa força como o produto da massa pela aceleração da gravidade, dessa forma, teremos:
P = m.g
Os objetos têm peso no espaço?
Sim, no espaço, os objetos ainda apresentam peso. A força peso desses objetos será determinada pelo produto das massas deles pelo valor da aceleração da força da gravidade no ponto onde eles estiverem.
O termo gravidade zero não significa a falta da ação da gravidade. Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra. Os ocupantes da Estação Espacial Internacional (EEI) flutuam porque executam um movimento de queda perpétuo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A velocidade de rotação da EEI ao redor da Terra é tal que a permite executar voltas e mais voltas ao redor do planeta, e a sensação de seus ocupantes é a de uma contínua queda livre, por isso, tudo dentro da nave flutua, pois durante todo o tempo tudo está caindo. O nome dado a esse estado de aparente falta de gravidade é a imponderabilidade.
Por Joab Silas
Graduado em Física