Whatsapp

O que é isomeria?

Química

A isomeria é um fenômeno muito comum na Química Orgânica e na Bioquímica, onde compostos de mesma fórmula molecular possuem fórmulas estruturais diferentes.
PUBLICIDADE

A isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes propriedades e fórmulas estruturais.

Essas substâncias são isômeras entre si. A palavra “isômero” foi criada pelo cientista Jöns Jacob Berzelius (1779–1848) e vem do grego isos, que significa “igual” ou “mesmo” e meros, que é “parte”; significando, portanto, “partes iguais”.

Por exemplo, o etanol e o metoximetano são compostos totalmente diferentes. O etanol é do grupo dos álcoois, é líquido em temperatura ambiente, é incolor, ferve a 78,5ºC e apresenta uma certa reatividade. Já o metoximetano é do grupo dos éteres, é um gás em temperatura ambiente, ele se liquefaz somente a -23,6ºC e quase não apresenta reatividade química. Apesar de tão diferentes, esses dois compostos possuem a mesma fórmula molecular – C2H6O.

Conforme se pode ver abaixo, o que os distingue é o fato de que a disposição dos átomos dos elementos em cada composto é diferente. Veja que o oxigênio aparece entre os carbonos no caso do metoximetano, enquanto que no etanol ele aparece fora da cadeia carbônica:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

H3C — O — CH3                           H3C —CH2 — OH
Metoximetano                               Etanol

Dizemos, então, que o metoximetano é isômero do etanol.

O fenômeno da isomeria é muito comum na Química Orgânica, pois os compostos feitos de carbono podem se agrupar de diversas formas diferentes. Para se ter uma ideia, os 20 carbonos da fórmula molecular C20H42 podem se agrupar de modo a formar 366.319 compostos diferentes.

Existem também alguns tipos específicos de isomerias. Para saber quais são leia o texto “Tipos de Isomeria” nessa mesma seção.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Moléculas dos isômeros etanol e metoximetano
Moléculas dos isômeros etanol e metoximetano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é isomeria?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-que-isomeria.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Descubra o que é uma molécula assimétrica e um carbono assimétrico ou quiral, conforme estudado em isomeria óptica.
Conheça a história da origem da isomeria óptica, quais foram os principais cientistas envolvidos e como se deu a evolução do conhecimento nessa área.
Entenda o que é isomeria conformacional e por que os compostos saturados de cadeia aberta não realizam isomeria geométrica cis-trans ou diastereoisomeria.
Conheça um caso particular de isomeria plana de função, a isomeria dinâmica ou tautomeria, cujos isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico na mesma fase líquida.
Descubra quando a isomeria E-Z deve ser usada no lugar dos termos cis-trans.
Isômeros que se diferem pela estrutura espacial.
Isomeria plana e a diferença entre isômeros através do estudo de suas fórmulas estruturais.
Aprenda mais a respeito da isomeria de função, um tipo de isomeria plana, diferenciada pelo grupo funcional.
Descubra o que é a isomeria de posição ou posicional estudada em química no conteúdo de isomeria plana ou constitucional.
Conheça a isomeria de compensação ou metameria, que é um tipo de isomeria plana de posição.