Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é gás perfeito?

O que é?

O gás perfeito é um fluido idealizado que apresenta comportamento definido e obedece à lei geral dos gases e à equação de Clapeyron.
PUBLICIDADE

Os gases são fluidos que, diferentemente dos líquidos, ocupam todo o espaço disponível do recipiente onde estão confinados. As moléculas que compõem os gases apresentam livre movimentação e interagem entre si e com as paredes do recipiente.

O gás perfeito ou ideal é um gás idealizado, apresenta características particulares e obedece à lei geral dos gases e à equação de Clapeyron.

Características dos gases perfeitos

  1. Não há interação gravitacional entre as moléculas;

  2. As colisões entre as moléculas são perfeitamente elásticas, ou seja, há total conservação da energia cinética;

  3. As moléculas apresentam movimento desordenado e velocidades que dependem diretamente do valor da temperatura do gás;

  4. O volume próprio de cada molécula é completamente insignificante quando comparado com o volume total do gás.

Variáveis de estado

Pressão, temperatura e volume são as grandezas físicas escalares que caracterizam um gás. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado e mantêm entre si relações de proporcionalidade.

A lei de Boyle determina que a relação entre a pressão e o volume de um gás é inversamente proporcional. Quanto maior for a pressão sobre as moléculas, menor será o espaço ocupado por elas.

A lei de Gay-Lussac determina que a relação entre o volume e a temperatura de um gás é diretamente proporcional. Quanto maior for a temperatura de um gás, maior será a agitação das moléculas, que tenderão ao afastamento, aumentando o espaço ocupado por elas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A lei de Charles determina que a relação entre a pressão e a temperatura de um gás é diretamente proporcional. Quanto maior for a temperatura de um gás, maior será a agitação molecular. Assim, a incidência de colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente aumenta, tornando a pressão do gás maior.

A equação de Clapeyron sintetiza as três leis anteriormente apresentadas e determina uma única relação entre as variáveis de estado.

P = pressão do gás (atm ou N/m2);

V = volume do gás (L ou m3);

n = número de mols;

R = constante universal dos gases (0,082 atm.l/mol.K ou 8,31 J/mol.K);

T = temperatura do gás (K).

Gás ideal na natureza

A natureza não produz gases que apresentem as caraterísticas de um gás perfeito. O gás ideal é um modelo teórico e útil para a compreensão do comportamento dos gases diante das alterações provocadas em suas características.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gases perfeitos obedecem à equação de Clapeyron
Gases perfeitos obedecem à equação de Clapeyron

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é gás perfeito?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-gas-perfeito.htm. Acesso em 19 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra qual é a composição do gás de cozinha, se ele é líquido ou gasoso e o que lhe confere aquele cheiro característico que sentimos em vazamentos.
Você sabe o que é um gás ideal? Conheça o modelo de gás ideal, descubra quais são suas características e confira exercícios resolvidos sobre esse tema!
Difusão é a propriedade de dois ou mais gases se misturarem espontaneamente; e efusão é a passagem de um gás através de pequenos poros.
Os gases nobres são os únicos elementos encontrados na forma isolada na natureza. Saiba mais sobre eles aqui neste artigo!
Como solucionar problemas envolvendo o comportamento de gases.
Como alterar a energia cinética média de um gás?
O que são gases, quais as propriedades dos gases, compostos moleculares, compressibilidade, volume fixo, energia cinética média, temperatura absoluta de um gás, gás ideal, Gases reais, gás perfeito, variáveis de estado dos gases, volume de um gás, tempera
Combustível gasoso que normalmente está associado ao petróleo.
Confira aqui como o gás natural é obtido e quais são suas principais características!