Topo
pesquisar

Nuvens

Curiosidades

PUBLICIDADE

As nuvens são aglomerados de partículas de gelo ou água líquida que estão na atmosfera após processos de condensação ou liquefação. Após a formação de cada nuvem o vento é o responsável por transporta-las de maneira que pode alterar sua característica. O vento ao elevar uma ou mais nuvens faz com que estas sofram alterações de forma que se resfriam e consequentemente se congelam de forma parcial ou total. Quando estas são levadas para baixo pelo vento, tendem a desaparecer por causa do processo de evaporação da água que ocorre. Dessa forma, a nuvem com o auxílio dos ventos pode crescer ou se dissipar.

As nuvens podem ser classificadas de acordo com sua aparência (gênero), variedade e altitude. De acordo com a aparência existem nuvens fibrosas, altas, brancas e finas denominadas cirrus; nuvens formadas por grandes camadas denominadas stratus e nuvens formadas por placas individuais denominada cumulus.

De acordo com a variedade, determina as características de cada nuvem como o formato e o grau de transparência. De acordo com a altitude, as nuvens são consideradas altas se estiverem a 6km de altura acima do solo, médias se estiverem de 2 a 4km de altura em relação ao solo e baixas se estiverem até 2km de altura do solo.

A aparência de cada nuvem é variável dependendo da natureza, dimensão, número, textura e distribuição das partículas de água que contém e ainda depende da intensidade e da cor da luz que esta recebe.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA