Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é uma substância?

As substâncias são formadas por um único tipo de componente (átomos, moléculas ou aglomerados iônicos) e possuem propriedades constantes e definidas.

A água destilada é um exemplo de substância
A água destilada é um exemplo de substância
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As substâncias são os materiais que possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente constantes.

Veja três exemplos:

Exemplos de três substâncias e suas propriedades
Exemplos de três substâncias e suas propriedades

Observe que essas são três substâncias e que suas propriedades são constantes, quando medidas nas mesmas condições de temperatura e pressão. Mas cada uma possui os valores das suas propriedades diferentes, pois não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais. Isso é importante porque elas podem ser usadas para identificar uma substância.

Os átomos são as menores partes constituintes da matéria, sendo que eles podem permanecer isolados, como ocorre, por exemplo, no caso do gás hélio, que é formado por átomos de hélio (He); mas eles também podem se ligar de várias maneiras, formando moléculas (no caso dos que se ligam covalentemente por compartilhamento de pares de elétrons) ou aglomerados iônicos (que se ligam por ligação iônica, em que um doa definitivamente elétrons para o outro e formam-se íons que se atraem).

Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos. A água e o etanol são formados por moléculas, que são, respectivamente, H2O e C2H5OH, enquanto o cloreto de sódio é formado por aglomerados iônicos, cuja fórmula unitária é NaC?.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A água e o sal são exemplos de substâncias
A água e o sal são exemplos de substâncias

Esses exemplos mostram que as substâncias podem ser classificadas de acordo com o agrupamento de átomos que as formam. Se os átomos que se unem para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então uma substância simples. Alguns exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He), alumínio (A?) etc.

Por outro lado, se as substâncias forem formadas por átomos de dois ou mais elementos diferentes, como é o caso da água, do etanol e do cloreto de sódio, então serão classificadas como uma substância composta.

Na natureza não é muito comum encontrarmos as substâncias de forma isolada, pura. Geralmente, elas são encontradas misturadas com outras substâncias. Por exemplo, a água mineral que tomamos contém várias substâncias dissolvidas, e não somente moléculas de H2O; por isso, ela é uma mistura, e não uma substância.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é uma substância?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-substancia.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que são reações químicas?

Você sabe o que são reações químicas? Clique aqui, entenda o que são, saiba quando ocorrem e conheça seus principais tipos e leis.
O que é Química?

O que é base?

Clique aqui e conheça as bases, substâncias inorgânicas que apresentam como principal característica a dissociação quando misturadas com água. Tenha acesso a conhecimentos básicos e imprescindíveis como solubilidade, capacidade de dissociação (força) e nomenclatura das bases.
O que é Química?

O que é solução saturada?

Saiba o que é solução saturada e aprenda a reconhecê-la a partir do coeficiente de solubilidade.
O que é Química?

O que é uma mistura?

Entenda o que é uma mistura química, sua classificação em homogêneas, heterogêneas, azeotrópicas e eutéticas, além de ver exemplos de cada uma.
O que é Química?

Substâncias simples e compostas

Conheça as principais características que distinguem as substâncias simples das compostas.
Química

Substâncias naturais

Confira as características e alguns exemplos das principais substâncias naturais inorgânicas e orgânicas.
Química

Substâncias iônicas

Aprenda sobre as substâncias iônicas, compostos formados por íons que têm um formato geométrico cúbico.
Química

Substâncias compostas

Descubra o que são substâncias compostas e conheça alguns exemplos desse tipo de substância formada pela união de diferentes átomos.
Química

Substâncias puras e misturas

Clique e conheça a definição, características, tipos e exemplos de substâncias puras e misturas!
Química

PUBLICIDADE