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Divisão

A divisão é uma das operações fundamentais da matemática e está presente constantemente em nosso cotidiano, assim, sua compreensão é indispensável.

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A divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.

Assim como as outras operações fundamentais da matemática, a divisão também está muito presente em nosso cotidiano, por isso, é essencial conhecer bem esse processo, a fim de adquirir prática e tornar esse cálculo mais ágil.

Tópicos deste artigo

Elementos da divisão

Quando vamos dividir um número P por um número d, devemos buscar um número q que multiplicado por d seja igual a P. Cada um desses elementos recebem um nome: P é chamado de dividendo, d é o divisor e q o quociente.

Nem sempre é possível encontrar esse número q, em alguns casos, a multiplicação de d por q apenas fica muito próxima de P. Nessas situações, a diferença de P pelo resultado da multiplicação de d por q é chamado de resto e será denotado por r.

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→ Exemplos

a) 28: 2  = 14, pois 2 ·14  = 28 → Divisão exata

b) 29: 2 ≠ 14, pois 2 ·14 = 28 → Divisão não exata, apresenta resto = 1

Quando o resto não aparece, ou seja, quando r = 0, dizemos que o número P é divisível por d. Caso contrário, P não é divisível por d.

Podemos afirmar que:

P = d ·q + r

Vejamos agora um método que facilita encontrar todos esses elementos: método da chave. Veja a figura abaixo:

→ Exemplo

Na divisão do número 25 por 5 temos:

O número 25 é o dividendo, o número 5 é o divisor, 5 é o quociente, e zero é o resto da divisão. Note que para realizar a divisão é necessário encontrar um número que multiplicado por 5 seja igual a 25, nesse caso, o número é o próprio 5.

Veja também que podemos escrever o número 25 da seguinte maneira:

25 = 5 · 5 + 0

Veja também: Critérios de divisibilidade: regras que auxiliam o cálculo de divisão

Passo a passo da divisão

Para facilitar o processo de divisão, temos um algoritmo, isto é, temos um passo a passo que pode facilitar. Para verificarmos esse processo, vamos tomar a seguinte divisão 64: 4.

Primeiro passo: montar a operação utilizando o método da chave.

Segundo passo: tentar encontrar um número que multiplicado por 4 seja igual a 64. Como essa não é uma tarefa fácil, vamos tomar somente o número 6 para dividir com o número 4, ou seja, o algarismo da dezena. Assim, devemos determinar um número inteiro que multiplicado por 4 seja igual a 6 ou que chegue o mais próximo possível. Veja:

Terceiro passo: prosseguir a divisão descendo o algarismo da unidade, que não foi dividido, nesse caso, o 4. Veja:

O processo chega ao fim, quando obtemos que o resto é igual a 0. Caso contrário, devemos continuar a divisão seguindo os mesmos procedimentos.

Leia também: Dicas e macetes para cálculos de divisão

Jogo de sinais na divisão

Na divisão de números inteiros, devemos ficar atentos quanto aos sinais. Devemos lembrar-nos das propriedades dos números inteiros:

Sinal do primeiro número

Sinal do segundo número

Sinal do resultado

+

+

+

+

-

-

-

+

-

-

-

+

→ Exemplos

a) (+ 55) : (+11) = +5

b) (+243) : (– 3) = – 81

c) (– 1050) : (+5) = – 210

d) (– 12) : (– 6) = +2

Divisão com vírgula

Na divisão, há duas situações em que a vírgula pode aparecer: a primeira é quando o quociente não é um número inteiro, e a segunda é quando o dividendo e o divisor não são inteiros. Vejamos como resolver cada um desses casos por meio de exemplos.

Divisão em que o quociente não é inteiro

Esse caso ocorre quando os números não são divisíveis, ou seja, o resto da divisão é um número diferente de zero. Para realizar a divisão, devemos seguir o mesmo passo a passo citado anteriormente.

Entretanto, quando o resto for um número que não pode mais ser dividido, devemos acrescentar uma vírgula no quociente e um zero na casa das unidades do resto.

Veja:

A divisão entre o número 55 e 2 não é exata, pois 55 não é par, então, vamos realizar a divisão e encontrar o resultado seguindo o passo a passo.

Observe que o resto da divisão é diferente de zero e não é possível dividi-lo pelo quociente. O segundo passo consiste em acrescentar uma vírgula no quociente e um zero no resto na casa da unidade.

Então:

Veja que após acrescentar a vírgula e o número zero a operação de divisão seguiu novamente o passo a passo.

Divisão em que o dividendo e o divisor não são inteiros

Primeiro passo: eliminar a vírgula do dividendo e do divisor.

Para que isso possa ocorrer, deve-se andar a mesma quantidade de casas decimais tanto no divisor quanto no dividendo. Isso é permitido, pois a divisão nada mais é que uma fração em que o dividendo é o numerador e o divisor é o denominador. Dessa forma, podemos multiplicar o dividendo e o divisor por potências de 10, que é o equivalente a andar casas decimais.

Segundo passo: seguir o passo a passo apresentado anteriormente.

→ Exemplo

Vamos dividir o número 0,05 por 0,2 seguindo o passo a passo.

Devemos andar 2 casas decimais para que a vírgula desapareça do dividendo, logo devemos andar 2 casas decimais também no divisor, ou seja, vamos multiplicar o divisor e o dividendo por 100.

0,05 ·100 = 5

0,2 ·100 = 20

Agora a divisão fica:

Para começar a fazer a divisão, devemos encontrar um número que multiplicado por 20 seja igual a 5, porém esse número inteiro não existe! Então, acrescentamos 0 e uma vírgula no quociente, 0 no dividendo e prosseguimos a divisão normalmente.

Lembrete: após o processo de colocar a vírgula no quociente, podemos colocar o número 0 na casa da unidade sempre que for necessário.

Leia também: Divisão com frações: saiba como calcular

Exercício resolvido

Questão 1 – João vai fazer uma viagem de 521 quilômetros. Para fazer a viagem com mais segurança, ele decidiu realizá-la em duas etapas. Quantos quilômetros João viajará por dia?

Solução

O total da viagem é de 521 quilômetros e vai ser realizado em 2 dias, para determinar a quantidade de quilômetros que será rodado por dia devemos dividir esses números.

Portanto, João vai viajar 260,5 quilômetros por dia.

 

Por L.do Robson Luiz

Professor de Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Robson Luiz Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LUIZ, Robson. "Divisão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/divisao.htm. Acesso em 17 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Enem 2014) Um show especial de Natal teve 45 000 ingressos vendidos. Esse evento ocorrerá em um estádio de futebol que disponibilizará 5 portões de entrada, com 4 catracas eletrônicas por portão. Em cada uma dessas catracas, passará uma única pessoa a cada 2 segundos. O público foi igualmente dividido pela quantidade de portões e catracas, indicados no ingresso para o show, para a efetiva entrada no estádio. Suponha que todos aqueles que compraram ingressos irão ao show e que todos passarão pelos portões e catracas eletrônicas indicados.

Qual é o tempo mínimo para que todos passem pelas catracas?

A) 1 hora

B) 1 hora e 15 minutos

C) 5 horas

D) 6 horas

E) 6 horas e 15 minutos

Exercício 2

(Enem) Cinco empresas de gêneros alimentícios encontram-se à venda. Um empresário, almejando ampliar os seus investimentos, deseja comprar uma dessas empresas. Para escolher qual delas irá comprar, analisa o lucro (em milhões de reais) de cada uma delas, em função de seus tempos (em anos) de existência, decidindo comprar a empresa que apresente o maior lucro médio anual. O quadro apresenta o lucro (em milhões de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existência de cada empresa.

O empresário decidiu comprar a empresa:

A) F

B) G

C) H

D) M

E) P

Exercício 3

Sara faz a produção de maçãs do amor para vender em eventos como aniversários e festas juninas. Para transportar as maçãs, ela faz uso de uma caixa que cabe até 18 unidades, caso ela coloque mais, correria o risco de estragá-las e danificá-las. Se para um determinado evento foi feito um pedido de 230 unidades de maçã do amor, a quantidade de caixas necessárias para transportar todas essas maçãs é:

A) 9

B) 10

C) 11

D) 12

E) 13

Exercício 4

Com a meta de arrecadar alimentos para a população mais carente, uma ONG se dividiu em 6 grupos com 8 voluntários cada um deles. O objetivo era atender as 432 famílias carentes da região com a doação de, pelo menos, uma cesta básica para cada família. Suponha que a arrecadação tenha sido feita de forma igualitária por voluntários, então, o número de cestas básicas que cada voluntário conseguiu, no mínimo, foi de:

A) 12

B) 11

C) 10

D) 9

E) 8