O Surgimento da Equação do 2º Grau

Matemática

PUBLICIDADE

As equações do 2º grau são resolvidas através de uma expressão matemática atribuída ao matemático indiano Bháskara. Mas analisando a linha cronológica dos fatos, identificamos diversos homens ligados ao desenvolvimento da Matemática, contribuindo na elaboração de uma forma prática para o desenvolvimento de tais equações.

Babilônios, egípcios e gregos utilizavam técnicas capazes de resolver esse tipo de equação anos antes de Cristo. Babilônios e egípcios utilizavam-se de textos e símbolos como ferramenta auxiliar na resolução. Os gregos conseguiam concluir suas resoluções realizando associações com a geometria, pois eles possuíam uma forma geométrica para solucionar problemas ligados a equações do 2º grau.

Dentre os indianos, os matemáticos Sridhara, Bramagupta e Bhaskara também contribuíram para o desenvolvimento da Matemática, fornecendo importantes informações sobre as equações do 2º grau. Sridhara foi o primeiro a estabelecer uma fórmula matemática para a resolução das equações biquadradas, pois Bramagupta e Bháskara trabalhavam utilizando textos. Os árabes foram brilhantemente representados por al-Khowarizmi, que se baseando no trabalho dos gregos, criou metodologias para a resolução de equações do 2º grau. A representações geométricas utilizadas por al-Khowarizmi são influenciadas por Euclides.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foi com o francês Viète que o método resolutivo das equações do 2º grau ganharam como símbolos, as letras. Viète é o responsável pela modernização da álgebra. Seus trabalhos foram desenvolvidos por outro francês, denominado René Descartes.

Podemos observar que a expressão matemática utilizada atualmente para a resolução de uma equação do 2º grau não deve ser atribuída somente a uma pessoa, mas a vários pesquisadores que através de inúmeros trabalhos, desenvolveram a seguinte expressão:

Observe que o desenvolvimento da Matemática está ligado a um sequência de fatos que estão correlacionados entre si. Por mais que temos uma expressão definitiva para a resolução de equações do 2º grau, seria contundente dizermos que muitos ainda pesquisam e trabalham nessa expressão, no intuito de descobrirem novas maneiras de encontrar as raízes de uma equação do 2º grau.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "O Surgimento da Equação do 2º Grau "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/o-surgimento-equacao-2-o-grau.htm. Acesso em 24 de janeiro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

 Analisando a equação do segundo grau x² – 2x +1 = 0, podemos afirmar que ela possui:

A) nenhuma solução real.

B) uma única solução real.

C) duas soluções reais.

D) três soluções reais.

E) infinitas soluções reais.

  

Questão 2

 Uma região retangular teve as suas dimensões descritas em metros, conforme a imagem a seguir:

O valor de x que faz com que a área dessa região seja igual a 21 é:

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) -6 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda o que é uma equação do 2º grau. Aprenda como calcular suas raízes e a fórmula de Bhaskara. Saiba também como resolver um sistema de equações do 2º grau.
Bháskara: Fórmula resolutiva de uma equação do 2º grau.
Aprenda o que é uma equação do primeiro grau com uma incógnita. Saiba como resolvê-la e determinar o valor de sua incógnita.
Clique e descubra como resolver uma Equação do 2º grau sem a fórmula de Báskara.
Clique e conheça as principais diferenças entre função e equação e aprenda como esses dois conhecimentos relacionam-se na Matemática.
Clique e aprenda a resolver equações incompletas do segundo grau, com coeficiente B nulo, por meio de métodos alternativos à fórmula de Bháskara.
Clique e aprenda a resolver equações incompletas do segundo grau com coeficiente c nulo a partir de métodos diferentes da fórmula de Bháskara.
Determinando a raiz de uma equação do 2º grau incompleta.