PUBLICIDADE
O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta e é produzido dos grãos de café, a semente do fruto do cafeeiro. O cafeeiro é uma espécie originária da Etiópia que se difundiu por todo o mundo. Existem diferentes espécies de café, as quais fazem parte da família botânica Rubiaceae e do gênero Coffea. Economicamente a espécie de café com maior importância é a Coffea arabica, a qual corresponde por 70% da produção mundial. Atualmente o Brasil se destaca como o maior produtor e exportador de café em todo o mundo.
Leia também: Raízes do café no Brasil
Tópicos deste artigo
- 1 - Características botânicas do café arábica
- 2 - O uso do café
- 3 - Efeitos benéficos do café no corpo humano
- 4 - Dia Mundial do Café
Características botânicas do café arábica
O café arábica (Coffea arabica) é a espécie mais comercializada e consumida de café. Ela é responsável por um café com aroma e sabor mais apreciados do que o produzido de outras espécies. O café arábica é um arbusto grande, pertencente à família Rubiaceae, que pode atingir cerca de quatro metros de altura e apresenta folhas verde-escuras.
As folhas têm formato ovalado ou sublanceolado, e os bordos são ondulados. Os frutos do café são ovais, apresentam coloração vermelha ou amarela e, geralmente, têm duas sementes achatadas. Essas sementes são os famosos grãos de café, utilizados na produção da bebida chamada café. Uma curiosidade sobre a espécie é que a Coffea arabica é a única do gênero que é tetraploide, ou seja, possui quatro conjuntos cromossômicos.
O uso do café
Os grãos de café são usados, principalmente, para produzir uma bebida por meio da infusão deles. Uma lenda muito famosa diz que o consumo do café iniciou-se após o pastor Kaldi observar que suas cabras ficavam agitadas ao comer frutos de um determinado arbusto, que seria o cafeeiro. Ele então experimentou esses frutos e se sentiu mais atento e disposto. O benefício do consumo dos frutos logo se espalhou na comunidade, e formas diferentes de consumo sugiram, como colocar os frutos em água quente — surgia aí o famoso café.
O cafeeiro, no entanto, não é utilizado apenas para a produção do café. Dentre outras aplicações, podemos citar a produção de fármacos, cosméticos, fertilizantes, e até mesmo seu uso como biomassa para a geração de energia.
Efeitos benéficos do café no corpo humano
O efeito do café mais conhecido é, sem dúvida, o estimulante, conseguido graças à presença de cafeína, uma substância que melhora o estado de alerta, capacidade de concentração, energia e desempenho em atividades simples.
Se consumida em pequena quantidade, a cafeína não provoca riscos à saúde, porém o consumo em doses elevadas pode gerar sintomas como dores de cabeça, insônia, ansiedade, taquicardia e palpitação. Algumas pessoas, no entanto, são sensíveis à cafeína, portanto, mesmo doses pequenas podem gerar sintomas desagradáveis.
Além da cafeína, o café possui outras substâncias biologicamente ativas, as quais provocam uma série de benefícios no corpo humano. Hoje são conhecidos diversos benefícios do café, existindo estudos que associam seu consumo à prevenção de doenças graves, como alguns tipos de câncer. O consumo do café está associado também a uma redução na incidência de doença de Parkinson.
Estudos apontam, ainda, um papel neuroprotetor do café em relação ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. Muitos trabalhos descrevem também uma associação do consumo do café com a redução do risco de suicídio. O café também induz a perda de peso devido ao aumento da termogênese, sendo a cafeína o composto que parece ser responsável por esse efeito.
O consumo de café também é benéfico ao fígado, apresentando papel protetor no que diz respeito ao desenvolvimento de cirrose. O consumo de café está associado também com o menor risco de desenvolver diabetes tipo II.
O consumo de café deve ser feito de maneira moderada, e, em alguns casos, não é recomendado. O café, por exemplo, reduz a absorção de ferro, sendo essa ação inibitória relevante quando falamos de pessoas anêmicas ou que apresentam carência de ferro. O café, por estimular a secreção ácida e de pepsina no estômago, também não é recomendado para pessoas que têm gastrite ou úlcera.
Para pessoas com idade avançada, recomenda-se que o consumo de café seja moderado e que se mantenha, em níveis adequados, a vitamina D e o consumo de cálcio, uma vez que alguns estudos relacionam a cafeína com a redução da massa óssea.
Leia também: Riscos do consumo exagerado do café
Dia Mundial do Café
O café é uma bebida apreciada em todo o mundo e que apresenta uma série de benefícios. Não é à toa que a bebida possui um dia só para ela. Na realidade, você encontrará três datas diferentes que fazem referência ao café. O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril, já o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio. Por fim, temos o Dia Internacional do Café, comemorado em 1º de outubro.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia