Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é isomeria plana?

O que é?

O que é isomeria plana? É a responsável pela análise das diferenças estruturais de compostos orgânicos com relação à posição, funções e cadeias.
Exemplos de representações estruturais que possuem isomeria plana entre si
Exemplos de representações estruturais que possuem isomeria plana entre si
PUBLICIDADE

Isomeria plana é um fenômeno que ocorre entre substâncias que possuem a mesma fórmula molecular, mas apresentam diferenças pontuais em suas fórmulas estruturais, como:

  • Apresentam grupos que pertencem a funções orgânicas diferentes;

  • Apresentam cadeias carbônicas diferentes (saturada ou insaturada, homogênea ou heterogênea, normal ou ramificada, aberta ou fechada);

  • Apresentam componentes (como ligações duplas ou triplas, ramificações ou grupos funcionais) em diferentes posições;

Conheça os tipos de isomeria plana:

Isomeria plana de função

É o tipo de isomeria plana em que há compostos de mesma fórmula molecular, mas com funções químicas diferentes. Por exemplo:

O etanol e o éter metílico são isômeros de função
O etanol e o éter metílico são isômeros de função

O etanol (C2H6O), um tipo de álcool, e o éter metílico (C2H6O), um tipo de éter, são isômeros de função porque apresentam funções químicas diferentes (éter e álcool).

Isomeria plana de posição

É o tipo de isomeria plana em que temos compostos de mesma fórmula molecular, mesma função química, mesmo tipo de cadeia carbônica, mas pelo menos um item (grupo funcional, insaturação ou ramificação) está em posições diferentes nas suas estruturas.

O but-1-eno e o but-2-eno são isômeros de posição
O but-1-eno e o but-2-eno são isômeros de posição

O but-1-eno (C4H8) e o but-1-eno (C4H8), hidrocarbonetos insaturados, são isômeros de posição porque apresentam a ligação dupla em diferentes posições na cadeia (posições 1 e 2).

Isomeria plana de cadeia

É o tipo de isomeria plana em que temos compostos de mesma fórmula molecular, mesma função química, mas diferentes tipos de cadeias carbônicas. Por exemplo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

But-1-eno e o ciclobutano são isômeros de cadeia
But-1-eno e o ciclobutano são isômeros de cadeia

O but-1-eno (C4H8) e o ciclobutano (C4H8), hidrocarbonetos insaturados, são isômeros de cadeia porque apresentam, respectivamente, cadeia aberta e fechada.

Isomeria plana de compensação ou metameria

É um tipo de isomeria plana de posição que envolve compostos de mesma fórmula molecular, com cadeias carbônicas heterogêneas e funções químicas diferentes.

Etanoato de etila e propanoato de metila são isômeros de compensação
Etanoato de etila e propanoato de metila são isômeros de compensação

O etanoato de etila (C4H8O2) e o propanoato de metila (C4H8O2), ésteres insaturados, são isômeros de metameria porque apresentam cadeia carbônica heterogênea.

Isomeria plana de tautomeria

É o tipo de isomeria plana de função na qual os compostos envolvidos apresentam a mesma fórmula molecular e são necessariamente um enol e um aldeído ou um enol e uma cetona. Isso ocorre porque os enóis são compostos extremamente instáveis e, quando sofrem decomposição, transformam-se em um aldeído ou em uma cetona.

Etenol e etanal são isômeros de tautomeria
Etenol e etanal são isômeros de tautomeria

O etenol é um enol, logo, é um composto instável que, ao se decompor, forma o aldeído etanal em um processo de decomposição reversível.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é isomeria plana?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-isomeria-plana.htm. Acesso em 04 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique e aprenda o que é isomeria geométrica e as formas como esse tipo de isomeria espacial pode ocorrer!
Amplie seus conhecimentos sobre isomeria espacial aprendendo o que é isomeria óptica e os tipos de isômeros que são originados por ela.
Clique e entenda o que é isomeria, fenômeno que origina substâncias com diferentes propriedades físicas e químicas.
Conheça as particularidades de uma cadeia carbônica aberta e quais são as formas como elas podem ser classificadas.
Conheça do que se tratam os vários tipos de isomeria plana e espacial, tais como isomeria de função, de posição, cadeia, tautomeria, metameria, geométrica cis-trans e óptica.
Saiba o que é a Isomeria estudada em Química Orgânica.
Aprenda a decifrar a representação dos compostos orgânicos em fórmulas estruturais planas, simplificadas e de traços, a fim de conseguir determinar as fórmulas moleculares.
Saiba como foi a descoberta dos primeiros isômeros.
Conjunto de átomos que apresenta elétrons livres.
Na classificação das cadeias carbônicas, os tipos de cadeias são: aberta, fechada, mista, aromática, saturada ou insaturada, homogênea ou heterogênea e normal ou ramificada.
Veja se você realmente sabe identificar o tipo de isomeria que ocorre em cada caso por meio dos exercícios abaixo.
Confira exercícios com resolução comentada sobre isomeria plana ou constitucional, incluindo isomeria de função, de cadeia, de posição, tautomeria e metameria.