Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Região Hidrográfica do Uruguai

Presente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Região Hidrográfica do Uruguai possui grande importância para a realização das atividades agroindustriais.

Localização da Região Hidrográfica do Uruguai
Localização da Região Hidrográfica do Uruguai
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Regiões hidrográficas são porções territoriais que compreendem uma bacia hidrográfica ou um conjunto de bacias com características naturais e socioeconômicas semelhantes. A Região Hidrográfica do Uruguai é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, conforme classificação realizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Ocupando 174,4 mil quilômetros quadrados em território brasileiro, onde residem aproximadamente 3,8 milhões de pessoas, a Região Hidrográfica do Uruguai abrange áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Sua vazão média responde por cerca de 2,6% do total do país, sendo de fundamental importância para a realização das atividades agroindustriais.

Essa região hidrográfica também possui grande potencial hidrelétrico, no entanto, ainda é pouco aproveitado.  As principais usinas hidrelétricas são: Garibaldi (no Rio Canoas), Socorro (no Rio Pelotas), Iraí, Pinheiro e Machadinho (no Rio Uruguai). Existem trechos de planícies propícios para a navegação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Uruguai, principal rio dessa região hidrográfica

O Rio Uruguai, o principal dessa região hidrográfica, nasce da junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Posteriormente, ele percorre 1.770 quilômetros, desaguando no Rio da Prata. Outros rios de grande importância são: Ijuí, Chapecó e do Peixe.

Na Região Hidrográfica do Uruguai predominam os biomas Mata Atlântica e Mata de Araucárias. Porém, a expansão das áreas urbanas e das atividades agrícolas, em especial os cultivos de soja, arroz e trigo, tem provocado a redução da cobertura vegetal e a maior produção de esgoto, que é lançado nesses rios, alterando suas propriedades de forma negativa.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Região Hidrográfica do Uruguai "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-hidrografica-uruguai.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante