Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Alemanha

A bandeira da Alemanha é formada por listras horizontais dispostas nas cores preta, vermelha e dourada. Criada em1832, ela representa a unidade, a liberdade e a democracia.

Bandeira da Alemanha hasteada, um dos símbolos nacionais do país.
A bandeira da Alemanha é um dos símbolos nacionais do país.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Alemanha é um dos símbolos nacionais do país. Ela é composta por três faixas horizontais nas cores preta, vermelha e dourada e representa a democracia, a união e a liberdade da Alemanha.

A bandeira tricolor alemã teve o uniforme de soldados voluntários, que lutaram na guerra da Prússia contra a França em 1813, como inspiração para suas cores. Ela foi hasteada pela primeira vez em 1832 e sofreu algumas modificações no curso da história do país, até ser oficializada novamente em 1990, após a reunificação da Alemanha.

Atualmente, além da bandeira tricolor civil, a Alemanha possui também uma bandeira federal, que exibe o brasão de armas centralizado sobre as faixas. Essa bandeira somente pode ser utilizada pelas autoridades e nos edifícios do governo federal.

Leia também: Bandeira do México — uma bandeira que representa a esperança, a união do povo e a independência do país

Tópicos deste artigo

Resumo sobre bandeira da Alemanha

  • A bandeira da Alemanha é um dos símbolos nacionais do país.

  • Ela representa a democracia, a união e a liberdade da Alemanha.

  • É constituída por três faixas dispostas na horizontal, cada uma com uma cor diferente.

  • Conforme estabelecido no Artigo 22 da Lei Fundamental da Alemanha, as cores dispostas na bandeira são a cor preta, a cor vermelha e a cor dourada.

  • As cores da bandeira da Alemanha são oriundas dos uniformes utilizados por soldados voluntários durante os conflitos entre a Prússia e a França, que se iniciaram em 1813.

  • O esquema de cores de bandeira alemã representa a união e a liberdade, uma vez que foram usados em momentos-chave da luta pela democracia e pela unificação do país no século XIX.

  • A bandeira federal da Alemanha é uma variação da bandeira utilizada apenas por autoridades do governo federal. Ela apresenta, em seu centro, uma águia, que corresponde ao brasão de armas do país.

  • A Alemanha teve diversas bandeiras ao longo de sua história, com alterações nos símbolos representados e no esquema de cores.

  • A reunificação do país, concluída em 1990, reintroduziu as cores preta, vermelha e dourada como bandeira oficial da Alemanha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Alemanha

A bandeira da República Federal da Alemanha é um dos símbolos nacionais do país. De formato retangular, o pavilhão da Alemanha é composto por três listras horizontais, com as mesmas dimensões, contendo cada um delas uma cor, que estão dispostas nessa respectiva ordem de cima para baixo:

  • Preto;

  • Vermelho;

  • Dourado.

Hasteada pela primeira vez no ano de 1832, durante a realização do Festival de Hambach, um evento que se tornou um importante marco na história desse país, a bandeira representa a união, a democracia e a liberdade da Alemanha.

Ressalta-se que a bandeira tricolor, que corresponde à bandeira nacional, é o pavilhão civil utilizado na Alemanha. Como veremos mais à frente, existe ainda uma bandeira federal que é hasteada somente por órgãos e autoridades da federação.

Significado das cores da bandeira da Alemanha

As cores da bandeira alemã estão determinadas no Artigo 22 da Lei Fundamental da República Federal da Alemanha, que dita que o pavilhão nacional apresenta as cores preta, vermelha e dourada, nesta mesma ordem.

A adoção e a simbologia das cores presentes na bandeira do país estão diretamente atrelados ao seu passado histórico, remontando à época em que a Alemanha integrava o Reino da Prússia.

Bandeira da Alemanha, composta pelas cores preta, vermelha e dourada.
A bandeira da Alemanha é tricolor, composta pelas cores preta, vermelha e dourada.

No ano de 1813, a Prússia entrou em guerra com o Império da França, liderado por Napoleão Bonaparte. O conflito é chamado de Guerra da Sexta Coalização (ou Guerras pela Libertação, como é mais conhecido atualmente na Alemanha).

Milhares de soldados lutavam em defesa da Prússia, incluindo um grupo de voluntários, denominados “Voluntários de Lützow”, que era composto por estudantes universitários que trajavam uniformes de cor preta com suas insígnias em vermelho e botões dourados. As cores foram adotadas novamente no final das guerras, pelas fraternidades estudantis, embora a sua bandeira trouxesse listras verticais.

No ano de 1832, a bandeira tricolor alemã, semelhante à bandeira que hoje conhecemos, foi hasteada em uma torre do Castelo de Hambach durante o Festival de Hambach, em um movimento que reivindicava a unidade de um Estado da Alemanha e a democracia. |1| Por essa razão, interpreta-se que as cores da bandeira da Alemanha representam a liberdade e a união do país.

Variações da bandeira da Alemanha

A bandeira da Alemanha apresenta pelo menos duas variações:

  • Bandeira civil da Alemanha: é composta pelas faixas preta, vermelha e dourada, é utilizada em cerimônias públicas e eventos internacionais e hasteada em alguns prédios públicos do país.

  • Bandeira federal da Alemanha: apresenta o mesmo esquema e disposição de cores que a bandeira civil apresenta, mas, em seu centro, estampa o brasão de armas do país, que representa a República Federal da Alemanha, a águia. Essa bandeira só pode ser hasteada em prédios públicos governamentais, sendo utilizada, estritamente, por autoridades do governo federal.

Bandeira federal da Alemanha.
Bandeira federal da Alemanha.

História da bandeira da Alemanha

A bandeira da Alemanha passou por várias modificações ao longo de sua história, desde o esquema de cores até a sua composição, acompanhando os diferentes momentos políticos vividos no país. Foi no ano de 1832 que a primeira versão da bandeira alemã foi hasteada, o que aconteceu durante o Festival de Hambach, que lutava pela democracia e pela unidade do país.

A simbologia das cores foi mantida durante as Revoluções de 1848, tornando-se, nesse mesmo período, as cores oficiais da Confederação Germânica. Elas permaneceram enquanto um dos símbolos do povo germânico até o ano de 1866, retomando somente em 1919, com a República de Weimar, que marcou a transição de um governo imperial para a instalação do sistema republicano na Alemanha.

Entretanto, anteriormente à retomada das cores preta, vermelha e dourada como cores oficiais do país, a unificação da Alemanha e a instituição do Império Alemão, que datam de 1871, levaram a uma modificação no esquema de cores, trocando o tradicional dourado pelo branco.

Dessa forma, a bandeira alemã do período era composta por três listras horizontais dispostas nas cores preta, branca e vermelha. A mudança foi introduzida oficialmente como uma Ordem imperial no ano de 1892.

Durante o regime nazista, que ascendeu no ano de 1933 e teve fim em 1945, a bandeira imperial tricolor foi retomada e um novo pavilhão passou a ser utilizado, que era o do Partido Nazista, com a suástica centralizada.

Quatro anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi divida em Alemanha Oriental (ou República Democrática da Alemanha) e Alemanha Ocidental (ou República Federal da Alemanha), no período da história mundial conhecido como Guerra Fria.

Ambos os territórios reimplementaram as cores preta, vermelha e dourada em suas bandeiras, mas a República Democrática da Alemanha incluiu, em 1959, um brasão formado por um compasso, um martelo e espigas de centeio, que simbolizavam a classe operária e os agricultores.

Bandeira da República Democrática da Alemanha, a Alemanha Oriental no contexto da Guerra Fria.
Bandeira da República Democrática da Alemanha, a Alemanha Oriental no contexto da Guerra Fria.

A queda do Muro de Berlim em 1989 marcou o início da reunificação da Alemanha, que se completou em 1990. Ficou determinada, no Tratado de Reunificação, assinado em 31 de agosto de 1990, a readoção da bandeira tricolor preta, vermelha e dourada como o pavilhão oficial da Alemanha, tornando-se, então, um dos símbolos da unidade nacional.

Veja também: Bandeira da Espanha — uma bandeira que representa os diferentes reinos do país

Principais características da Alemanha

A Alemanha é um país localizado na região da Europa Ocidental, com capital na cidade de Berlim.

O território alemão é banhado pelo Oceano Atlântico ao norte, na região do Mar Báltico, apresentando, por isso, clima temperado oceânico, com invernos frios e verões frescos, além de chuvas abundantes durante o ano. É marcada por um relevo diverso, com terrenos planos no litoral e planaltos e terrenos montanhosos ao sul.

Paisagem na cidade de Berlim, capital da Alemanha.
Paisagem na cidade de Berlim, capital da Alemanha.

A população alemã é de 83.900.000 habitantes, o que faz com que o país esteja na segunda colocação entre os países mais populosos do continente europeu. A Alemanha se destaca, ainda, como um país altamente desenvolvido, com IDH de 0,942, cuja economia figura entre as principais não somente do continente, como também do mundo.

Dispõe de um amplo setor industrial, liderado por vários setores, como o setor químico, o setor automobilístico e o setor econômico. O turismo também desempenha um importante papel na economia da Alemanha, tendo em vista que o país é o quinto país mais visitado da Europa.

Curiosidades sobre a bandeira da Alemanha

  • A bandeira hasteada em 1832 pode ser vista em um museu na cidade de Neustadt, na Estrada do Vinho (Neustadt an der Weinstraße), no sudoeste da Alemanha.

  • Não são todos os edifícios oficiais que exibem a bandeira nacional da Alemanha cotidianamente. As exceções são as autoridades com cargos hierárquicos mais elevados de Berlim e Bonn, o escritório central do Banco Central do país e as Forças Armadas.

  • Existem datas em que a bandeira da Alemanha deve ser obrigatoriamente exibida. Dentre elas, estão o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro, quando devem ser hasteadas a meio-mastro), o Dia do Trabalho (1º de maio), o Dia da Unificação Alemã (3 de outubro) e os dias de eleições para o Parlamento Europeu e para o Parlamento Alemão. Ao todo, são 10 datas estabelecidas pelo protocolo oficial.

Notas

|1| RABITZ, Carolina. Castelo de Hambach. DW, 13 out. 2010. Disponível aqui.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da Alemanha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-alemanha.htm. Acesso em 13 de abril de 2024.

De estudante para estudante