As substâncias são os materiais que possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente constantes.
Veja três exemplos:
Exemplos de três substâncias e suas propriedades
Observe que essas são três substâncias e que suas propriedades são constantes, quando medidas nas mesmas condições de temperatura e pressão. Mas cada uma possui os valores das suas propriedades diferentes, pois não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais. Isso é importante porque elas podem ser usadas para identificar uma substância.
Os átomos são as menores partes constituintes da matéria, sendo que eles podem permanecer isolados, como ocorre, por exemplo, no caso do gás hélio, que é formado por átomos de hélio (He); mas eles também podem se ligar de várias maneiras, formando moléculas (no caso dos que se ligam covalentemente por compartilhamento de pares de elétrons) ou aglomerados iônicos (que se ligam por ligação iônica, em que um doa definitivamente elétrons para o outro e formam-se íons que se atraem).
Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos. A água e o etanol são formados por moléculas, que são, respectivamente, H2O e C2H5OH, enquanto o cloreto de sódio é formado por aglomerados iônicos, cuja fórmula unitária é NaC?.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A água e o sal são exemplos de substâncias
Esses exemplos mostram que as substâncias podem ser classificadas de acordo com o agrupamento de átomos que as formam. Se os átomos que se unem para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então uma substância simples. Alguns exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He), alumínio (A?) etc.
Por outro lado, se as substâncias forem formadas por átomos de dois ou mais elementos diferentes, como é o caso da água, do etanol e do cloreto de sódio, então serão classificadas como uma substância composta.
Na natureza não é muito comum encontrarmos as substâncias de forma isolada, pura. Geralmente, elas são encontradas misturadas com outras substâncias. Por exemplo, a água mineral que tomamos contém várias substâncias dissolvidas, e não somente moléculas de H2O; por isso, ela é uma mistura, e não uma substância.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química