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Funções da linguagem no Enem são cobradas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Todas as funções da linguagem já foram cobradas em questões do Enem. Existem seis tipos de função da linguagem: emotiva ou expressiva; conativa ou apelativa; referencial ou denotativa; poética; metalinguística; e fática ou de contato.
A função emotiva ou expressiva está centrada no emissor da mensagem. Já a função conativa ou apelativa está centrada no receptor da mensagem. A função referencial ou denotativa se opõe à função poética, pois textos com função referencial são denotativos e objetivos.
Já textos com função poética são conotativos e podem apresentar elementos estruturais de um poema, como rimas, versos e metrificação. Quanto à função metalinguística, ela está presente em textos autorreferenciais. Por fim, a função fática ou de contato está presente em textos cujo objetivo é apenas manter o canal da comunicação ativo.
Leia também: Como gramática é cobrada no Enem?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre funções da linguagem no Enem
- 2 - O que são as funções da linguagem?
- 3 - O que é cobrado de funções da linguagem no Enem?
- 4 - Estratégia para identificar as funções da linguagem no Enem
- 5 - Questões de função da linguagem no Enem
Resumo sobre funções da linguagem no Enem
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Funções da linguagem no Enem são cobradas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
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Estão relacionadas ao objetivo comunicativo de um texto.
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Existem seis tipos de função da linguagem:
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emotiva ou expressiva;
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poética;
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referencial ou denotativa;
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fática ou de contato;
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metalinguística;
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conativa ou apelativa.
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Todas as funções da linguagem já foram cobradas em questões do Enem.
O que são as funções da linguagem?
As funções da linguagem estão relacionadas a características do enunciado que demonstram a sua função ou objetivo comunicativo. Existem seis tipos de função da linguagem, como veremos na tabela a seguir.
FUNÇÃO DA LINGUAGEM |
CARACTERÍSTICAS |
EXEMPLOS |
Emotiva ou expressiva |
Expressão das emoções ou das ações do enunciador. |
Sonhei com você e acordei assustada. |
Poética |
Tem elementos da poesia, como linguagem conotativa e/ou estrutura de poema. |
A água quieta do Tejo te abençoa. Tu representas toda essa Lisboa De glórias quase sobrenaturais, Apenas com uma diferença triste, Com a diferença que Lisboa existe E tu, amigo, não existes mais! (Versos de Augusto dos Anjos) |
Referencial ou denotativa |
Sobressaem-se a denotação e a objetividade em detrimento da conotação e da subjetividade. |
O predicado nominal é formado por verbo de ligação e predicativo do sujeito. |
Fática ou de contato |
Mensagem com o único objetivo de manter o canal de comunicação ativo. |
— Alô! — Alô. — Tudo bem? — Tudo bem. |
Metalinguística |
A linguagem fica em evidência, já que o texto é autorreferencial, ou seja, se volta para si mesmo. |
Belo Horizonte, 2 de junho de 1984. Sra. Lourdes, Venho, por meio desta carta, comunicar-lhe minha decisão... |
Conativa ou apelativa |
Apresenta imperativos ou termos com intenção de instruir ou convencer. |
Coloque na panela o conteúdo de uma caixinha de leite condensado, três colheres de arroz cheias de maisena e um litro de leite. Deixe no fogo alto e não pare de mexer até a mistura engrossar. |
Para saber mais sobre as funções da linguagem, clique aqui.
O que é cobrado de funções da linguagem no Enem?
Entre 1998 e 2024, foi cobrado no Enem o conhecimento acerca das seis funções da linguagem, isto é:
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função emotiva;
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função poética;
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função referencial;
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função fática;
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função metalinguística;
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função conativa.
Estratégia para identificar as funções da linguagem no Enem
FUNÇÃO |
ESTRATÉGIA |
Emotiva |
Veja se o enunciador se mostra no enunciado, ou seja, se há a presença de um “eu”: [Eu] Comprei um bolo e [eu] levei-o à festa. |
Poética |
Busque figuras de linguagem e elementos poéticos, como rimas, versos, metrificação. Se a conotação se sobressair no texto ou ele apresentar estrutura poética, ele tem função poética. |
Referencial |
Verifique se o texto é direto, objetivo e predominantemente denotativo, isto é, com nenhuma ou rara ocorrência de figura de linguagem. |
Fática |
Essa função está presente apenas em diálogos. Observe se os interlocutores estão apenas dizendo coisas para não interromper a conversa. As falas normalmente são de uma, duas ou três palavras, como “olá”, “tudo bem”, “está muito frio” etc. |
Metalinguística |
Busque algum elemento no texto que faça referência ao próprio texto, como uma carta que se refere à escrita de carta; uma pintura que retrata alguém pintando etc. |
Conativa |
Veja se o enunciado tem imperativo ou expressão que busque convencer o interlocutor. Por exemplo: “entre, por favor” ou “você pode entrar, por favor?”. |
Questões de função da linguagem no Enem
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Questão 1:
Aula de português
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em
A) situações formais e informais.
B) diferentes regiões do país.
C) escolas literárias distintas.
D) textos técnicos e poéticos.
E) diferentes épocas.
Resolução e análise da questão:
Alternativa A
A questão busca avaliar o conhecimento acerca de variação linguística; porém o enunciado informa que o texto explora a função emotiva da linguagem, já que há marcas da presença do enunciador do texto, como “[eu] Já esqueci a língua em que comia”. O uso da língua em situações informais está associado ao eu lírico, como demonstra a penúltima estrofe. Esse uso é oposto àquele utilizado em situações formais, em que se obedece à gramática normativa. Por isso, ao final, o eu lírico diz que o “português são dois”. Por fim, o caráter emotivo, expressivo ou individual está relacionado, no poema, com a variação linguística utilizada em situações informais.
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Questão 2:
O canto do guerreiro
Aqui na floresta
Dos ventos batida,
Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
— Ouvi-me, Guerreiros,
— Ouvi meu cantar.
Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
Com mais valentia?
Quem golpes daria
Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
— Quem há, como eu sou?
Gonçalves Dias.
Macunaíma
(Epílogo)
Acabou-se a história e morreu a vitória.
Não havia mais ninguém lá. Dera tangolomângolo na tribo Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um. Não havia mais ninguém lá. Aqueles lugares, aqueles campos, furos puxadouros arrastadouros meios-barrancos, aqueles matos misteriosos, tudo era solidão do deserto... Um silêncio imenso dormia à beira do rio Uraricoera. Nenhum conhecido sobre a terra não sabia nem falar da tribo nem contar aqueles casos tão pançudos. Quem podia saber do Herói?
Mário de Andrade.
Considerando-se a linguagem desses dois textos, verifica-se que
A) a função da linguagem centrada no receptor está ausente tanto no primeiro quanto no segundo texto.
B) a linguagem utilizada no primeiro texto é coloquial, enquanto, no segundo, predomina a linguagem formal.
C) há, em cada um dos textos, a utilização de pelo menos uma palavra de origem indígena.
D) a função da linguagem, no primeiro texto, centra-se na forma de organização da linguagem e, no segundo, no relato de informações reais.
E) a função da linguagem centrada na primeira pessoa, predominante no segundo texto, está ausente no primeiro.
Resolução e análise da questão:
Alternativa C
A questão avalia o conhecimento acerca de três funções da linguagem: a função conativa, centrada no receptor e presente no poema, já que ele tem verbo no imperativo “ouvi-me”; a função poética, centrada na forma de organização da linguagem e presente no primeiro texto, organizado em forma de versos; e a função emotiva, centrada na primeira pessoa e presente no primeiro texto.
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Questão 3:
Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.
BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.
Predomina no texto a função da linguagem
A) fática, porque o autor procura testar o canal de comunicação.
B) metalinguística, porque há explicação do significado das expressões.
C) conativa, uma vez que o leitor é provocado a participar de uma ação.
D) referencial, já que são apresentadas informações sobre acontecimentos e fatos reais.
E) poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.
Resolução e análise da questão:
Alternativa E
A questão avalia o conhecimento acerca de cinco funções da linguagem: a função fática, a função metalinguística, a função conativa, a função referencial e a função poética. Por ser um poema, ou seja, apresentar versos e conotação em relação ao “vento” e ao verbo “varrer”, a função poética é predominante no texto.
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Questão 4:
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da linguagem
A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
Resolução e análise da questão:
Alternativa E
A questão avalia o conhecimento acerca de cinco funções da linguagem: a função emotiva, a função fática, a função poética, a função conativa e a função referencial. Por ser um texto objetivo e denotativo, a função referencial é predominante.
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Questão 5:
Não tem tradução
[...]
Lá no morro, se eu fizer uma falseta
A Risoleta desiste logo do francês e do inglês
A gíria que o nosso morro criou
Bem cedo a cidade aceitou e usou
[...]
Essa gente hoje em dia que tem mania de exibição
Não entende que o samba não tem tradução no idioma francês
Tudo aquilo que o malandro pronuncia
Com voz macia é brasileiro, já passou de português
Amor lá no morro é amor pra chuchu
As rimas do samba não são I love you
E esse negócio de alô, alô boy e alô Johnny
Só pode ser conversa de telefone
ROSA, N. In: SOBRAL, João J. V. A tradução dos bambas. Revista Língua Portuguesa. Ano 4, n. 54. São Paulo: Segmento, abr. 2010 (fragmento).
As canções de Noel Rosa, compositor brasileiro de Vila Isabel, apesar de revelarem uma aguçada preocupação do artista com seu tempo e com as mudanças político-culturais no Brasil, no início dos anos 1920, ainda são modernas. Nesse fragmento do samba Não tem tradução, por meio do recurso da metalinguagem, o poeta propõe
A) incorporar novos costumes de origem francesa e americana, juntamente com vocábulos estrangeiros.
B) respeitar e preservar o português padrão como forma de fortalecimento do idioma do Brasil.
C) valorizar a fala popular brasileira como patrimônio linguístico e forma legítima de identidade nacional.
D) mudar os valores sociais vigentes à época, com o advento do novo e quente ritmo da música popular brasileira.
E) ironizar a malandragem carioca, aculturada pela invasão de valores étnicos de sociedades mais desenvolvidas.
Resolução e análise da questão:
Alternativa C
Apesar de a questão avaliar o conhecimento acerca da variação linguística, o enunciado menciona a metalinguagem, já que o texto é um samba que, em algum momento, menciona o samba. Afinal, o caráter metalinguístico é central no texto, já que o eu lírico valoriza a linguagem utilizada no samba, o falar “brasileiro”. Portanto, ter conhecimento acerca dessa função da linguagem evita que o(a) participante fique confuso(a), já que ela foi mencionada no enunciado.
Fontes
ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. v. 1.
ANJOS, Augusto dos. Duas estrofes. In: ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.