O Romantismo proclama a liberdade de criação e de expressão.
São características do Romantismo:
• Liberdade de criação e de expressão
• Nacionalismo
• Historicismo
• Medievalismo
• Tradições populares
• Individualismo, egocentrismo
• Pessimismo
• Escapismo
• Crítica social
Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas.
Veja algumas tendências e seus principais temas:
* Nacionalismo, historicismo e medievalismo:
Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval.
* Valorização das fontes populares – o folclore:
Os autores buscavam inspiração nas narrativas orais e nas canções populares, manifestação do nacionalismo romântico.
* Confessionalismo
Os sentimentos pessoais do autor em dado momento de sua vida são expressos nas obras.
* Pessimismo
A melancolia do poeta inglês Lord Byron se faz presente em todas as literaturas, portanto há a presença do individualismo e do egocentrismo adquirem traços doentios de adaptação.
O “mal do século” ou tédio de viver conduz:
- ambiente exótico ou passado misterioso.
- narrativas fantásticas (envolvendo o sobrenatural)
- morte (como última solução)
* Crítica Social
O Romantismo pode assumir um caráter combativo de oposição e crítica social, observamos sua ocorrência na sua última fase.
As gerações românticas
Há uma nítida evolução através de três gerações de autores, cada geração é marcada por certos traços e temas.
* Primeira geração
Os primeiros autores conservavam características clássicas (apego às regras da produção literária).
Principais temas:
Em Portugal
- nacionalismo
- romance histórico
- medievalismo
No Brasil
- indianismo
* Segunda geração
Período do Ultrarromantismo: exagero pelo subjetivismo e emocionalismo (o tédio, devaneio, sonho, desejo da morte estão sempre presentes)
* Terceira geração
Essa fase antecipa características da Escola Realista, que substituirá o Romantismo. O subjetivismo e o emocionalismo cederão lugar para uma literatura de tom exaltado, baseada nos grandes debates sociais e políticos da época.
Por Marina Cabral
Graduada em Letras
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SILVA, Marina Cabral da. "Características do Romantismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/caracteristicas-romantismo.htm. Acesso em 07 de março de 2021.
Leia dois trechos da obra Iracema de José de Alencar e julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO de acordo com o movimento literário a que ela pertence.
Trecho 1
"- Neste momento, Tupã não é contigo! replicou o chefe. O Pajé riu; e seu riso sinistro reboou pelo espaço como o regougo da ariranha. – Ouve seu trovão e treme em teu seio, guerreiro, como a terra em sua profundeza. Araquém proferindo essa palavra terrível, avançou até o meio da cabana; ali ergueu a grande pedra e calcou o pé com força no chão; súbito, abriu-se a terra. Do antro profundo saiu um medonho gemido, que parecia arrancado das entranhas do rochedo. Irapuã não tremeu, nem enfiou de susto; mas sentiu estremecer a luz nos olhos, e a voz nos lábios. – O senhor do trovão é por ti; o senhor da guerra será por Irapuã: disse o chefe. O torvo guerreiro deixou a cabana (…)".
Trecho 2
“Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu."
a) ( ) A obra pertence a primeira geração romântica no Brasil que baseava-se no binômio “nacionalismo-indianismo”.
b ( ) O autor, José de Alencar, evita utilizar-se da poesia, já que a obra trata-se de um texto narrado em prosa.
c) ( ) A relação entre Iracema e Martim caracteriza uma união de povos, indígenas e brancos, e a união de culturas, europeia civilizada e indígena selvagem.
d) ( ) O autor utiliza-se de uma linguagem cheia de imagens e metáforas para representar o pensamento indígena.
e) ( ) O pensamento do índio é realista e, por isso, se distancia muito da poesia.
Leia um trecho do poema Navio Negreiro de Castro Alves
O Navio Negreiro
I
'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...
Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.
Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!
O único item incorreto em relação ao poema e as geração do Romantismo no Brasil é:
I – Na primeira parte do poema, o eu-lírico canta as belezas do mar, fazendo uma descrição do movimento das velas ao toque do vento , da fusão do céu e do mar, do brilho da lua e dos astros, da música criada pela brisa
II – Castro Alves pertence a geração romantica cohecida como Condoreira, que possuía como característica o comprometimento social, a luta a favor dos escravos e a influência de um sentimento de liberdade
III – No poema, Castro Alves usa muitas figuras de linguagem para proporcionar diferentes interpretações ao leitor e. Também trazer sonoridade ao texto
IV – Castro Alves pertence a geração do Romantismo que valorizava o tema da morte, demonstrando uma visão negativa do mundo e da sociedade, pessimista e com sentimento de inadequação à realidade.
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