Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações de deslocamento, de substituição ou de simples troca

Uma reação de deslocamento ou simples troca ocorre quando uma substância simples reage com uma composta para originar outras novas substâncias simples e compostas.

Para descobrir se uma reação de deslocamento ou simples troca irá ocorrer é necessário conhecer a reatividade dos compostos envolvidos
Para descobrir se uma reação de deslocamento ou simples troca irá ocorrer é necessário conhecer a reatividade dos compostos envolvidos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reações de deslocamento, também denominadas reações de substituiçãoou ainda de simples troca, são aquelas que ocorrem quando uma substância simples (formada por um único elemento) reage com uma substância composta, “deslocando” essa última em uma nova substância simples.

Genericamente, podemos defini-la da seguinte maneira:

Reação genérica de deslocamento

Mas, para que isso ocorra, a substância simples, no caso simbolizada por A, deve ser mais reativa que o elemento que será deslocado do composto, transformando-se em uma nova substância simples (Y).

Vejamos um exemplo em que essa reação ocorre:

Observe o experimento abaixo em que se coloca uma lâmina de zinco (Zn) em uma solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4). Com o passar do tempo, nota-se que a solução de sulfato de cobre passa da coloração azul para um azul menos intenso, pois se descoloriu e houve um depósito de cobre sobre a lâmina de zinco.

Oxidação do Zinco

Podemos representar essa reação por meio da seguinte equação química:

Equação química da reação entre o zinco metálico e a solução aquosa de sulfato de cobre

Note que o zinco deslocou o cobre, o que significa que o zinco é o mais reativo.

Visto que ambos são metais, podemos verificar se a reação de simples troca irá ocorrer ou não, analisando a fila de reatividade dos metais mostrada abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fila de reatividade ou eletropositividade dos metais

Observe que o cobre é realmente menos reativo que o zinco, portanto, se resolvêssemos fazer o contrário do experimento anterior e colocar uma lâmina de cobre em uma solução de sulfato de zinco, a reação não ocorreria, pois o cobre não conseguiria deslocar o zinco.

As reações de deslocamento são um tipo de reação de oxirredução, pois há transferência de elétrons da substância simples para a composta. No processo explicado anteriormente, o zinco estava inicialmente na sua forma neutra, que é a metálica, e passou a fazer parte de um composto em que ele apresenta a carga 2+, ou seja, cada átomo de zinco perdeu dois elétrons. Já com o cobre ocorre o contrário, ele recebe dois elétrons para passar para o estado metálico, sólido.

No caso de reação de simples troca com ametais, o mesmo é considerado: a reação só ocorrerá se o ametal mais reativo for a substância simples que poderá deslocar outro ametal menos reativo. A reatividade dos ametais é mostrada abaixo:

Fila de reatividade ou eletropositividade dos ametais


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações de deslocamento, de substituição ou de simples troca"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-deslocamento-substituicao-ou-simples-troca.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Utilizando a fila de reatividade, indique qual das reações de simples troca mostradas a seguir não ocorre:

a) Cu + NiCl2 → CuCl2 + Ni

b) Zn + NiSO4 → ZnSO4 + Ni

c) Zn + CuSO4 → ZnSO4 + Cu

d) Ni + CuSO4 → NiSO4 + Cu

e) Cu + 2 AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2 Ag

Exercício 2

(UFPA) O sódio é um metal mole, de cor prateada, que reage violentamente com a água, como está

equacionado abaixo:

2 Na(s) + 2 H2O(l)  2 NaOH(aq) + H2(g)

Esta reação química é identificada como:

a) adição;

b) análise;

c) dupla-troca;

d) simples-troca;

e) neutralização