PUBLICIDADE
Anemia é uma condição em que o paciente apresenta valores abaixo do normal de hemácias ou de hemoglobina. Diferentemente do que muitos pensam, a anemia nem sempre é a doença principal, mas um sintoma de outro problema de saúde. Ela pode ser desencadeada, por exemplo, por deficiência de alguns nutrientes, como ferro ou vitamina B12, perdas de sangue, infecções e neoplasias.Um paciente anêmico, geralmente, apresenta fraqueza, cansaço, falta de ar e palpitações. Como tipos de anemia, podemos citar a anemia por deficiência de ferro, a talassemia e a anemia falciforme.
Leia mais: Hemácias - células que atuam no transporte de oxigênio
Tópicos deste artigo
O que é anemia?
É uma condição que se caracteriza por uma redução no número de hemácias no sangue do indivíduo ou da concentração de hemoglobina. Nessas situações, o número desses elementos está em uma quantidade inferior aos valores de referência, os quais dependem da idade, do sexo e do local onde o paciente vive, uma vez que a altitude influencia na quantidade de hemácias.
A anemia pode ser desencadeada por diferentes fatores, como deficiência de ferro, deficiência de vitamina B12, perdas sanguíneas, doenças parasitárias, neoplasias e doenças crônicas. No mundo, a forma mais comum de anemia, no entanto, é a desencadeada por deficiência de ferro, a qual pode ocorrer por uma alimentação inadequada.
Sintomas da anemia
A anemia pode gerar uma série de sintomas, sendo eles relacionados com a deficiência de oxigenação nos nossos tecidos, uma vez que as hemácias são as células responsáveis por transportar o oxigênio em nosso corpo. Como sintomas da anemia, podemos citar:
-
Cansaço;
-
Palidez na pele;
-
Falta de ar;
-
Sonolência;
-
Tontura;
-
Dor de cabeça;
-
Vertigem;
-
Irritabilidade;
-
Palpitação;
-
Queda de pressão.
Tipos de anemia
Existem vários tipos de anemia, classificados de diferentes formas. A seguir, apresentaremos alguns dos mais conhecidos.
-
Anemia ferropriva ou anemia por deficiência de ferro
Pode ser resultado, por exemplo, de uma ingestão insuficiente de ferro, hemorragias, perdas sanguíneas menstruais ou pode ocorrer como consequência de doenças infectoparasitárias, como verminoses e protozooses intestinais. Esse tipo de anemia é o mais relevante em todo o mundo, sendo estimado que metade dos casos de anemia ocorram devido à deficiência de ferro. Uma das principais manifestações da anemia ferropriva é a palidez na pele e as mucosas.
O tratamento dependerá do grau de acometimento do paciente. Dentre os tratamentos realizados, estão: a reeducação alimentar, com a recomendação de alimentos ricos em ferro, como carnes e hortaliças de cor verde-escuro, e de alimentos que melhoram a absorção desse nutriente, como os que são ricos em vitamina C; a reposição de ferro; e a transfusão de sangue. Caso o indivíduo apresente anemia em decorrência de doenças infectoparasitárias, elas deverão também ser tratadas.
Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável
-
Anemia megaloblástica
É uma anemia resultante de uma deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico. Pode ocorrer devido a uma dieta com pouca proteína, a hábitos alimentares, como o veganismo, ou ainda devido a problemas de absorção desses nutrientes. Perda de apetite, fraqueza, cansaço e dores abdominais são alguns dos sintomas observados em pacientes com esse tipo de anemia. Seu tratamento é feito com administração de doses diárias de vitamina B12 e ácido fólico, a quantidade delas, no entanto, será recomendada pelo médico.
-
Anemia falciforme
A anemia falciforme é uma condição genética que se caracteriza pela produção de uma molécula de hemoglobina anormal, chamada de hemoglobina S. Essa molécula é responsável por formar hemácias com forma alongada que lembram uma foice. Essas hemácias, frequentemente, causam bloqueio nos vasos sanguíneos, impedindo a oxigenação adequada dos tecidos. Além disso, apresentam uma menor resistência, rompendo-se mais facilmente. A anemia falciforme é mais comum em indivíduos negros.
Como manifestações da anemia falciforme, podemos citar dores no corpo, em especial ossos e articulações, devido à obstrução dos vasos; inchaço em mãos e pés; e surgimento de feridas na pele.
O tratamento da anemia falciforme é feito ao longo de toda a vida do paciente e inclui, entre outras condutas, a transfusão de sangue e o uso de medicamentos para prevenir-se a dor. O transplante de medula óssea pode ser indicado em casos graves da doença, porém trata-se de um procedimento arriscado. Caso queira aprofundar seu conhecimento sobre esse estado de saúde, leia: Anemia falciforme.
-
Talassemia
É um tipo de anemia hereditária que se caracteriza por um defeito na síntese de uma ou mais cadeias de globina que formam a hemoglobina. As talassemias são classificadas de acordo com a cadeia afetada, sendo as mais frequentes do tipo alfa e beta. Podem causar fadiga, fraqueza, icterícia (amarelamento de pele e mucosas), insuficiência cardíaca, deformações ósseas e aumento do fígado e do baço. O tratamento desse tipo de anemia varia de um caso para outro, sendo realizadas até mesmo transfusões sanguíneas em sua forma mais grave.