Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Suíça

A bandeira da Suíça tem formato quadrangular, assemelhando-se somente à bandeira do Vaticano. Ela foi adotada no ano de 1848, e sua origem remonta aos séculos XIII e XIV.

Bandeira da Suíça hasteada.
A bandeira da Suíça, símbolo do país, apresenta a peculiaridade do seu formato quadrado.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Suíça é um símbolo nacional do país, e foi oficialmente adotada no ano de 1848. Uma das suas características é o seu formato quadrangular, que, no mundo, é utilizado somente por outro território: o Vaticano. A cor vermelha que compõe o fundo da bandeira representa tanto a bandeira do antigo cantão de Berna quanto o sangue de Cristo. A simbologia religiosa se estende também para a cruz branca centralizada, cuja origem remete à Batalha de Laupen, de 1339.

Leia também: Bandeira da Polônia — outra bandeira que apresenta como cores nacionais o vermelho e o branco

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira da Suíça

  • A bandeira da Suíça apresenta formato quadrangular, diferenciando-se das dos demais países.

  • É formada por um fundo vermelho sobreposto por uma cruz branca, que apresenta os braços de dimensões iguais.

  • As cores apresentam diversas interpretações.

  • O vermelho vem da bandeira de Berna durante o século XIV, representando ainda o sangue de Cristo.

  • O branco representa o cristianismo, e a cruz branca foi introduzida na bandeira do cantão de Schwyz quando a Suíça era composta por províncias independentes e integrava o Império Romano.

  • A cruz branca foi utilizada também por soldados durante a Batalha de Laupen, em 1339, identificando os soldados de Berna.

  • A atual bandeira da Suíça, com todas as características que conhecemos, passou a ser oficialmente utilizada no ano de 1848.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Suíça

A bandeira da Suíça apresenta um formato quadrangular, distinguindo-se das demais bandeiras nacionais que conhecemos. A única outra bandeira quadrada existente no mundo é a do Estado do Vaticano. O fundo vermelho da bandeira suíça é sobreposto por uma cruz branca, chamada de cruz suíça ou cruz federal, cujos braços têm as mesmas dimensões, além de cruzarem exatamente no centro um do outro.

Em linhas gerais, a bandeira da Suíça representa a história de formação do país e a sua liberdade, tendo sido oficialmente adotada em 1848.

Bandeira da Suíça, uma das únicas bandeiras nacionais com formato quadrangular.
A bandeira suíça apresenta formato quadrangular, diferenciando-se das demais bandeiras nacionais, com exceção da do Vaticano.

Significado das cores da bandeira da Suíça

O vermelho e o branco são as cores da bandeira da Suíça e as cores nacionais dessa nação europeia. Não há um consenso quanto ao significado ou origem das cores presentes no pavilhão, e por essa razão apresentamos ambas as explicações.

  • Vermelho: acredita-se que seja representativo do sangue de Cristo, segundo algumas interpretações. No entanto, o vermelho era uma das cores presentes na bandeira de Berna quando o território suíço consistia na Antiga Confederação Helvética, entre os séculos XIII e XVIII.

  • Branco: é igualmente um símbolo do cristianismo, remetendo ainda ao período em que a Suíça era parte do Império Romano.

Significado dos símbolos da bandeira da Suíça

A cruz branca é o símbolo presente na bandeira da Suíça e possui mais de um significado vinculado a aspectos históricos do país. Ela foi introduzida no pavilhão durante o domínio do Império Romano sobre o território suíço, à época composto por diversos cantões (províncias), que atuavam de forma independente.

O cantão de Schwyz, um dos cantões que deram origem ao atual país e que hoje se mantém como uma de suas províncias, foi autorizado pelos romanos a utilizar a cruz branca sobre a sua bandeira vermelha representando a fé cristã e as armas de Cristo.

Uma outra versão da origem da cruz branca na bandeira suíça vem da Batalha de Laupen, que aconteceu em 1339. Os soldados que lutaram pelo cantão de Berna e pela Antiga Confederação Helvética costuraram cruzes brancas em suas vestimentas para se diferenciarem dos demais como uma forma de conseguirem se identificar durante os confrontos.

História da bandeira da Suíça

A bandeira da Suíça tem origem durante o período de dominação do Império Romano, entre os séculos XII e XIV. O cantão de Schwyz recebeu a autorização para utilizar, sobre a sua bandeira vermelha, uma cruz branca representando a fé cristã e as armas de Cristo. Sabe-se, no entanto, que, embora essa territorialidade tenha adotado uma bandeira muito semelhante à atual da Suíça, cada cantão possuía seu próprio símbolo, não havendo unidade.

No século XIII, três cantões se uniram e deram origem à Antiga Confederação Helvética. Em 1339, esse novo território se uniu com o cantão de Berna em uma disputa contra territórios sob o domínio dos Habsburgos, com a vitória dos berneses. Nesse período, para identificar aqueles que estavam lutando ao seu lado, os soldados aliados de Berne costuraram cruzes brancas em seus uniformes, sendo essa a origem do símbolo na bandeira nacional suíça.

Liderados por Napoleão Bonaparte, os franceses invadiram a Suíça, que se transformou então na República Helvética (1798-1803). Nesse período, houve uma reformulação na bandeira, que manteve seu formato quadrado, mas passou a ser composta por três listras horizontais, respectivamente, verde, vermelha e amarela, com a inscrição no centro, em letras amarelas: République Helvétique, em francês.

Após o fim da República Helvética, a Suíça estabeleceu uma bandeira oficial somente no ano de 1848, ganhando as características que hoje conhecemos.

Veja também: Bandeira do Catar — uma bandeira que representa a dignidade e a unidade dos habitantes do país

Principais características da Suíça

A Suíça é um país europeu localizado na região central do continente, com capital na cidade de Berna. Distante da influência da maritimidade, o clima suíço é o temperado continental, marcado por invernos frios e verões amenos. O relevo do país é marcado pela presença dos Alpes Suíços e das montanhas do Jura, além da formação de planaltos. As florestas temperadas, por sua vez, ajudam a compor o quadro natural do país.

Paisagem em Berna, capital da Suíça, onde muitas bandeiras do país são hasteadas.
Paisagem em Berna, capital da Suíça.

Mais de 8,7 milhões de pessoas vivem hoje na Suíça, dos quais aproximadamente 75% habitam os centros urbanos como Zurique e Berna, as duas maiores cidades do país. Com elevado índice de desenvolvimento, a Suíça é reconhecida pela economia moderna e avançada, concentrada no setor terciário, com os serviços, como finanças, e as atividades turísticas. Destaca-se ainda pela elevada qualidade de vida de que a sua população desfruta.

Curiosidades sobre a bandeira da Suíça

  • A bandeira da Suíça é quadrada pelo fato dessa ser a forma dos escudos militares do período em que ela foi concebida, em meados do século XIX. Assim, o formato foi mantido para a bandeira nacional.

  • Em eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos, a Suíça adota a bandeira retangular, seguindo o padrão dos demais países.

  • No Dia Nacional da Suíça, celebrado em 1º de agosto, a bandeira é exibida em diversos edifícios e também pelas ruas.

  • A Cruz Vermelha é uma organização fundada pelo suíço Henri Dunant, e a bandeira proposta foi uma versão reversa da bandeira Suíça, em referência ao país: fundo branco com a cruz na cor vermelha.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da Suíça"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-suica.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante