PUBLICIDADE
Para você entender o fenômeno da ionização é necessário primeiramente saber o que são íons. Observe a explicação abaixo:
Todo átomo possui o mesmo número de prótons e elétrons; portanto, todo átomo é eletricamente neutro. Além disso, as substâncias formadas por grupos de átomos também possuem equilíbrio de carga elétrica, sendo eletricamente neutras.
No entanto, um átomo ou um grupo de átomos pode perder ou ganhar elétrons; quando isso ocorre, eles perdem a neutralidade e se tornam íons.
Se o átomo ou grupo de átomos perder elétrons, ele ficará com carga positiva e será um íon denominado cátion. Entretanto, se ganhar elétrons, a carga será negativa e o íon será um ânion.
As substâncias inorgânicas são iônicas ou têm a capacidade de formar íons.
Uma das maneiras de se formar íons é colocando em água substâncias moleculares, ou seja, formadas por ligações covalentes, em que há compartilhamento de elétrons.
Por exemplo, se testarmos a condução elétrica do ácido clorídrico (HCl) em solução aquosa (cloreto de hidrogênio dissolvido em água), veremos que a solução é eletrolítica, ou seja, conduz corrente elétrica, porque existem íons nessa solução.
Isso significa que a água atuou como um reagente, formando íons a partir do ácido clorídrico. Isso ocorre segundo a reação abaixo:
Observe que, antes de colocar o cloreto de hidrogênio na água, não havia íons. Porém, as moléculas dele reagiram com a água e formaram-se íons positivos H3O+ (cátions) e negativos Cl- (ânions). Visto que o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, ele atrai o par de elétrons da ligação covalente para perto dele e forma o ânion. Já o hidrogênio é atraído pelo oxigênio da água, que é mais eletronegativo que o cloro; e entre o hidrogênio e o oxigênio é formada uma ligação covalente, originando o cátion hidrônio. A esse fenômeno de formação de íons damos o nome de ionização.
Com base na explicação acima, podemos definir ionização da seguinte maneira:
Note que os íons não existiam antes, pois, se eles existissem, como no caso da dissolução de compostos iônicos, teríamos uma dissociação iônica e não uma ionização.
Todos os ácidos colocados em contato com a água sofrem ionização. Entretanto, nem todo composto molecular sofre ionização.Por exemplo, o açúcar (C12H22O11) é molecular, porém, quando colocado em água, não formam-se íons, ele apenas se dissolve originando uma solução molecular não eletrolítica, que não conduz eletricidade.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química