Topo
pesquisar

Reações de Transesterificação

Química

A transesterificação é um processo de obtenção de um éster a partir de outro éster com álcool, sendo que a reação é catalisada na presença de ácidos ou bases fortes.
O biodiesel é obtido por meio de uma reação de transesterificação
O biodiesel é obtido por meio de uma reação de transesterificação
PUBLICIDADE

As reações de transesterificação são aquelas em que se obtém um éster por meio de outro éster. Esse método é bastante viável porque, visto que ocorre em apenas uma etapa, ele se processa de modo rápido na presença de um catalisador, é simples, barato e se realiza em pressão ambiente.

A transesterificação pode ser realizada em meio ácido ou básico e como também se trata de um equilíbrio, o álcool é empregado como solvente, o que favorece a formação de um novo éster. Esse tipo de transesterificação que reage o éster com álcool é chamada de alcoólise. Mas, pode-se também reagir o éster com um ácido carboxílico ou com outro éster, sendo denominadas de acidólise e interesterificação, respectivamente.

Genericamente, a reação de transesterificação pode ser representada por:

Reação genérica de transesterificação

Atualmente, os catalisadores básicos e ácidos mais usados vêm sendo os hidróxidos e alcóxidos de sódio ou potássio e os ácidos sulfúrico e clorídrico.

Na figura abaixo, temos representados dois exemplos de reações de transesterificação, do tipo alcoólise, em que um éster reage com um álcool em meio ácido e origina outro éster e outro álcool:

Dois exemplos de reações de transesterificação do tipo alcoólise

A principal utilização da reação de transesterificação é na obtenção do biodiesel. O biodiesel é um biocombustível que pode ser usado como combustível no lugar do diesel, mas com o benefício de poluir menos o meio ambiente, já que não possui compostos do elemento enxofre, que são em grande parte responsáveis pelo agravamento de problemas ambientais, tais como o aquecimento global, o efeito estufa e a chuva ácida. Além disso, o biodiesel ébiodegradável, renovável e não corrosivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O biodiesel é uma mistura de ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos. A reação de transesterificação que lhes dá origem consiste na reação dos triglicerídeos presentes nos óleos vegetais ou gorduras animais com álcool em presença de catalisador. Os óleos vegetais usados podem ser de mamona, de dendê, de palma de soja, milho, amendoim, algodão, babaçu etc. Óleos de frituras também podem ser reutilizados, esse reaproveitamento é benéfico para o meio ambiente porque impede que esses óleos sejam lançados nas águas de rios, lagos, lençois freáticos ou contaminem o solo.

O biodiesel é obtido pela transesterificação de óleos vegetais como o do milho e da soja

Já o álcool usado nessa reação geralmente tem sido o metanol ou o etanol. Dessa forma, além do biodiesel, obtém-se também a glicerina como produto. Esse é outro aspecto positivo, porque a glicerina é um produto de valor comercial, sendo usada na produção de cosméticos e produtos de limpeza.

Essa reação de transesterificação para a obtenção do biodiesel está representada abaixo:

Reação de transesterificaçaõ para obtenção do biodiesel

Veja o texto Obtenção do Biodiesel.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações de Transesterificação"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-transesterificacao.htm>. Acesso em 25 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola