Tópicos deste artigo
Você sabe o que é rima?
A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.
Leia uma estrofe do poema “Soneto”, do poeta modernista Mário de Andrade, e observe os efeitos sonoros causados pela Rima:
Soneto
Tudo o que há de melhor e de mais raro (rima A)
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Vive em teu corpo nu de adolescente (rima B)
A perna assim jogada e o braço, o claro (rima A)
Olhar preso no meu perdidamente. (rima B)
Embora as rimas sejam um recurso estilístico de linguagem mais utilizado em textos estruturados em versos, há poemas e músicas que não apresentam rimas, caracterizando aquilo que chamamos de versos brancos ou versos soltos. Veja o exemplo de um poema sem rimas do poeta modernista Oswald de Andrade:
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
(ANDRADE. Oswald de. Erro de português. In: Poesias reunidas. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 177.)
Veja também a respeito da classificação das rimas. Boa leitura!
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo