PUBLICIDADE
A decomposição ou análise é um tipo de reação inorgânica em que um reagente é decomposto em duas ou mais substâncias.
Essas substâncias formadas podem ser simples (formadas por apenas um tipo de elemento químico) ou compostas (formadas por átomos de diferentes tipos de elementos químicos).
Genericamente, isso pode ser representado por:
A → B + C
Um exemplo é mostrado no texto Airbag e reação de decomposição. O airbag dos automóveis possui uma bolsa (bag em inglês) que contém a azida de sódio, que é o seguinte sal: NaN3(s). Quando o automóvel sofre uma colisão, os sensores do para-choque transmitem um impulso elétrico (faísca) que causa a rápida decomposição dessa substância. Veja essa reação abaixo:
2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na (s)
Observe que a azida de sódio foi decomposta em duas substâncias simples, o gás nitrogênio, que faz a bolsa inflar, e o sódio metálico, que reage com outro composto que está na bolsa (KNO3) e produz mais gás nitrogênio.
Nesse caso, a decomposição ocorreu graças à faísca. Mas esse tipo de reação pode se iniciar não só por ação de calor, mas pode ser também por ação da luz ou da eletricidade. Em cada um desses casos, a reação de decomposição recebe um nome específico, que a caracteriza. Observe cada um desses nomes na tabela abaixo:
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química