Whatsapp

O que são as leis ponderais?

O que é?

O que são as leis ponderais? Trata-se de generalizações matemáticas que nos permitem indicar a quantidade de massa de um ou mais participantes de uma reação química.
PUBLICIDADE

Leis ponderais são generalizações sobre as massas de todos os participantes (reagentes e produtos) de uma reação química. Genericamente, uma reação química pode ser representada da seguinte forma:

A + B  C + D

Lei de Lavoisier (Lei da conservação da massa)

De acordo com Lavoisier, quando uma reação química é realizada em ambiente fechado, a soma das massas dos reagentes é sempre igual à soma das massas dos produtos.

Soma das massas dos reagentes = Soma das massas dos produtos

Assim, segundo Lavoisier, se uma reação genérica (reagentes A e B, produtos C e D) for realizada em um recipiente fechado, utilizando-se 5 gramas de A e 10 gramas de B, podemos afirmar que a massa do produto C é de 15 gramas.

A + B → C
 5g  10g    x 

Como a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:

5 + 10 = x

15 gramas = x

ou

x = 15 g

Lei de Proust (Lei das proporções definidas)

De acordo com Proust, os participantes de uma reação química sempre estabelecem uma proporção em massa constante. Quando realizamos a decomposição da água por eletrólise, por exemplo, obtemos gás hidrogênio e gás oxigênio:

2H2O → 2H2 + O2

Sempre que isso é feito, verifica-se que a proporção entre as massas dos gases hidrogênio e oxigênio obtidas é sempre de 1 para 8, não importando a massa de água que foi utilizada na eletrólise. Assim:

  • Eletrólise de 4,5 gramas de água

2H2O → 2H2 + O2
 4,5g      0,5g   4g

Se dividirmos as massas de H2 e O2 formadas, teremos a proporção 1 para 8:

 0,5 =
   4     8 

  • Eletrólise de 9 gramas de água

2H2O → 2H2 + O2
  9g         1g     8g

Se dividirmos as massas de H2 e O2 formadas, teremos a proporção 1 para 8:

1
8

Outro fato interessante observado por Proust é que, se dividirmos as massas de H2O, H2 e O2 dos dois exemplos acima, teremos a mesma proporção:

2H2O → 2H2 + O2
 4,5g      0,5g   4g
   9g        1g     8g 

Ou seja:

1 = 1 =
2    2    2

Por isso, de acordo com a lei de Proust, para uma reação genérica, utilizando-se diferentes massas das substâncias envolvidas nela, em momentos distintos, podemos utilizar a seguinte expressão com relação às massas dos participantes:

                      A   +   B  →  C
1ª experiência mA = mB = mC
2ª experiência mA’ = mB’ = mC’

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Lei de Dalton (Lei das proporções múltiplas)

De acordo com John Dalton, quando uma massa fixa de uma substância A combina-se com massas diferentes de uma substância B, originando substâncias diferentes, as massas de B apresentam entre si uma relação expressa por números inteiros e pequenos.

Quando reagimos carbono com oxigênio, por exemplo, podemos formar dióxido de carbono ou monóxido de carbono, como nos dois casos a seguir:

Carbono + oxigênio → dióxido de carbono
    12g          16g                    28g           

Carbono + oxigênio → dióxido de carbono
    12g          32g                   44g           

Temos nas duas reações a mesma massa do reagente A. Assim, se dividirmos as massas de oxigênio, que é a substância B que aparece em ambas as reações, observaremos uma relação entre números inteiros e pequenos:

16 = 1
32    2

→ Aplicação das leis ponderais:

1º) Sabe-se que o gás Hidrogênio reage com o gás Oxigênio na proporção 1:8, em massa, para formar água. Sabendo desse fato, determine os valores das massas X, Y e Z na tabela a seguir, respectivamente:

a) 36 g, 44 g e 51,8 g

b) 33,6 g, 2,4 g e 52 g

c) 32 g, 44 g e 51 g

d) 36 g, 48 g e 52 g

e) 37 g, 44,8 g e 51,8 g

Para resolver a questão, basta fazer o seguinte:

1o Passo: A massa X pode ser encontrada pela Lei de Lavoisier, já que é a única massa conhecida na segunda experiência, assim:

Soma das massas dos reagentes = Soma das massas dos produtos

5 + 32 = X

37 = X

X = 37 gramas

2o Passo: Para encontrar o valor da massa Z, podemos utilizar a lei de Proust, pois, em uma reação que é realizada mais de uma vez, as massas seguem uma proporção de acordo com o esquema abaixo:

mA = mB  = mC
mA’   mB’    mC’

Assim, para encontrar a massa Z, podemos utilizar os participantes A (Hidrogênio) e B (Oxigênio):

mA = mB
 mA’    mB’

5 = 32
7     Z

5.Z = 7.32

Z = 224
        5  

Z = 44,8 gramas

3o Passo: A massa y pode ser encontrada pela Lei de Lavoisier, assim:

Soma das massas dos reagentes = Soma das massas dos produtos

7 + 44,8 = Y

51,8 = Y

Y = 51,8 gramas


Por Me. Diogo Lopes Dias

O equilíbrio de massas em uma balança representa a lei ponderal de Lavoisier
O equilíbrio de massas em uma balança representa a lei ponderal de Lavoisier

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que são as leis ponderais?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-sao-as-leis-ponderais.htm. Acesso em 11 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra o que é constante de Avogadro e aprenda como esse valor numérico pode ser utilizado para realizar diversos cálculos fundamentais na Química.
Clique e aprenda a realizar cálculos que envolvem a Lei de Proust para determinar as medidas de massa em exemplos de processos químicos.
Neste texto você vai entender como devem ser realizados os cálculos envolvendo a Lei de Lavoisier em uma reação química.
Conheça a história de vida de Lavoisier, onde e quando nasceu, com quem se casou, quais foram suas principais descobertas, contribuições para a química moderna e seu triste fim.
A Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes ou Definidas diz que toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição.
Clique e aprenda quais são as leis ponderais por meio de exemplos práticos que ilustram como elas lidam com as relações de massa nas reações químicas.
Antoine Laurent Lavoisier, Lei de Conservação das Massas, Lei de Lavoisier, química moderna, reações químicas em sistema fechado, massa total dos produtos, soma das massas dos reagentes.