Nuvens

Nuvens são formadas por pequenos cristais de gelo e gotículas de água em suspensão na atmosfera. Os diferentes tipos de nuvens são determinados pela altitude e aparência.

Nuvens são aglomerados de gotículas de água e pequenos cristais de gelo em suspensão no ar. Sua formação constitui uma importante etapa do ciclo hidrológico, e acontece quando o vapor d’água ascende na atmosfera e condensa devido às baixas temperaturas. Existem nuvens de vários tamanhos e formatos, sendo classificadas de acordo com a sua altitude e aparência.

Saiba mais: Qual é o peso de uma nuvem?

Resumo sobre nuvens

Como as nuvens são formadas?

As nuvens são formadas por meio da ascensão das massas de ar na atmosfera e da consequente condensação do vapor d’água. Trata-se de uma importante etapa do ciclo hidrológico. Quando uma massa de ar se eleva, ela entra em áreas de menor pressão atmosférica, o que faz com que ela se expanda.

Esse processo de expansão, entretanto, demanda certa quantidade de energia para que ele ocorra. Assim, a energia utilizada é retirada da própria camada de ar em ascensão, o que faz com que haja uma queda da temperatura.

Na presença dos chamados núcleos de condensação, a água passa do estado gasoso para o estado líquido, isto é, condensa, formando pequenas gotículas. No caso de temperaturas muito baixas ou de fortes correntes internas de ar que impulsionam as gotas para cima, isto é, para regiões ainda mais frias, há a composição de pequenas partículas de gelo.

Um aglomerado dessas gotículas de água e partículas de gelo em suspensão no ar constitui uma nuvem. À medida que esses elementos sofrem aglutinação e ganham peso, eles podem retornar para a superfície terrestre na forma de precipitação, que pode ser chuva, neve ou granizo.

Confira nosso podcast: O que eu preciso saber sobre os fatores climáticos

Qual a composição das nuvens?

Por definição, nuvens são aglomerados de gotículas de água, partículas de gelo ou ambos, que ficam suspensas na atmosfera. Portanto, elas são compostas por água em diferentes estados físicos, que são o líquido e o sólido. Além da água, existem no interior das nuvens partículas denominadas núcleos de condensação.

Os núcleos de condensação correspondem a elementos de tamanho microscópico, como partículas de poeira ou fumaça, sobre os quais o vapor condensa, tornando-se uma gotícula de água. Na presença deles, as nuvens se formam mesmo que a umidade relativa não tenha atingido 100%. Já os cristais de gelo são comumente formados sobre núcleos de congelamento.

Quais são os tipos de nuvens?

Ilustração dos diferentes tipos de nuvens e a sua respectiva classificação de acordo com a altitude.
Diferentes tipos de nuvens e a sua respectiva classificação de acordo com a altitude.

As nuvens são classificadas de acordo com dois critérios, que são a aparência (ou formato) e a altitude em que elas se formam e estão posicionadas. Combinando esses critérios, as nuvens podem ser divididas em 10 tipos.

Importante: A altitude nas nuvens varia de acordo com a latitude em que elas se formam. Na região dos trópicos, elas tendem a ser mais elevadas do que nas regiões polares do globo, especialmente quando se considera as nuvens altas.

Curiosidades sobre as nuvens

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/nuvens.htm