Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Química da Cafeína

A cafeína é um alcaloide, mais especificamente do grupo das xantinas, e é encontrada principalmente no café, no chá-preto, na erva-mate, em refrigerante de cola e no chocolate.

Estrutura da cafeína sobre grãos de café
Estrutura da cafeína sobre grãos de café
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A cafeína é um composto orgânico da família dos alcaloides. Os alcaloides, por sua vez, são aminas cíclicas que apresentam anéis heterocíclicos contendo nitrogênio. Além de ser um alcaloide, a cafeína é uma amida (substância que apresenta o nitrogênio ligado a um grupo carbonila). Observe a seguir a estrutura química da cafeína, cuja nomenclatura oficial é 1,3,7-trimetil-3,7-dihi­dro-1H-purina-2,6-diona:

Estrutura química da cafeína

Veja que o grupo carbonila está em vermelho, mostrando que dois nitrogênios da fórmula da cafeína estão ligados a esse grupo, fazendo dela uma amida. Além disso, por conter nitrogênios em um ciclo, ela também é um alcaloide. Os alcaloides são assim chamados porque possuem propriedades básicas ou alcalinas (seu nome significa “semelhante aos álcalis”), assim a cafeína também é básica.

As principais fontes de obtenção da cafeína são a semente do café(Coffea arabica) e a folha de chá-preto (Camellia sinensis). A erva-mate (Ilex paraguariensis) e o guaraná (Paullinia cupana) também contêm cafeína, mas a sua extração ainda não é realizada nesses materiais. Além disso, pode ser encontrada no chocolate, em refrigerantes à base de cola (está presente na noz-de-cola, se­mente das árvores do gênero Cola sp., nativas das florestas da África Ocidental) e em vários produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos. Como exemplos desses três últimos, podemos citar energéticos, com­primidos para gripe ecreme anticelulite, respectivamente.

Alimentos e bebidas que são as principais fontes de cafeína

Ela pertence a uma classe de compostos chamada xantina, ou mais especificamente metil-xantinas, um dos estimulantes conhecidos há mais tempo; sendo que a cafeína é um dos mais potentes dessa classe.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cafeína é estimulante do sistema nervoso central e, assim como todo alcaloide, causa dependência química, ou seja, vicia. Com as informações dadas acima, observa-se que muitas vezes as pessoas tomam café para que a cafeína atue como estimulante e elas permaneçam acordadas por mais tempo. No entanto, seu efeito, para essa finalidade, é muito passageiro, assim a pessoa aumenta as doses de café. Como a cafeína leva ao vício, a pessoa ingere cada vez mais essa substância. O consumo excessivo de cafeína pode levar até mesmo à morte, pois pode causar irritabilidade, insônia, diarreia (pois ela atua também como um diurético) e palpitações no coração. A dose letal para uma pessoa adulta de 70 kg é de 10 g (isto é o que contém 100 xícaras de café, 200 latas de refrigerante de cola e 50 kg de chocolate).

O vício em café pode levar até à morte

Depois de apenas cinco minutos do seu consumo, a cafeína é encontrada em todo o corpo e seus principais efeitos imediatos são o aumento do metabolismo, da concentração e da energia, relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, do trato biliar, do trato gastrintestinal e de partes do sistema vascular. Ela permanece no corpo por cerca de 3 a 6 horas, sendo metabolizada pelo fígado.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Química da Cafeína"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-cafeina.htm. Acesso em 12 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Adrenalina

Clique aqui e saiba mais sobre a adrenalina, um importante hormônio produzido pelas glândulas adrenais que pode ser usado em algumas situações médicas.
Química

Alcaloides

Conheça os alcaloides, uma classe de compostos de aminas muito importantes, pois estão presentes no cotidiano, como é o caso da nicotina, cafeína, morfina e cocaína.
Química

Amidas

Saiba mais sobre as classificações da amida de acordo com seus substituintes. Aprenda como é feita a nomenclatura do composto e suas principais aplicações.
Química

Aminas

Acesse o texto e saiba o que são as aminas. Conheça as características das aminas, sua nomenclatura e classificação. Descubra qual é a função das aminas.
Química

Aminas e Estimulantes

Cafeína, Anfetamina, Cocaína, Crack, aminas, aumento da atividade do sistema nervoso, redução de apetite, cafeína, intensa depressão, cloridrato, atividade motora, pó de guaraná.
Química

Nicotina

Conheça a estrutura química da nicotina, como ela atua no organismo e principalmente no sistema nervoso central, levando à dependência e à degradação do organismo.
Química

Origem dos refrigerantes de Cola

Como surgiu o refri com efeito estimulante.
Química

Química do paladar

Química do paladar, quimiorreceptores da língua, papilas gustativas, degustar os alimentos, explicação científica para o paladar, regiões da língua responsáveis pela percepção dos diferentes sabores, moléculas saporíferas.
Química

Relação entre o chocolate e os abalos emocionais

Substância química do bem estar, ansiedade permanente, carência emocional, sensação de prazer e felicidade, química cerebral, substâncias químicas responsáveis pelo sabor do chocolate, compostos carbonílicos, produção de serotonina, aminoácido, triptofano
Química

À base de cafeína

Ação da cafeína no cérebro, propriedades do café, trimetilxantina, efeitos da cafeína no organismo, neurotransmissor Adenosina, função da adenosina no cérebro, perigos da cafeína, intoxicação por café.
Química