Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Café

Consumido em todo o mundo, o café é uma bebida produzida dos grãos de café, as sementes do cafeeiro. A principal ação do café é seu efeito estimulante.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta e é produzido dos grãos de café, a semente do fruto do cafeeiro. O cafeeiro é uma espécie originária da Etiópia que se difundiu por todo o mundo. Existem diferentes espécies de café, as quais fazem parte da família botânica Rubiaceae e do gênero Coffea. Economicamente a espécie de café com maior importância é a Coffea arabica, a qual corresponde por 70% da produção mundial. Atualmente o Brasil se destaca como o maior produtor e exportador de café em todo o mundo.

Leia também: Raízes do café no Brasil

Tópicos deste artigo

Características botânicas do café arábica

O café arábica (Coffea arabica) é a espécie mais comercializada e consumida de café. Ela é responsável por um café com aroma e sabor mais apreciados do que o produzido de outras espécies. O café arábica é um arbusto grande, pertencente à família Rubiaceae, que pode atingir cerca de quatro metros de altura e apresenta folhas verde-escuras.

As folhas têm formato ovalado ou sublanceolado, e os bordos são ondulados. Os frutos do café são ovais, apresentam coloração vermelha ou amarela e, geralmente, têm duas sementes achatadas. Essas sementes são os famosos grãos de café, utilizados na produção da bebida chamada café. Uma curiosidade sobre a espécie é que a Coffea arabica é a única do gênero que é tetraploide, ou seja, possui quatro conjuntos cromossômicos.

Os frutos do cafeeiro têm coloração avermelhada ou amarelada, sendo encontrado no seu interior, geralmente, duas sementes achatadas.
Os frutos do cafeeiro têm coloração avermelhada ou amarelada, sendo encontrado no seu interior, geralmente, duas sementes achatadas.

O uso do café

Os grãos de café são usados, principalmente, para produzir uma bebida por meio da infusão deles. Uma lenda muito famosa diz que o consumo do café iniciou-se após o pastor Kaldi observar que suas cabras ficavam agitadas ao comer frutos de um determinado arbusto, que seria o cafeeiro. Ele então experimentou esses frutos e se sentiu mais atento e disposto. O benefício do consumo dos frutos logo se espalhou na comunidade, e formas diferentes de consumo sugiram, como colocar os frutos em água quente — surgia aí o famoso café.

O cafeeiro, no entanto, não é utilizado apenas para a produção do café. Dentre outras aplicações, podemos citar a produção de fármacos, cosméticos, fertilizantes, e até mesmo seu uso como biomassa para a geração de energia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Efeitos benéficos do café no corpo humano

O efeito do café mais conhecido é, sem dúvida, o estimulante, conseguido graças à presença de cafeína, uma substância que melhora o estado de alerta, capacidade de concentração, energia e desempenho em atividades simples.

Se consumida em pequena quantidade, a cafeína não provoca riscos à saúde, porém o consumo em doses elevadas pode gerar sintomas como dores de cabeça, insônia, ansiedade, taquicardia e palpitação. Algumas pessoas, no entanto, são sensíveis à cafeína, portanto, mesmo doses pequenas podem gerar sintomas desagradáveis.

Além da cafeína, o café possui outras substâncias biologicamente ativas, as quais provocam uma série de benefícios no corpo humano. Hoje são conhecidos diversos benefícios do café, existindo estudos que associam seu consumo à prevenção de doenças graves, como alguns tipos de câncer. O consumo do café está associado também a uma redução na incidência de doença de Parkinson.

Estudos apontam, ainda, um papel neuroprotetor do café em relação ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. Muitos trabalhos descrevem também uma associação do consumo do café com a redução do risco de suicídio. O café também induz a perda de peso devido ao aumento da termogênese, sendo a cafeína o composto que parece ser responsável por esse efeito.

O consumo de café também é benéfico ao fígado, apresentando papel protetor no que diz respeito ao desenvolvimento de cirrose. O consumo de café está associado também com o menor risco de desenvolver diabetes tipo II.

O consumo de café pode provocar uma série de benefícios à saúde.
O consumo de café pode provocar uma série de benefícios à saúde.

O consumo de café deve ser feito de maneira moderada, e, em alguns casos, não é recomendado. O café, por exemplo, reduz a absorção de ferro, sendo essa ação inibitória relevante quando falamos de pessoas anêmicas ou que apresentam carência de ferro. O café, por estimular a secreção ácida e de pepsina no estômago, também não é recomendado para pessoas que têm gastrite ou úlcera.

Para pessoas com idade avançada, recomenda-se que o consumo de café seja moderado e que se mantenha, em níveis adequados, a vitamina D e o consumo de cálcio, uma vez que alguns estudos relacionam a cafeína com a redução da massa óssea.

Leia também: Riscos do consumo exagerado do café

Dia Mundial do Café

O café é uma bebida apreciada em todo o mundo e que apresenta uma série de benefícios. Não é à toa que a bebida possui um dia só para ela. Na realidade, você encontrará três datas diferentes que fazem referência ao café. O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril, já o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio. Por fim, temos o Dia Internacional do Café, comemorado em 1º de outubro.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Café"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/cafe-2.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Cafeína

Saiba mais a respeito da ação da cafeína no organismo e os riscos decorrentes do consumo exagerado dessa substância.
Drogas

Ciclo do café

Entenda o que foi o ciclo do café, suas características e consequências para o cenário socioeconômico brasileiro.
História do Brasil

Convênio de Taubaté e a política de valorização do café

Saiba o que foi o convênio de Taubaté e as consequências para a economia brasileira no começo do século XX.
História do Brasil

Diabetes tipo 1

Saiba o que é a diabetes tipo 1, como ela ocorre, quais são os seus sintomas e o seu tratamento.
Doenças e patologias

Diabetes — Cuidados com a saúde

Veja quais são os cuidados com a saúde que o paciente com diabetes deve ter!
Saúde na escola

Economia cafeeira e industrialização do Brasil

Entenda a estreita relação entre a produção de café e o crescimento do início da indústria no Brasil.
História do Brasil

Química da Cafeína

Conheça mais a respeito de um dos maiores estimulantes do grupo das xantinas: a cafeína. Veja os alimentos e bebidas que a contém e seus efeitos para o organismo humano.
Química

Raízes do café no Brasil

Conheça as origens da plantação de café no Brasil e sua importância para o país.
História

Riscos do consumo exagerado de café

Conheça os riscos do consumo exagerado de café. Saiba qual é a quantidade indicada para a ingestão. Entenda por que é importante fazer um uso moderado dessa bebida.
Saúde e Bem-estar

Valorização do Café

A Política de valorização do café, a posição do café na economia brasileira, o café brasileiro, cafeicultores, a industrialização brasileira, as dificuldades de intalar novas fábricas.
História do Brasil