PUBLICIDADE
A destilação simples é um método físico de separação de misturas homogêneas, formadas exclusivamente por um sólido dissolvido em um solvente (líquido), que separa o componente líquido do componente sólido, como o cloreto de sódio (NaCl) e a água (H2O).
Esse método deve ser utilizado sempre quando o objetivo é obter, ao final da separação, o líquido e o sólido que estava dissolvido nele separados em recipientes diferentes. Isso não ocorre quando realizamos o método da evaporação em uma mistura homogênea de NaCl e H2O, por exemplo, já que, ao evaporar a água, apenas o sal fica no recipiente, pois a água espalha-se no ar na forma de vapor.
Para realizar uma destilação simples, os materiais que podem ser utilizados são:
-
tripé (funciona como suporte para a tela de amianto ou para o balão de destilação ou de fundo redondo);
-
tela de amianto (utilizada para absorver parte do calor do bico de bunsen);
-
bico de bunsen (equipamento que utiliza gás para produzir a chama que aquece a mistura dentro do balão de destilação ou de fundo redondo);
OBS.: os três equipamentos acima podem ser substituídos por uma chapa elétrica de aquecimento)
-
balão de destilação (equipamento de vidro que recebe a mistura). Ele pode ser substituído por um balão de fundo redondo;
-
condensador (equipamento de vidro que tem como função a transformação de vapor em líquido);
-
béquer ou erlenmeyer (ambos são equipamentos de vidro que têm por função recolher o líquido formado no interior do condensador);
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
termômetro (utilizado para realizar o controle da temperatura durante o experimento);
-
Suporte universal com garra (conjunto de equipamentos para fixação e suporte do condensador, bem como do balão, caso seja necessário).
A imagem a seguir representa um equipamento de destilação simples que contém boa parte dos materiais que foram descritos acima:
Equipamentos que formam um destilador simples
O princípio de funcionamento de uma destilação simples é muito simples. Inicialmente, adiciona-se no balão de destilação ou de fundo redondo a mistura que se deseja separar. Em seguida, liga-se o bico de bunsen ou a chapa de aquecimento para que a mistura comece a ser aquecida. Como a mistura é formada por um sólido e um líquido, apenas o líquido começa a sofrer o fenômeno físico da ebulição (passagem do estado líquido para o estado de vapor).
Assim que o líquido sofre ebulição, o seu vapor entra obrigatoriamente no interior do condensador porque a saída superior do balão é obstruída por uma rolha de madeira justamente para evitar escape. Ao entrar no condensador, o vapor sofre o fenômeno da condensação (transformação física da matéria do estado de vapor para o estado líquido). Por fim, o líquido formado no interior do condensador cai no equipamento que foi posicionado na saída do condensador para recolhimento.
Por Me. Diogo Lopes Dias