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Funções da linguagem no Enem

Funções da linguagem no Enem são cobradas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Elas são seis: emotiva, poética, referencial, fática, metalinguística, conativa.

Imagem indicando quais são as funções de linguagem cobradas no Enem.
Existem seis tipos de função da linguagem. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)
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Funções da linguagem no Enem são cobradas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Todas as funções da linguagem já foram cobradas em questões do Enem. Existem seis tipos de função da linguagem: emotiva ou expressiva; conativa ou apelativa; referencial ou denotativa; poética; metalinguística; e fática ou de contato.

A função emotiva ou expressiva está centrada no emissor da mensagem. Já a função conativa ou apelativa está centrada no receptor da mensagem. A função referencial ou denotativa se opõe à função poética, pois textos com função referencial são denotativos e objetivos. 

Já textos com função poética são conotativos e podem apresentar elementos estruturais de um poema, como rimas, versos e metrificação. Quanto à função metalinguística, ela está presente em textos autorreferenciais. Por fim, a função fática ou de contato está presente em textos cujo objetivo é apenas manter o canal da comunicação ativo.

Leia também: Como gramática é cobrada no Enem?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre funções da linguagem no Enem

  • Funções da linguagem no Enem são cobradas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

  • Estão relacionadas ao objetivo comunicativo de um texto.

  • Existem seis tipos de função da linguagem:

    • emotiva ou expressiva;

    • poética;

    • referencial ou denotativa;

    • fática ou de contato;

    • metalinguística;

    • conativa ou apelativa.

  • Todas as funções da linguagem já foram cobradas em questões do Enem.

O que são as funções da linguagem?

As funções da linguagem estão relacionadas a características do enunciado que demonstram a sua função ou objetivo comunicativo. Existem seis tipos de função da linguagem, como veremos na tabela a seguir.

FUNÇÃO DA LINGUAGEM

CARACTERÍSTICAS

EXEMPLOS

Emotiva ou expressiva

Expressão das emoções ou das ações do enunciador.

Sonhei com você e acordei assustada.

Poética

Tem elementos da poesia, como linguagem conotativa e/ou estrutura de poema.

A água quieta do Tejo te abençoa.

Tu representas toda essa Lisboa

De glórias quase sobrenaturais,

Apenas com uma diferença triste,

Com a diferença que Lisboa existe

E tu, amigo, não existes mais!

(Versos de Augusto dos Anjos)

Referencial ou denotativa

Sobressaem-se a denotação e a objetividade em detrimento da conotação e da subjetividade.

O predicado nominal é formado por verbo de ligação e predicativo do sujeito.

Fática ou de contato

Mensagem com o único objetivo de manter o canal de comunicação ativo.

Alô!

Alô.

Tudo bem?

Tudo bem.

Metalinguística

A linguagem fica em evidência, já que o texto é autorreferencial, ou seja, se volta para si mesmo.

Belo Horizonte, 2 de junho de 1984.

Sra. Lourdes,

Venho, por meio desta carta, comunicar-lhe minha decisão...

Conativa ou apelativa

Apresenta imperativos ou termos com intenção de instruir ou convencer.

Coloque na panela o conteúdo de uma caixinha de leite condensado, três colheres de arroz cheias de maisena e um litro de leite. Deixe no fogo alto e não pare de mexer até a mistura engrossar.

Para saber mais sobre as funções da linguagem, clique aqui.

O que é cobrado de funções da linguagem no Enem?

Entre 1998 e 2024, foi cobrado no Enem o conhecimento acerca das seis funções da linguagem, isto é:

  • função emotiva;

  • função poética;

  • função referencial;

  • função fática;

  • função metalinguística;

  • função conativa.

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Estratégia para identificar as funções da linguagem no Enem

FUNÇÃO

ESTRATÉGIA

Emotiva

Veja se o enunciador se mostra no enunciado, ou seja, se há a presença de um “eu”:

[Eu] Comprei um bolo e [eu] levei-o à festa.

Poética

Busque figuras de linguagem e elementos poéticos, como rimas, versos, metrificação. Se a conotação se sobressair no texto ou ele apresentar estrutura poética, ele tem função poética.

Referencial

Verifique se o texto é direto, objetivo e predominantemente denotativo, isto é, com nenhuma ou rara ocorrência de figura de linguagem.

Fática

Essa função está presente apenas em diálogos. Observe se os interlocutores estão apenas dizendo coisas para não interromper a conversa. As falas normalmente são de uma, duas ou três palavras, como “olá”, “tudo bem”, “está muito frio” etc.

Metalinguística

Busque algum elemento no texto que faça referência ao próprio texto, como uma carta que se refere à escrita de carta; uma pintura que retrata alguém pintando etc.

Conativa

Veja se o enunciado tem imperativo ou expressão que busque convencer o interlocutor. Por exemplo: “entre, por favor” ou “você pode entrar, por favor?”.

Questões de função da linguagem no Enem

  • Questão 1:

Aula de português

A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.

O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em

A) situações formais e informais.

B) diferentes regiões do país.

C) escolas literárias distintas.

D) textos técnicos e poéticos.

E) diferentes épocas.

Resolução e análise da questão:

Alternativa A

A questão busca avaliar o conhecimento acerca de variação linguística; porém o enunciado informa que o texto explora a função emotiva da linguagem, já que há marcas da presença do enunciador do texto, como “[eu] Já esqueci a língua em que comia”. O uso da língua em situações informais está associado ao eu lírico, como demonstra a penúltima estrofe. Esse uso é oposto àquele utilizado em situações formais, em que se obedece à gramática normativa. Por isso, ao final, o eu lírico diz que o “português são dois”. Por fim, o caráter emotivo, expressivo ou individual está relacionado, no poema, com a variação linguística utilizada em situações informais.

  • Questão 2:

O canto do guerreiro

Aqui na floresta

Dos ventos batida,

Façanhas de bravos

Não geram escravos,

Que estimem a vida

Sem guerra e lidar.

— Ouvi-me, Guerreiros,

— Ouvi meu cantar.

Valente na guerra,

Quem há, como eu sou?

Quem vibra o tacape

Com mais valentia?

Quem golpes daria

Fatais, como eu dou?

— Guerreiros, ouvi-me;

— Quem há, como eu sou?

Gonçalves Dias.

Macunaíma

(Epílogo)

Acabou-se a história e morreu a vitória.

Não havia mais ninguém lá. Dera tangolomângolo na tribo Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um. Não havia mais ninguém lá. Aqueles lugares, aqueles campos, furos puxadouros arrastadouros meios-barrancos, aqueles matos misteriosos, tudo era solidão do deserto... Um silêncio imenso dormia à beira do rio Uraricoera. Nenhum conhecido sobre a terra não sabia nem falar da tribo nem contar aqueles casos tão pançudos. Quem podia saber do Herói?

Mário de Andrade.

Considerando-se a linguagem desses dois textos, verifica-se que

A) a função da linguagem centrada no receptor está ausente tanto no primeiro quanto no segundo texto.

B) a linguagem utilizada no primeiro texto é coloquial, enquanto, no segundo, predomina a linguagem formal.

C) há, em cada um dos textos, a utilização de pelo menos uma palavra de origem indígena.

D) a função da linguagem, no primeiro texto, centra-se na forma de organização da linguagem e, no segundo, no relato de informações reais.

E) a função da linguagem centrada na primeira pessoa, predominante no segundo texto, está ausente no primeiro.

Resolução e análise da questão:

Alternativa C

A questão avalia o conhecimento acerca de três funções da linguagem: a função conativa, centrada no receptor e presente no poema, já que ele tem verbo no imperativo “ouvi-me”; a função poética, centrada na forma de organização da linguagem e presente no primeiro texto, organizado em forma de versos; e a função emotiva, centrada na primeira pessoa e presente no primeiro texto.

  • Questão 3:

Canção do vento e da minha vida

O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.

[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.

O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.

BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

Predomina no texto a função da linguagem

A) fática, porque o autor procura testar o canal de comunicação.

B) metalinguística, porque há explicação do significado das expressões.

C) conativa, uma vez que o leitor é provocado a participar de uma ação.

D) referencial, já que são apresentadas informações sobre acontecimentos e fatos reais.

E) poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.

Resolução e análise da questão:

Alternativa E

A questão avalia o conhecimento acerca de cinco funções da linguagem: a função fática, a função metalinguística, a função conativa, a função referencial e a função poética. Por ser um poema, ou seja, apresentar versos e conotação em relação ao “vento” e ao verbo “varrer”, a função poética é predominante no texto.

  • Questão 4:

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Predomina no texto a função da linguagem

A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

Resolução e análise da questão:

Alternativa E

A questão avalia o conhecimento acerca de cinco funções da linguagem: a função emotiva, a função fática, a função poética, a função conativa e a função referencial. Por ser um texto objetivo e denotativo, a função referencial é predominante.

  • Questão 5:

Não tem tradução

[...]
Lá no morro, se eu fizer uma falseta
A Risoleta desiste logo do francês e do inglês
A gíria que o nosso morro criou
Bem cedo a cidade aceitou e usou
[...]
Essa gente hoje em dia que tem mania de exibição
Não entende que o samba não tem tradução no idioma francês
Tudo aquilo que o malandro pronuncia
Com voz macia é brasileiro, já passou de português
Amor lá no morro é amor pra chuchu
As rimas do samba não são I love you
E esse negócio de alô, alô boy e alô Johnny
Só pode ser conversa de telefone

ROSA, N. In: SOBRAL, João J. V. A tradução dos bambas. Revista Língua Portuguesa. Ano 4, n. 54. São Paulo: Segmento, abr. 2010 (fragmento).

As canções de Noel Rosa, compositor brasileiro de Vila Isabel, apesar de revelarem uma aguçada preocupação do artista com seu tempo e com as mudanças político-culturais no Brasil, no início dos anos 1920, ainda são modernas. Nesse fragmento do samba Não tem tradução, por meio do recurso da metalinguagem, o poeta propõe

A) incorporar novos costumes de origem francesa e americana, juntamente com vocábulos estrangeiros.

B) respeitar e preservar o português padrão como forma de fortalecimento do idioma do Brasil.

C) valorizar a fala popular brasileira como patrimônio linguístico e forma legítima de identidade nacional.

D) mudar os valores sociais vigentes à época, com o advento do novo e quente ritmo da música popular brasileira.

E) ironizar a malandragem carioca, aculturada pela invasão de valores étnicos de sociedades mais desenvolvidas.

Resolução e análise da questão:

Alternativa C

Apesar de a questão avaliar o conhecimento acerca da variação linguística, o enunciado menciona a metalinguagem, já que o texto é um samba que, em algum momento, menciona o samba. Afinal, o caráter metalinguístico é central no texto, já que o eu lírico valoriza a linguagem utilizada no samba, o falar “brasileiro”. Portanto, ter conhecimento acerca dessa função da linguagem evita que o(a) participante fique confuso(a), já que ela foi mencionada no enunciado.

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. v. 1.

ANJOS, Augusto dos. Duas estrofes. In: ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. 

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "Funções da linguagem no Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoes-linguagem-1.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2025.

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