close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Introdução à Equação do 1º Grau

Equações são sentenças matemáticas que fazem parte do estudo da Álgebra. A ideia da balança de pratos permite um novo olhar na introdução do estudo de equação do 1º grau.

Balança com pesos diferentes
Balança com pesos diferentes
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O estudo das equações pode assustar no início, mas seu desenvolvimento é bastante simples. Vejamos uma situação que envolve o princípio algébrico de equações. Na balança acima, considere que cada bolinha tem o mesmo peso, o que poderíamos fazer para que ambos os lados tivessem a mesma quantidade de bolas? Claramente podemos ver que é necessário retirar uma bola do lado A e, ao mesmo tempo, acrescentar uma bola ao lado B. Dessa forma, cada lado da balança ficaria com a mesma quantidade de bolas e com o mesmo peso.

Imaginemos outra situação: na imagem abaixo, a caixa possui um determinado peso, o que você deve fazer para encontrar esse peso?

Procurando o peso da caixa
Procurando o peso da caixa

Primeiramente, devemos deixar a caixa de nome x sozinha no lado A da balança, para isso, devemos retirar as duas bolas que estão no lado A e, em seguida, acrescentar as duas bolas ao lado B. Acompanhe:

A caixa tem peso igual às três bolas
A caixa tem peso igual às três bolas

A forma que movemos as bolas fez com que a balança se equilibrasse. Isso indica que a caixa tem o mesmo peso que as três bolas. Vejamos como isso acontece na Álgebra:

x - 2 = 1

Lembrando o nosso exemplo anterior, essa situação indica o momento em que a balança não estava equilibrada. Para tentar equilibrá-la, nós precisamos deixar a caixa sozinha. Portanto, faremos isso aqui também. A ação de um lado da balança é contrária à ação do outro lado da balança (Lembra que retiramos duas bolas do lado A e acrescentamos duas bolas ao lado B?). Sendo assim, devemos retirar esse -2 do lado esquerdo e colocar o +2 do lado direito. Teremos, então:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

x = 1 +2

x = 3

Sempre que vamos resolver uma equação, precisamos ter claro o objetivo de deixar a nossa letra (incógnita, ela representa o valor que queremos descobrir) sozinha de um lado da equação. Para fazer isso, precisamos que os números mudem de lado, sempre fazendo a operação inversa a que estão realizando. É bom que mudemos de lado primeiro os números que estão mais distantes da incógnita. Vejamos outros exemplos:

5.n = 15

n = 15
     5

n = 3

           a   = 132
           6

a = 132 . 6

a = 792

3.y+ 10 = 91

3.y = 91 – 10

3.y = 81

y = _81
      3

y = 27

        2.x   + 4 = 10
         5

       2.x   = 10 – 4
        5

       2.x   = 6
        5

2.x = 6 . 5

2.x = 30

x = 30
      
2

x = 15


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amanda Gonçalves. "Introdução à Equação do 1º Grau"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/introducao-equacao-1-o-grau.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Qual é o módulo de 29-32n?

Por Matheus Schmitt
Responder
Ver respostas

BOM DIA , EQUAÇAO ERRADA. ENVIADA POR MARCOS NOE.

Por Pedro Silva
Responder
Ver respostas

Estude agora


Dengue

A dengue é uma das doenças mais preocupantes em termos de saúde pública. Está presente em todos os estados no...

Hereditariedade

Existem algumas características dos organismos vivos que são passadas de geração em geração, de pai pra filho, e...