Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é ímã?

O ímã é um material ferromagnético que apresenta um polo norte e um polo sul que não podem se separar. Ele é usado em quase todos os dispositivos elétricos e eletrodomésticos.

Imagem explicando o que é o ímã.
O ímã é usado em quase todos os dispositivos elétricos e eletrodomésticos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Afinal, o que é o ímã? O ímã é um material ferromagnético, que pode ser natural ou artificial, formado por um polo norte magnético e um polo sul magnético que não podem se separar, com linhas de força saindo do polo norte indo em direção ao polo sul.

Leia também: Você sabe o que é força magnética?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o ímã

  • O ímã é um corpo dotado de propriedades eletromagnéticas.
  • Os ímas possuem algumas propriedades como: magnetismo ferromagnético, inseparabilidade dos polos magnéticos, atração por alguns corpos metálicos, repulsão e atração dos polos magnéticos e orientação com os polos geográficos terrestres.
  • São usados em quase todos os dispositivos elétricos e eletrodomésticos.
  • Os elétrons que formam o ímã geram o campo magnético ao seu redor.
  • O campo magnético terrestre propicia que a Terra se comporte como um ímã, dispondo de um polo norte e um polo sul.
  • A descoberta da indução eletromagnética foi possível graças aos ímãs.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Propriedades do ímã

Ilustração mostrando um ímã.
Na imagem, temos um ímã que possui suas linhas de força saindo do polo norte em direção ao polo sul.

O ímã é um material ferromagnético que apresenta um polo norte e um polo sul que não podem se separar. As principais propriedades do ímã são magnetismo ferromagnético, inseparabilidade dos polos magnéticos, atração por alguns corpos metálicos, repulsão e atração dos polos magnéticos e orientação com os polos geográficos terrestres. Compreenda melhor essas propriedades a seguir:

  • Magnetismo ferromagnético: os ímãs são corpos ferromagnéticos, já que eles têm memória magnética. Isso quer dizer que quando os aproximamos de um campo magnético externo, os seus momentos angulares são ordenados, e mesmo depois de os afastarmos desse campo, eles se mantêm ordenados.
  • Inseparabilidade dos polos magnéticos: um ímã possui regiões chamadas de polos magnéticos em que seus campos magnéticos estão mais concentrados. Esses polos são classificados em polo norte e polo sul magnético e jamais podem ser separados, mesmo se o fragmentarmos a nível microscópico, ele continuará tendo um polo sul e um polo norte, como demonstrado na imagem abaixo:
Ilustração mostrando a inseparabilidade dos polos magnéticos presentes em um ímã.
Inseparabilidade dos polos magnéticos.
  • Atração por alguns corpos metálicos: os ímãs possuem a capacidade de atrair ou ser atraído por alguns corpos metálicos, como ferro, cobalto, níquel e algumas ligas metálicas.
  • Repulsão e atração dos polos magnéticos: ao aproximar o polo norte de um ímã de outro polo norte temos a repulsão desses polos (o mesmo ocorre entre dois polos sul), já se aproximarmos o polo norte de um ímã de um polo sul temos a atração desses polos, como demonstrado na imagem abaixo:
Ilustração mostrando a atração e a repulsão dos polos magnéticos presentes em um ímã.
Atração e repulsão dos polos magnéticos.
  • Orientação com os polos geográficos terrestres: o polo norte de um ímã aponta para o polo norte geográfico terrestre, enquanto o polo sul de um ímã aponta para o polo sul geográfico.

Função do ímã

Os ímãs são corpos que possuem a capacidade de atrair ou ser atraídos por alguns corpos metálicos, como ferro, cobalto, níquel e algumas ligas metálicas. Em vista disso, eles são empregados em quase todos os dispositivos elétricos e eletrodomésticos, como computadores, notebooks, impressoras, geladeiras, televisão e muitos outros.

Como funciona o ímã?

Os ímãs são constituídos por átomos dotados de prótons, de elétrons e de nêutrons. Esses elétrons em seu interior possuem uma propriedade conhecida como spin, que possibilita que eles rotacionem em torno do seu próprio eixo. Quando eles rotacionam na mesma direção ocorre a produção do seu campo magnético, já que cargas elétricas geram campos magnéticos. É isso que faz com que alguns objetos sejam atraídos pelos ímãs.

Tipos de ímã

Existem dois tipos de ímãs: os ímãs naturais e o ímãs artificiais. Entenda a diferença entre eles a seguir:

  • Ímãs naturais: são aqueles que existem na natureza, não sendo fabricados pelo homem, como é o caso da magnetita, uma rocha vulcânica formada por óxido de ferro.
  • Ímãs artificiais: são aqueles fabricados pelo homem através do processo de imantação (em que um corpo sem características magnéticas se torna um ímã), eles podem ser fabricados com óxido de ferro, carbonato de estrôncio e bário.

Campo magnético terrestre

O campo magnético terrestre faz com que a Terra se comporte como um ímã. Com isso, a Terra possui um polo norte magnético e um polo sul magnético posicionados próximo ao polo sul geográfico e ao polo norte geográfico, respectivamente, conforme descrito na imagem.

Ilustração mostrando os polos magnéticos e geográficos da Terra, que fazem com que ela se comporte como um ímã.
Polos magnéticos e geográficos da Terra.

De acordo com a teoria do geodínamo (teoria mais aceita), o campo magnético terrestre surge devido à combinação de três fatores:

  • elevada temperatura do núcleo terrestre, que propicia a ionização e movimentação dos átomos de ferro e outros metais;
  • correntes de convecção, que fazem com que os átomos de ferro mais quentes subam e os mais frios desçam;
  • efeito coriolis, que é uma força fictícia que evita que o campo magnético se anule.

Para saber mais sobre o campo magnético do planeta Terra, clique aqui.

Descoberta da indução eletromagnética

O princípio da indução eletromagnética foi descoberto pelo físico e químico Michael Faraday (1791-1867). Em um de seus experimentos, ele observou que ao aproximar um ímã de um solenoide (bobina condutora) ocorria a produção de uma corrente elétrica, como demonstrado na imagem abaixo.

Princípio da indução eletromagnética, um princípio ligado aos ímãs.
Princípio da indução eletromagnética.

Esse princípio é empregado nas usinas hidrelétricas, usinas termoelétricas, usinas nucleares, usinas eolícas e muitas outras.

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). Editora Blucher, 2015.

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "O que é ímã?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-ima.htm. Acesso em 24 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que é força magnética?

Você sabe o que é força magnética? Clique aqui, descubra o que é e entenda como ela funciona sobre partículas carregadas e sobre condutores retilíneos.
O que é Física?

O que é magnetismo?

Você sabe o que é magnetismo? Entenda o conceito por trás dessa propriedade física, confira exemplos de fenômenos magnéticos e conheça a história do magnetismo.
O que é Física?

Fluxo Magnético e a Lei de Faraday

Definições...
Física

Indução eletromagnética

Você sabe o que é indução eletromagnética? Descubra como funciona esse fenômeno e quais são suas fórmulas mais usadas e também suas principais aplicações tecnológicas.
Física

Condutores e isolantes

Você sabe o que são condutores e isolantes? Confira quais são as suas características e exemplos de materiais condutores e isolantes.
Física

A História do Eletromagnetismo

A História do eletromagnetismo. Evolução do eletromagnetismo
Física

Eletromagnetismo

Clique aqui e entenda o que é eletromagnetismo. Conheça seus principais conceitos, fenômenos, fórmulas, leis. Confira aplicações do eletromagnetismo no dia a dia.
Física

Força Magnética

Compreenda a definição de força magnética e aprenda a determinar o seu módulo, sentido e direção.
Física

Magnetismo

Aqui você vai entender o magnetismo, como é gerado um campo magnético através de um ímã, além de compreender o campo magnético terrestre.
Física

Conhecendo as propriedades dos ímãs

Veja aqui quais são as propriedades básicas de um ímã.
Física

Campo magnético

Você sabe o que é campo magnético? Entenda o que é campo magnético e as suas propriedades. Aprenda as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema!
Física

Campo magnético da Terra

Clique aqui e saiba o que é o campo magnético da Terra. Entenda como foi formado e descubra quais são a sua função e a sua importância.
Física