Romantismo no Brasil

O romantismo no Brasil foi um movimento artístico marcado pelo forte nacionalismo na primeira fase, pelo pessimismo na segunda fase e pela crítica social na terceira fase.

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 O romantismo no Brasil foi um movimento artístico marcado pela busca de uma identidade nacional no período pós-independência. Após um período marcado pelos ideais da razão e do equilíbrio no arcadismo, a literatura brasileira acompanhou as transformações culturais da Europa, adotando os valores subjetivos e emotivos do romantismo, consolidando-se no Brasil a partir da década de 1830.

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Leia também: Arcadismo no Brasil — detalhes sobre o estilo de época que antecedeu o romantismo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre romantismo no Brasil

  • O romantismo no Brasil foi um movimento artístico marcado pela busca de uma identidade nacional no período pós-independência.

  • Entre as principais características do romantismo brasileiro, estão o sentimentalismo, a idealização do amor e dos personagens e a fuga da realidade.

  • A primeira fase foi marcada pelo tom nacionalista, destacando o indígena como herói nacional e exaltando paisagens brasileiras.

  • A segunda fase foi marcada pelo tom pessimista, apresentando obras melancólicas e fantasiosas, com forte idealização do amor e da morte.

  • A terceira fase foi marcada pelo tom político e social, com poesias de denúncia e defesa da abolição da escravatura.

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  • Os principais autores do romantismo no Brasil foram: Gonçalves Dias, José de Alencar, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Luís Gama, Maria Firmina dos Reis, Castro Alves e Narcisa Amália.

O que foi o romantismo no Brasil?

Mapa mental sobre o romantismo no Brasil. [imagem_principal]
Mapa mental sobre o romantismo no Brasil. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

O romantismo no Brasil foi um movimento artístico marcado pela busca de uma identidade nacional no período pós-independência. Vindo da Europa, chegou ao país na primeira metade do século XIX, sendo a obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, considerada o marco inicial do romantismo brasileiro. A obra foi publicada em 1836.

Contexto histórico do romantismo no Brasil

O romantismo no Brasil ganhou algumas características próprias, especificamente ligadas ao processo de construção da identidade nacional após a independência do Brasil (em 1822). Nesse contexto, havia a necessidade de criar símbolos que diferenciassem o Brasil de Portugal, identificando-o como uma nação. A literatura funcionou como um instrumento ideológico de fortalecimento brasileiro e de criação de símbolos nacionais.

Principais características do romantismo no Brasil

Pintura retratando característica do romantismo no Brasil: representação idealizada de momentos históricos brasileiros.
A pintura ilustra a representação idealizada de momentos históricos brasileiros para fortalecer a identidade nacional.

No Brasil, o romantismo trouxe alguns elementos característicos.

Exaltação da natureza brasileira

Durante todo o movimento romântico, mas principalmente na primeira fase, as descrições das paisagens buscavam valorizar o território nacional.

Nacionalismo

Apesar de ser um movimento surgido na Europa, o romantismo no Brasil buscava criar uma literatura genuinamente brasileira de modo a popularizar símbolos representativos das origens da nação.

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Sentimentalismo e subjetividade

No romantismo brasileiro, o olhar era voltado para o próprio interior, buscando construir obras de forma subjetiva e pautada pelos sentimentos (em vez da objetividade e do racionalismo característicos do movimento anterior, o arcadismo).

Idealização do amor e de arquétipos

O amor romântico era um tema recorrente no romantismo brasileiro, geralmente sendo um tipo de amor impossível e/ou idealizado. Da mesma forma, muitos personagens eram construídos de forma idealizada, como a mulher amada ou a figura do indígena enquanto representante do país.

Fuga da realidade

Se as obras criavam sentimentos e pessoas idealizadas, então era comum uma narrativa em tom escapista, com idealizações e com visões fantasiosas que fugiam da realidade. Isso era característico do movimento romântico brasileiro, que dava vazão à criatividade e às emoções.

Quais são as fases do romantismo no Brasil?

O romantismo no Brasil teve três fases: a nacionalista (ou indianista), a ultrarromântica (ou mal do século) e a condoreira (ou social).

Primeira fase do romantismo no Brasil (1836-1852): nacionalista (ou indianista)

A primeira fase do romantismo no Brasil se caracteriza por uma busca pela construção de uma identidade nacional. Para isso, a figura do indígena é muito valorizada como símbolo do Brasil, sendo idealizado nos romances como herói nacional (porém, sendo romanticamente distorcido, ainda refletindo valores europeus). Além disso, é muito comum nessa fase o enaltecimento das paisagens brasileiras.

Segunda fase do romantismo no Brasil (1853-1869): ultrarromântica (ou mal do século)

Na segunda fase do romantismo no Brasil, tornam-se populares na literatura as obras mais intimistas e escapistas, com forte apelo fantasioso. A busca por um mundo de emoção e sonho também ganha tons sombrios e melancólicos, marcada por narrativas que envolviam temáticas de morte e de amores impossíveis, com mulheres idealizadas e inatingíveis. Ficou conhecida como “mal do século” por ser um período que destacou diversos jovens poetas marcados por doenças e por mortes prematuras (como a tuberculose).

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Terceira fase do romantismo no Brasil (1870-1880): condoreira (ou social)

Na terceira fase do romantismo no Brasil, o debate sobre a abolição da escravatura se intensificava, o que refletiu nas obras literárias da época. Com o avanço da urbanização e com o crescimento do movimento abolicionista, a poesia desse período ficou marcada pelo forte tom social e político, denunciando a escravidão. O nome “condoreira” surge desse ideal do poeta como “porta-voz do povo”, que sobrevoa os problemas da sociedade.

Acesse também: Como foi o romantismo em Portugal?

Autores do romantismo no Brasil

Conheça alguns autores essenciais do romantismo brasileiro:

  • Gonçalves Dias: um dos primeiros nomes da literatura romântica brasileira, criador de obras que enalteceram a natureza brasileira.

  • José de Alencar: importante escritor da fase indianista do romantismo brasileiro, consagrou o indígena como herói nacional.

  • Álvares de Azevedo: um dos principais poetas da segunda fase romântica, com obras lúgubres, fantásticas e mórbidas.

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  • Casimiro de Abreu: outro poeta da segunda fase, marcado pelo lirismo, pelo pessimismo e pelo saudosismo de suas obras.

  • Luís Gama: importante poeta abolicionista, com poesia marcada por crítica social, por ironia e por defesa da liberdade.

  • Maria Firmina dos Reis: considerada a primeira romancista mulher no Brasil, escreveu uma obra de viés abolicionista e forte crítica social (Úrsula).

  • Castro Alves: um dos nomes consagrados da terceira fase romântica, com forte denúncia social em suas poesias, posicionando-se a favor da abolição da escravatura.

  • Narcisa Amália: outra autora da terceira fase romântica, com poesias marcadas por crítica social com forte olhar para a abolição da escravatura e para a emancipação feminina.

Obras do romantismo no Brasil

A seguir, algumas obras do romantismo no Brasil:

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  • Primeiros cantos (1846) – Gonçalves Dias

  • Iracema (1865) – José de Alencar

  • Lira dos vinte anos (1853) – Álvares de Azevedo

  • Primaveras (1859) – Casimiro de Abreu

  • Primeiras trovas burlescas de Getulino (1859) – Luís Gama

  • Úrsula (1859) – Maria Firmina dos Reis

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  • O navio negreiro (1869) – Castro Alves

  • Nebulosas (1872) – Narcisa Amália

Exercícios resolvidos sobre o romantismo no Brasil

Questão 1

(UEMG) O texto a seguir é um excerto da obra Iracema, do escritor do Romantismo brasileiro José de Alencar.

[...] Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste. A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão. Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. [...]

ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 2004.

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Considerando esse excerto da obra e o contexto de toda a narrativa, assim como as características do Romantismo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Iracema é uma obra romântica, exercendo, portanto, a função de literatura crítica, denunciando a desumanidade e o apagamento cultural dos nativos implicados no processo de colonização.

II. A representação da natureza no contexto do Romantismo ocorre de maneira idealizada, ressaltando as belezas do Brasil, o que indica a presença de um nacionalismo ufanista na obra.

III. O protagonismo feminino verificado em Iracema visa à representação da mulher como figura emancipada, dona de seu destino, surgindo heroínas independentes do poder masculino.

IV. A linguagem é um aspecto fundamental no Romantismo, de modo que, embora o texto de Iracema seja em prosa, observam-se marcas líricas, com aguçado tom poético, na construção da narrativa.

V. Em Iracema, o colono surge como herói da narrativa, sendo o par romântico da nativa, reforçando o discurso de harmonia entre os colonos e os indígenas.

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A) Apenas II e V estão corretas.

B) Apenas II, IV e V estão corretas.

C) Apenas III e V estão incorretas.

D) Apenas I está incorreta.

Resolução:

Alternativa B.

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No romantismo brasileiro, há muita idealização e lirismo (portanto, II e IV estão corretas). Além disso, as relações também são idealizadas, especialmente para criar o mito de que o Brasil foi um país formado pela união entre povos de culturas diferentes (portanto, V está correta e I está incorreta). A assertiva III está incorreta, pois Iracema não representa uma mulher independente do poder masculino, nem era essa a visão buscada no romantismo.

Questão 2

(Cespe/Cebraspe)

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

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Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar --- sozinho, à noite ---
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permitir Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias. Canção do exílio. Internet: dominiopublico.org.br.

Tendo como referência o poema Canção do exílio, escrito pela poeta Gonçalves Dias e publicado em 1846, julgue o item a seguir.

O poema é representante do nacionalismo literário romântico.

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( ) Certo

( ) Errado

Resolução:

Certo.

O poema “Canção do exílio” marca o forte tom nacionalista da primeira fase do romantismo brasileiro, buscando valorizar a natureza do país e fortalecer a identidade nacional.

Fontes

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MOTTA FILHO, C. O romantismo: introdução ao estudo do pensamento nacional. São Paulo: Editora Política, 1932.

PICCHIO, L. S. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004. 

Escritor do artigo
Escrito por: Guilherme Viana Bacharel e licenciado em Letras e em Educomunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com produção de conteúdo didático nas áreas de língua portuguesa, literatura e redação.
Deseja fazer uma citação?
VIANA, Guilherme. "Romantismo no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/romantismo-no-brasil.htm. Acesso em 25 de dezembro de 2025.
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Exercício 1

O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:

 

  1. O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Dele destacou-se Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.

  2. No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.

  3. Constituiu um painel de estilos diversificados, cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.

  4. No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.

  5. Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.

a) I e IV.

b) I, II e IV.

c) II e V.

d) II, III e V.

e) I e III.

Exercício 2

 A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:

a) Indianista e histórico;

b) Histórico e urbano;

c) Urbano e regional;

d) Regional e indianista;

e) Indianista e urbano;

Exercício 3

Sobre o romance regional estão corretas, exceto:

a) O romance regional não seguia o modelo europeu. Por esse motivo, foi obrigado a construir seus próprios modelos e, em virtude disso, a Literatura Brasileira alcançou maior autonomia.

b) Os escritores do romance regional foram influenciados pelo espírito racionalista: estavam sintonizados com o cientificismo da época, que explicava o mundo através de leis objetivas e a influência do meio no comportamento humano.

c) Foram quatro os espaços nacionais que despertaram o interesse entre os escritores românticos: o das capitais, com destaque para o Rio de Janeiro, e os espaços das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

d) Seus principais representantes foram José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay.

e) Um dos principais problemas encontrados pelos autores regionalistas foi a adequação da variedade linguística regional à linguagem literária, cuja principal característica é o emprego da norma culta.

Exercício 4

Sobre o romance urbano, estão corretas as alternativas:

I. Entre as principais obras desse período, destacam-se Urupês, de Monteiro Lobato, O cortiço, de Aluísio Azevedo, e Lucíola, de José de Alencar.

O romance urbano, que extraía da vida cotidiana da burguesia a sua obra-prima, conquistou grande prestígio entre os representantes dessa classe. Esse êxito propiciou a sua consolidação, bem como o amadurecimento do gênero.

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Lucíola e Senhora, de José de Alencar, estão entre os romances urbanos que se destacaram.

O romance urbano teve, entre suas principais preocupações, compreender e valorizar as diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais das regiões brasileiras.

Senhora e Memórias de um Sargento de Milícias são obras consideradas precursoras do Realismo, mas que ainda apresentam características do romantismo.

a) II, III e IV.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) II, III e V.

e) II e V.

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