PUBLICIDADE
As nuvens são formadas pela condensação do vapor d’água na atmosfera e são um conjunto de minúsculas gotículas de água, ou cristais de gelo, que flutuam no ar quente. Dos tipos de nuvens existentes, as mais comuns são as Cirrus, Cumulus e Stratus.
As nuvens do tipo Cirrus são classificadas como nuvens altas, acima de 6000 m, são finas, brancas e possuem cristais de gelo. As nuvens Cumulus apresentam desenvolvimento vertical, são densas e geralmente apresentam a base plana. Esse tipo de nuvem indica bom tempo. As nuvens do tipo Stratus são classificadas como baixas, estão a 2000 m, apresentam cor acinzentada e podem produzir chuviscos.
Peso de uma nuvem
Ao observar as nuvens no céu, podemos imaginá-las como algo extremamente leve, mas alguns tipos de nuvens podem apresentar uma massa extremamente elevada.
A massa de uma nuvem pode ser determinada a partir da densidade da água presente em cada tipo. De posse dessa densidade, e estimando o volume de uma nuvem, basta multiplicar esses valores para obter a sua massa.
Ligada ao Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos da América (NCAR), a pesquisadora Peggy LeMone afirma que nuvens do tipo Cumulus podem armazenar mais de 500 toneladas de água. LeMone comparou a massa das nuvens à massa de elefantes e diz que uma nuvem Cumulus equivale a aproximadamente 100 elefantes.
A pesquisadora ainda determinou a possível massa de um furacão multiplicando a massa de 1 m3 de água pelo seu volume estimado. O resultado encontrado indica incríveis 240 milhões de quilos, o que corresponderia a 40 milhões de elefantes!
A massa de um furacão pode corresponder à de 40 milhões de elefantes
Por que as nuvens não caem sobre nós?
As gotículas que geralmente formam uma nuvem apresentam diâmetro aproximado 20 micrômetros (20. 10 – 6 m) e estão espalhadas em uma grande área, flutuando por causa da atuação do ar quente.
Quando a quantidade de água presente em uma nuvem atinge valores críticos, ocorrerá a chamada precipitação, pois as gotículas de água passam a apresentar um tamanho tal que as permite cair e chegar ao solo. A precipitação é o que chamamos de chuva.
Por Joab Silas
Graduado em Física