Topo
pesquisar

Curvas de Nível

Geografia

As curvas de nível são muito úteis para representar as feições do relevo terrestre.
Exemplo de um mapa em curvas de nível
Exemplo de um mapa em curvas de nível
PUBLICIDADE

Em cartografia, as curvas de nível são representações do relevo produzidas através da utilização de linhas imaginárias (chamadas de linhas altimétricas, quando na superfície, e linhas batimétricas, quando abaixo do nível do mar). Elas possuem o mérito de representar em uma superfície plana os desníveis e a declividade topográfica.

O emprego da técnica de curvas de nível é recomendado em áreas com escala grande, ou seja, em áreas pequenas, em que o nível de detalhamento costuma ser maior. Assim, podemos ter a área de uma vertente sendo representada separando-se as altitudes ordenadamente, de forma que cada altitude representa uma linha do mapa, observe:

Representação de um perfil topográfico em curvas de nível
Representação de um perfil topográfico em curvas de nível

Repare no mapa acima que, quanto mais afastadas as curvas de nível, menor é a declividade, isto é, menos íngreme é o terreno. Ao contrário, quanto mais próximas as curvas, maior é a declividade do local.

Outra consideração necessária é o fato de que todos os pontos localizados sobre uma mesma linha possuem uma igual altitude, sendo essa uma das maiores importâncias dessa técnica de representação cartográfica. O valor dessa altitude é sempre tomado em relação ao nível do mar e é representado pela numeração descrita logo acima da curva, geralmente em metros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As curvas de nível tendem a ser paralelas entre si e raramente se cruzam, o que só ocorre quando há algum tipo de acidente geográfico incomum, como um barranco, ou seja, quando elas se tocam, é porque uma determinada altitude encontra-se sobre a outra.

Além dessas propriedades, é possível notar que as curvas de nível jamais se bifurcam. Veja mais um exemplo:

Exemplo de uma área maior representada em curvas de nível
Exemplo de uma área maior representada em curvas de nível

Produzir mapas topográficos em curvas de nível, principalmente de áreas um pouco maiores, requer muito trabalho na coleta de dados, como o das altitudes, envolvendo uma rigorosa precisão matemática. No entanto, com os avanços tecnológicos no campo da cartografia, tanto com a aerofotogrametria quanto com as projeções de satélites, muitas vezes esse tipo de mapa é produzido quase que automaticamente, o que facilita estudos geológicos e geomorfológicos sobre a superfície terrestre.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Curvas de Nível"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/curvas-nivel.htm>. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UFPR - ADAPTADA) Considere a figura a seguir que representa esquematicamente uma região da superfície terrestre por meio de curvas de nível e observe onde estão situadas as localidades x e y:


(Figura extraída de SGARBI, G .N .C.; CARDOSO, R. N. "PRÁTICA DE GEOLOGIA INTRODUTÓRIA". Belo Horizonte: Editora UFMG, 1987. p. 59.)

Sobre a figura acima, é correto afirmar:

(01) A área que está representada é uma planície em que o desnível topográfico não ultrapassa 100 metros.
(02) Os pontos mais baixos da área representada na figura estão na porção norte.
(04) As altitudes máximas da área estão representadas pela curva de nível de 1000 metros.
(08) Entre as localidades x e y, existem duas elevações separadas por uma área mais baixa com altitude inferior a 600 metros.
(16) As curvas de nível, além de representar os desníveis, permitem também inferir as formas de relevo do terreno.

Assinale a alternativa com a soma correta:

a) 6

b) 10

c) 16

d) 20

Questão 2

Curvas de nível são representações do relevo por meio de linhas imaginárias. Sobre o uso dessa técnica, assinale a alternativa incorreta:

a) O uso de curvas de nível é recomendado em áreas de grandes escalas (áreas pequenas), visto que seu nível de detalhamento é menor.

b) Quanto mais afastadas, menor é a declividade (inclinação em relação à horizontal) do terreno.

c) Quanto mais próximas, maior é a declividade do terreno.

d) Todos os pontos localizados sobre uma mesma linha apresentam a mesma altitude.

e) As curvas de níveis caracterizam-se por serem paralelas e por quase não se cruzarem.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola