Topo
pesquisar

Doenças relacionadas com a água

Doenças e patologias

As doenças relacionadas com a água são aquelas que, de alguma maneira, direta ou indiretamente, têm a sua transmissão relacionada com a água.
A água pode conter organismos causadores de doenças, como bactérias e protozoários
A água pode conter organismos causadores de doenças, como bactérias e protozoários
PUBLICIDADE

A água, apesar de ser essencial para nossa sobrevivência, está relacionada com diversas doenças que afetam os seres humanos. Denominamos de doenças relacionadas com a água aquelas que sua transmissão, de alguma maneira, está ligada a essa substância. Essas doenças podem estar diretamente relacionadas com a água, quando são ocasionadas, por exemplo, por sua ingestão, ou indiretamente, isto é, quando a água serve de criadouro para algum vetor, como é o caso da dengue.

De uma maneira geral, as doenças relacionadas com a água poderiam ser evitadas com medidas bastante simples. Além disso, o investimento em saneamento básico é essencial para evitar grande parte dessas enfermidades.

As formas de transmissão das doenças relacionadas com a água

Veja as principais formas de transmissão:

  • Doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada: A ingestão de água que contém substâncias ou organismos patogênicos pode desencadear uma série de problemas, que, na maioria das vezes, resultam em casos de diarreia. Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.

  • Doenças relacionadas com o contato com água contaminada: Algumas vezes o simples contato com a água pode expor nosso corpo a agentes patogênicos. Esse é o caso da esquistossomose, que é transmitida após a penetração de larvas (cercárias) pela nossa pele e mucosas. Essa doença pode ser aguda ou crônica. Na fase aguda, pode desencadear diarreia, febre, dores de cabeça, emagrecimento, náusea e vômitos. Na fase crônica, podem ocorrer problemas como o aumento do fígado. Outro exemplo de doença transmitida dessa maneira é a leptospirose, causada por urina de rato contaminada.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Doenças relacionadas com a falta de saneamento básico e má higiene: A falta de saneamento básico e hábitos de higiene precários podem colocar o sujeito em situações de risco. Ao não lavar as mãos adequadamente ou ainda não lavar os alimentos ou lavá-los com água contaminada, podemos entrar em contato com agentes patogênicos, sendo esse o caso de algumas verminoses, como a ascaridíase, também chamada de lombriga.

  • Doenças relacionadas com vetores que se desenvolvem na água: Nesse caso, temos doenças transmitidas por organismos que passam parte do seu ciclo de vida na água e são essenciais para a transmissão de algumas enfermidades. Como exemplo de doenças transmitidas por vetores e que se relacionam com a água, podemos citar a malária, a zika, a chikungunya e a dengue. Em todos os casos citados, a doença é transmitida por um mosquito, que passa parte de seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

As formas de prevenção contra as doenças relacionadas com a água

Como é possível perceber, as formas de prevenção quando o assunto é doenças relacionadas com a água são várias, uma vez que existem diferentes formas de transmissão. Apesar desse fator, algumas medidas básicas são fundamentais para evitar essas e outras doenças:

  • Lavar bem as mãos e os alimentos;

  • Beber apenas água filtrada ou fervida;

  • Não fazer as necessidades fisiológicas em locais não apropriados;

  • Não deixar expostos recipientes que podem acumular água;

  • Tampar a caixa d'água.;

  • Não jogar lixo em ambientes aquáticos e em locais impróprios para o descarte desse material;

  • Evitar água de enchentes e locais em que a qualidade da água não é conhecida.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Doenças relacionadas com a água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/doencas-relacionadas-com-agua.htm. Acesso em 24 de agosto de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A água, apesar de ser fundamental para nossa sobrevivência, está relacionada com o surgimento de diversas doenças. Das doenças abaixo, qual não apresenta relação alguma com a água?

a) Giardíase.

b) Ascaridíase.

c) Cólera.

d) Dengue.

e) Hepatite B.

Questão 2

A água está relacionada com a transmissão de várias doenças. Analise e marque aquela alternativa que apresenta uma doença que não se relaciona com a ingestão de água contaminada:

a) Amebíase.

b) Cólera.

c) Giardíase.

d) Hepatite A.

e) Malária.

Mais Questões
A Febre Chikungunya é uma doença que causa febre e dores nas articulações
Doenças e patologias Febre Chikungunya
Imagem de Giardia lamblia, capturada em microscópio eletrônico
Doenças e patologias Giardíase
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito do gênero Aedes.
Doenças e patologias Dengue
A febre é um aumento anormal da temperatura corpórea
Saúde e Bem-estar Febre
O uso do repelente é uma forma de se prevenir da febre Mayaro
Doenças e patologias Febre Mayaro
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola