Conheça a culinária dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo 2022
Conheça a culinária dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo 2022
Fique por dentro da culinária da Suíça, Sérvia e Camarões, países que disputam contra o Brasil na Copa do Mundo 2022 durante a fase de grupos
Em 25/11/2022 15h05
, atualizado em 25/11/2022 15h21
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A Copa do Mundo 2022começou no último domingo (20) no Catar. O evento esportivo reúne 32 seleções de futebol em dias de muita emoção.
O Brasil teve sua estreia na Copa ontem (24) contra a Sérvia na qual se saiu vitorioso após placar de 2 a 0. Outros dois times que disputarão contra a seleção canarinha são Suíça e Camarões.
A diversidade é muito presente na Copa do Mundo, devido a grandiosidade do campeonato, que mobiliza centenas de países em todo o planeta.
Nesse período é possível conhecer um pouco mais das culturas e características que formam as diferentes nações envolvidas. E um dos aspectos que chamam a atenção é a gastronomia.
Futebol e culinária dialogam muito bem. Na reunião entre familiares e amigos para assistir a uma partida ou mesmo em restaurantes e bares, a comida está presente. E ela se torna um símbolo desse momento de união.
Professores dos cursos técnicos de Gastronomia e Nutrição das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) comentam sobre as comidas e bebidas presentes nos países que enfrentam o Brasil nessa primeira fase do campeonato.
A gastronomia da Suíça possui representantes culinários conhecidos pelo paladar brasileiro. Entre os produtos mais tradicionais estão os queijos e os chocolates.
De acordo com a professora Isabela Fonseca Pinheiro, das Etecs Carlos de Campos e Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, são mais de 500 tipos de queijos suíços. "Eu destacaria o Emmental, aquele com olhaduras, que nós chamamos de furos. Outro produto é o Gruyere, que tem sabor ainda mais forte.", diz.
O fondue suíço é um creme de queijo conhecido e servido por brasileiros, além de carnes e pães como acompanhamentos, lá eles também costumam servir com batatas.
Os suíços possuem referências da culinária alemã, como é caso da salada de batatas com filé de carne de porco empanado.
Segundo Isabela, a qualidade nutricional dos pratos suíços é uma preocupação, então a adição de açúcar, por exemplo, é algo controlado. As frutas vermelhas, como amoras, framboesas e morangos são os destaques como bases para tortas, pudins, marinadas e geleias.
O próximo jogo da seleção brasileira será contra a Suíça. O confronto acontece na próxima segunda-feira (28), a partir das 13h, no horário de Brasília.
A Sérvia fica situada no sudeste do continente europeu, em uma região conhecida por Bálcãs. Com forte influência da culinária da Grécia e Turquia, os sabores presentes nos pratos servos possuem familiaridade com a região do Mediterrâneo.
Ariane Feltrin, professora da Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá, cita os igredientes mais comuns entre os servos que são as frutas, queijos, tomates, cebolas e pimentões.
Os ensopados, pães de massa do tipo strudel e chucrute e a conserva de repolho são referências da gastronomia alemã também presentes na Sérvia, explica a educadora.
As padarias e lanchonetes por lá são chamadas de pekaras, conta o educador Henrique Santos da Etec Professor Camargo Aranha, em São Paulo. De acordo com ele, nesses locais é comum servir um hambúrguer artesanal feito com carne suína, bovina ou de cordeiro. Esse prato é conhecido como pljeskavica. Os peixes de água doce também são comuns nos pratos servos.
Já para os que gostam de bebidas alcóolicas, a rajika é uma opção de cachaça artesanal com teor alcóolico de 40%. Lá as cervejas geralmente são vendidas em garrafas de plástico de 1,5 ou 2 litros.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Culinária de Camarões
O último adversário do Brasil na fase de grupos é um representante do continente africano, Camarões. Localizado na África Central, a culinária camaronesa possui algumas semelhanças com a nossa.
A professora Ariane conta que eles fazem um prato chamado koki corn, nele se utiliza milho em grãos, fubá, espinafre e óleo, o conjunto lembra o cuscuz, aponta.
A mandioca é utilizada como base para alguns pratos tal como entre os brasileiros. Ariane menciona o fufu de água, um bolinho que é acompanhado por ensopados.
Henrique amplia as coinscidências da alimentação entre Brasil e Camarões. Por lá a banana também é utilizada de diversas maneiras, sendo grelhada, frita ou em bolinhos.
Quanto às bebidas, o professor Henrique cita o matango, que é um vinho de palmeira produzido a partir da seiva da planta com alto teor de álcool.
Sheila Lima, professora da Etec Julio de Mesquisa, de Santo André, fala do ndolé, um prato camaronês que pode ser feito com carne bovina ou de peixe, é muito apimentado e acompanhado por amendoim.
Carne de crocodilo e porco-espinho são alguns exemplos que a educadora traz como pratos exóticos de Camarões.
A partida entre Brasil e Camarões acontece na próxima sexta-feira (2) às 16h e marca o fim da primeira fase da Copa do Mundo.