Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma enfermidade sem cura que acomete o trato gastrointestinal, principalmente o intestino delgado e grosso.

A doença de Crohn é uma inflamação que acomete o sistema digestório
A doença de Crohn é uma inflamação que acomete o sistema digestório
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A doença de Crohn é um processo inflamatório que acomete o trato gastrointestinal. De causa ainda desconhecida, muitos pesquisadores acreditam que ela é resultado de uma combinação de fatores ambientais, genéticos e imunológicos. Acredita-se que hábitos alimentares ruins, bem como o uso de cigarros, podem influenciar o surgimento da patologia. Outro fator importante diz respeito ao estresse, que pode agravar os sintomas.

Essa patologia atinge frequentemente o intestino delgado e grosso. Entretanto, pode acometer qualquer parte do sistema digestivo, desde a região da boca até o ânus. Ocorre em pessoas de ambos os sexos, normalmente de idade entre 20 e 30 anos, porém pode acontecer em qualquer idade.

De uma maneira geral, podemos classificar a doença, de acordo com sua localização, em: íleo terminal, colônica, ileocolônica e gastrintestinal superior. Ela também pode ser agrupada em tipos, de acordo com a forma como se manifesta, em: inflamatória, fistulizante ou estenosante.

O paciente com doença de Crohn pode apresentar sintomas variados, dependendo da área do sistema digestório que foi acometida. Sintomas como diarreia, dor abdominal, sangramento retal, febre e fissuras anais são comuns.

A dor abdominal é sentida normalmente depois da realização das refeições, geralmente na região do umbigo ou do lado direito do corpo. Frequentemente ocorre a perda de apetite, que pode levar à perda de peso e até mesmo à desnutrição e anorexia. A dilatação do cólon não acontece normalmente, porém quando aparece, pode indicar um problema grave. A doença de Crohn parece estar associada ao surgimento de carcinoma de cólon.

É importante destacar que, em alguns casos, podem ocorrer manifestações da doença fora do trato gastrointestinal. Nesses casos, as manifestações clínicas acontecem principalmente na pele, olhos, articulações e trato urinário. É comum a formação de cálculos renais e biliares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a realização do diagnóstico, o médico fará uma análise clínica do paciente, além de exames de imagem, laboratoriais e histológicos. Entre os exames de imagem, destacam-se o raio X, a endoscopia e a ressonância magnética. É uma doença sem cura, portanto, o tratamento é feito para aliviar os sintomas e evitar possíveis complicações.

Os medicamentos utilizados no tratamento da doença de Crohn são a mesalazina e os corticosteroides. Algumas vezes, o uso de imunossupressores pode ser recomendado.

A cirurgia, em muitos casos, faz-se necessária, sendo que se estima que 70 a 90% dos afetados necessitem de realizar o procedimento em alguma fase da vida. Entretanto, o médico deve analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de um processo cirúrgico, uma vez que a doença apresenta bastante recorrência.

Dentre as indicações de cirurgia, a mais comum é a intratabilidade clínica, que se caracteriza pela dificuldade em controlar os sintomas da doença com medicamentos. Além disso, efeitos colaterais em virtude da utilização dos remédios também se enquadram como recomendação cirúrgica.

Outros casos que levam a uma cirurgia são o surgimento de abscessos, oclusão intestinal, perfurações, hemorragias e dilatação do cólon. A complicação mais frequente é a oclusão intestinal, que é consequência da inflamação da parede do intestino.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Doença de Crohn"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/doenca-crohn.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante