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Ultrarromantismo

O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva.

O ultrarromantismo é também conhecido como segunda geração romântica.
O ultrarromantismo é também conhecido como segunda geração romântica.
Crédito da Imagem: shutterstock
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O Romantismo é um movimento cultural e artístico que revolucionou a Europa e as Américas no século XIX. Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.

Os principais autores dessa vertente são Goethe, Novalis, Lord Byron, Mary Shelley, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. No Brasil, outros nomes do Ultrarromantismo são “segunda geração romântica” ou “geração Byroniana”.

Leia também: Veja também aspectos referentes à primeira geração do Romantismo

Tópicos deste artigo

Características

As principais características do Ultrarromantismo são:

  • Egocentrismo: Os autores dessa vertente do Romantismo tendem a tematizar, em suas obras, os conflitos inerentes ao sujeito, ou seja, essa literatura é voltada para o “eu”, e não para o mundo.

  • Exagero sentimental: Uma das maneiras do egocentrismo romântico manifestar-se nos romances e poemas dessa geração é por meio do exagero sentimental. O amor ou a solidão, por exemplo, tem papel central para esses autores.

  • Pessimismo: Em geral, as personagens românticas são incompreendidas e seus sentimentos não costumam ser correspondidos. Por isso, há uma espécie de descolamento entre o sujeito e o mundo, que passa a ser encarado como uma realidade degradada e frustrante.

  • Tendência a fugir da realidade: Descolados da realidade, descrita de modo pessimista, é comum encontrarmos poemas ou narrativas do Ultrarromantismo em que as personagens ou sujeitos líricos anseiam por fugir da realidade mediante a morte, os sonhos, a boemia ou a loucura.

  • Idealização do amor e da mulher: A mulher e o amor têm grande importância nas obras ultrarromânticas. Em geral, o sentimento é irrealizado, e a mulher é descrita enquanto amada perfeita e inatingível. Em tais livros, é como se houvesse um abismo que impedisse a realização amorosa.

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Autores

Os principais autores do Ultrarromantismo são:

  • Goethe

  • Novalis

  • Lord Byron

  • Mary Shelley

  • Álvares de Azevedo

  • Casimiro de Abreu

Contexto histórico

O contexto histórico da segunda geração romântica é marcado, entre outros acontecimentos, pelos seguintes fatos e conceitos:

Acesse também: Conheça o Condoreirismo, terceira geração romântica do Brasil

Poemas

Adeus, meus sonhos!

 

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh'alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?
Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já não vejo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!


 

(Álvares de Azevedo)
 

Que é - simpatia


Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.


Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longe às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.


São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.


Simpatia - meu anjinho,
É o canto de passarinho,
É o doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'agosto
É o que m'inspira teu rosto...
- Simpatia - é quase amor!

 

(Casimiro de Abreu)

 

 

Por Me. Fernando Marinho

Escritor do artigo
Escrito por: Fernando Marinho Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MARINHO, Fernando. "Ultrarromantismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/ultra-romantismo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Enem -2010)

Soneto 

Já da morte o palor me cobre o rosto, 
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto! 

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!

(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração do romantismo, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.

b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.

c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.

d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.

e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

Exercício 2

Sobre o Ultrarromantismo, podemos afirmar:

I. Rompendo com a tradição literária nacionalista, o Ultrarromantismo, também denominado segunda geração romântica, foi marcado pelo subjetivismo, presente nas temáticas amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.

II. A poesia ultrarromântica estabelece um interessante contraponto com a poesia ufanista e idealista realizada na primeira fase romântica, ressaltando os aspectos negativos do país, como a escravidão dos negros.

III. As principais características do Ultrarromantismo são o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo, aspectos que distanciavam os ultrarromânticos dos poetas da primeira geração do Romantismo.

IV. O Ultrarromantismo aprofunda a narração de costumes contemporâneos, refletindo o ideal positivista de dissecar o comportamento humano.

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) II e IV estão corretas.

c) I e III estão corretas.

d) II, III e IV estão corretas.

e) I e II estão corretas.