Isomeria: como tudo começou

Na primeira metade do século XIX, estudiosos notaram que as propriedades das substâncias químicas não dependem unicamente de sua composição, mas também do arranjo espacial dos átomos dentro da molécula. Foi a partir dessa concepção que nasceu o termo Isomeria.

Definição de Isomeria: fenômeno relacionado à existência de duas substâncias que possuem a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas e propriedades diferentes.

Os primeiros isômeros identificados: fulminato de prata e cianato de prata. Os químicos Justus von Liebig e Friedrich Wöhler foram os responsáveis pela descoberta, por volta do ano de 1824.

Fórmulas moleculares: Fulmanato de prata (Ag-CNO), cianato de prata (Ag-NCO).
Repare que os compostos possuem mesma fórmula molecular, mas o rearranjo dos átomos se difere em cada caso.

A definição oficial para este fenômeno foi criada posteriormente, no ano de 1830, pelo químico Berzelius. Ele observou que na obtenção do ácido tartárico originavam-se duas formas diferentes, com composição e fórmulas idênticas, mas que se distinguem pela posição dos átomos na molécula. E a partir daí criou-se o termo e definição para “Isomeria”.

Veja mais!  Isomeria plana
Isomeria espacial

Isomeria - Química Orgânica - Química - Brasil Escola

SOUZA, Líria Alves de. "Isomeria: como tudo começou "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/isomeria-como-tudo-comecou.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2021.