PUBLICIDADE
A bandeira da Sérvia é um dos símbolos nacionais do país. Adotada oficialmente a partir de 2006, quando houve a separação de Montenegro, a bandeira sérvia foi padronizada no ano de 2010. Ela é composta por três faixas horizontais nas cores vermelho, azul e branco, que correspondem às cores pan-eslávicas, e, além disso, simbolizam o sangue das pessoas que lutaram em prol da Sérvia, a liberdade e o sangue materno. Na parte esquerda, fica posicionado o brasão de armas do país, cuja adoção oficial data de 1882.
Leia também: Bandeira da Polônia — símbolo cujas cores derivam do brasão de armas do país
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a bandeira da Sérvia
- 2 - Significado da bandeira da Sérvia
- 3 - História da bandeira da Sérvia
- 4 - Sérvia
- 5 - Protocolos da bandeira da Sérvia
- 6 - Curiosidades sobre a bandeira da Sérvia
Resumo sobre a bandeira da Sérvia
-
A bandeira da Sérvia é um dos símbolos nacionais do país.
-
Apresenta as cores pan-eslávicas (vermelho, azul e branco) e o brasão de armas do país.
-
Suas cores representam o sangue dos que lutaram pela Sérvia (vermelho), a liberdade (azul) e o leite materno que gerou as crianças fortes do país (branco).
-
O design da atual bandeira, com a incorporação do brasão, foi adotado em 2004. As cores pan-eslávicas, no entanto, começaram a ser usadas no século XIX.
-
Tornou-se oficialmente o símbolo nacional da Sérvia em 2006, após a separação de Montenegro.
-
O protocolo de uso da bandeira da Sérvia determina, entre outras especificações, que o símbolo seja hasteado permanentemente na entrada de prédios oficiais do governo, com exceção da Assembleia Nacional.
-
No caso da Assembleia Nacional, a bandeira deve ser hasteada durante as sessões e em cerimônias oficiais da Sérvia.
Significado da bandeira da Sérvia
A bandeira da Sérvia é um dos símbolos nacionais do país. Ela consiste em um retângulo composto por três listras horizontais, todas de mesma espessura, nas cores vermelho, azul e branco. Na metade esquerda do pavilhão, fica o brasão de armas da Sérvia, formado por uma águia de duas cabeças sobre um fundo vermelho, uma cruz branca no centro e uma coroa disposta acima desse conjunto de elementos.
-
Cores da bandeira da Sérvia
Existe mais de uma interpretação para as cores presentes na bandeira da Sérvia. O esquema formado pelo vermelho, azul e branco pode ser compreendido como símbolo do pan-eslavismo, movimento esse que defendia a união dos povos eslavos. As três cores representam a liberdade, e estão hoje presentes em bandeiras de diversos outros países, como Rússia, Eslováquia e Eslovênia.
O governo da Sérvia, ao apresentar os símbolos nacionais sérvios, introduz a simbologia de cada uma das cores individualmente:
◦ Vermelho: representa o sangue daqueles que lutaram pelo país.
◦ Azul: representa a liberdade.
◦ Branco: representa o leite materno que alimentou as crianças fortes da Sérvia, que se tornaram e se tornarão grandes batalhadoras.
-
Brasão da Sérvia
O brasão da Sérvia, presente na bandeira nacional, é formado por uma águia de duas cabeças encarando direções opostas. Uma delas encara o reino dos céus, enquanto a outra encara o reino da Terra, representando assim a dicotomia entre o sagrado e o secular. O brasão é derivado do Império Bizantino, e foi oficialmente adotado pela Sérvia em 16 de setembro de 1882.
História da bandeira da Sérvia
A atual bandeira sérvia foi oficialmente adotada pelo país em 2006, quando houve a separação entre os territórios da Sérvia e de Montenegro. No entanto, desde, pelo menos, o século XIII existem bandeiras que representaram a Sérvia em diversos momentos de sua história política e territorial.
As cores vermelho e branco, principalmente, e o azul se fizeram mais presente a partir do século XIX, mais especificamente em 1804, quando teve início a resistência sérvia contra a dominação do Império Otomano. A bandeira da Sérvia foi oficialmente reconhecida pelo então sultão otomano no ano de 1835, e era formada então por faixas horizontais vermelho-escuro, branca e azul, com o brasão de armas no centro. Esse foi o símbolo do país até o ano de 1918, quando foi constituído o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, mais tarde renomeado Iugoslávia.
A bandeira da Iugoslávia era inspirada nos movimentos pan-eslávicos, e por isso carregava as cores azul, branco e vermelho nessa respectiva ordem. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a bandeira iugoslava passou a ser composta também por uma estrela vermelha de bordas amarelas. Com a dissolução da Iugoslávia, no início da década de 1990, Sérvia e Montenegro se tornaram um único país e adotaram como bandeira a flâmula tricolor azul-branco-vermelho.
Em 2004, a bandeira estatal incorporou o escudo sérvio que hoje conhecemos, embora a bandeira civil tenha se mantido como estava. Foi somente com a separação dos territórios, dois anos mais tarde, que a Sérvia adotou oficialmente a sua atual bandeira.
Leia também: Bandeira da Alemanha — símbolo que representa a unidade, a liberdade e a democracia
Sérvia
A Sérvia é um país europeu localizado na região leste do continente, na península Balcânica, com capital na cidade de Belgrado. Sem saída para o oceano, a Sérvia faz fronteira com outros oito países europeus e com Kosovo, uma república autônoma que declarou independência com relação ao território sérvio em 2008.
Pela sua proximidade com o mar, dispõe de clima mediterrâneo na região oeste. No interior do país, predomina o clima temperado continental. O relevo da Sérvia é muito diverso, formado por planícies, serras, formações cársticas e montanhas. Na sua hidrografia, destaca-se a presença do rio Danúbio, um dos principais cursos d’água da Europa.
A população da Sérvia é de aproximadamente 8,7 milhões de habitantes, maior parte dos quais vive nos centros urbanos. Belgrado é a maior cidade do país, onde vivem 1,4 milhão de pessoas. Está em curso no país o processo de envelhecimento populacional e redução da população, que decresce a uma taxa de 0,5% ao ano.
A Sérvia é um país pobre se comparado aos demais países europeus. Sua economia se concentra no setor terciário, com destaque para o comércio e o turismo, e na indústria manufatureira, além da grande relevância que os investimentos estrangeiros diretos têm para o desenvolvimento econômico interno e para o setor de infraestrutura.
Protocolos da bandeira da Sérvia
A Constituição da Sérvia determina o protocolo de uso da bandeira e de outros símbolos nacionais.
A bandeira sérvia deve ser permanentemente hasteada na entrada principal dos órgãos do Estado, com exceção da Assembleia Nacional. Nesse caso, o uso da bandeira é feito durante sessões e celebrações nacionais. Já nos edifícios de autarquias locais e de autoridades regionais, o hasteamento acontece nos feriados e celebrações nacionais da Sérvia. Em períodos de luto, hasteia-se a bandeira a meio mastro.
Existem outras ocasiões em que a legislação permite o uso da bandeira da Sérvia. Destacam-se:
-
Cerimônias, celebrações e eventos significativos para a Sérvia.
-
Reuniões internacionais, competições e outras ocasiões, conforme estabelecido pela legislação.
-
Ocasiões e eventos cujas regras não contrariem a Constituição da Sérvia.
Curiosidades sobre a bandeira da Sérvia
-
Algumas pessoas chamam a bandeira de “tricolor” ou trobojka, na língua local.
-
Em decorrência dos acontecimentos que levaram à Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos demonstraram apoio ao país. O Dia da Sérvia foi celebrado no território estadunidense em 28 de julho de 1918, e as bandeiras de ambos os países foram hasteadas na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos.
-
A bandeira da Sérvia foi eleita como a mais bonita do mundo em 2022 por uma votação, conduzida por uma empresa estadunidense (Ranker), com um milhão de votantes.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia