Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Entenda a crise sanitária que atinge os povos indígenas Yanomami

Nos últimos anos, cerca de 570 crianças indígenas Yanomami morreram por causa da desnutrição e outras causas evitáveis

Em 24/01/2023 17h12 , atualizado em 25/01/2023 18h53
Indígena Yanomami
O território Yanomami é a maior reserva indígena do país. [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os indígenas do território Yanomami, localizado no estado de Roraima, estão enfrentando uma crise sanitária e humanitária

A região possui mais de 30 mil habitantes e é a maior reserva indígena do Brasil.

A crise sanitária já provocou a morte de 570 crianças Yanomami nos últimos anos por causa da desnutrição e outras causas evitáveis. 

Somente em 2022, foram registrados 11.530 casos de malária nesta região.

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, foram contabilizadas 99 mortes de crianças de um a quatro anos, no ano passado, por conta de desnutrição, pneumonia e diarreia, na grande maioria dos casos. 

O secretário da Saúde Indígena, Weibe Tapeba, disse em coletiva de imprensa agora há pouco que um plano estratégico interministerial deve nortear as ações do governo federal para garantir a recuperação da saúde da população. 

Segundo Tapeba, a estimativa aponta que mais de mil indígenas foram resgatados nos últimos dias em situação grave de saúde

Leia também: os povos indígenas do Brasil

Crise sanitária no território Yanomami

Desde o dia 16 de janeiro, profissionais do Ministério da Saúde estão no território indígena Yanomami. A intenção é realizar um diagnóstico da crise sanitária e humanitária que atinge a região, como também restabelecer o acesso à saúde dessa população. 

Na sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. A medida visa fortalecer o combate à desassistência em saúde dos povos indígenas que vivem nesta região. 

No sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Roraima juntamente com as ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e da Saúde, Nísia Trindade.

Publicação da ministra Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas
Publicação da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em apoio aos povos Yanomami.
Crédito: Reprodução / Twitter

Ontem (23), doze profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)  desembarcaram em Boa Vista (RR). Eles prestarão serviços na Casa de Saúde Indígenas (Casai) e no hospital de campanha que será montado pelo Exército Brasileiro. 

A missão do Ministério iniciada no dia 16 deve durar até amanhã (25). A equipe que visitou o local deve apresentar um levantamento completo acerca da situação de saúde da população Yanomami. 

Entre as ações da pasta, está o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE - Yanomami), que está sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena. Cestas básicas, insumos e medicamentos estão sendo encaminhados para a região. 

Confira: o que é a insegurança alimentar e suas causas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Povos indígenas Yanomami

Os povos indígenas Yanomami habitam a região norte da Floresta Amazônica, no estado de Roraima e Amazonas. As aldeias indígenas estão localizadas ao longo da fronteira entre Brasil e Venezuela.

A população do território reúne os povos yanomami, yanõmami, sanima e ninam, que compõem um grupo linguístico. 

O território Yanomami possui cerca de 9,6 milhões de hectares, a maior terra indígena do país

Ao longo do tempo, esses indígenas sofrem com a ação de garimpeiros, madeireiros e agropecuaristas, responsáveis por impactos ambientais e sociais no território indígena.

Saiba mais: como funciona a demarcação de terras indígenas no Brasil

Conheça mais sobre os desafios enfretados pelos povos indígenas na videoaula abaixo:

 

Crédito da imagem

[1] Marcelo Camargo | Agência Brasil

 

Por Lucas Afonso
Jornalista

PUBLICIDADE