Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima da Região Sul

O clima da região Sul do Brasil é predominantemente subtropical, marcado por temperaturas amenas, elevada amplitude térmica e chuvas bem distribuídas durante o ano.

Pampas, perto de Cambará do Sul, na região Sul do Brasil, uma região marcada predominantemente pelo clima subtropical.
A região Sul do Brasil é marcada predominantemente pelo clima subtropical.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O clima da região Sul é um tipo de clima temperado que recebe a denominação de subtropical. Uma vez que os estados que integram essa região estão localizados abaixo do Trópico de Capricórnio, fatores climáticos como a latitude, principalmente, e também as massas de ar e a altitude são os responsáveis pelo desenvolvimento de um clima mais ameno durante a maior parte do ano, mas que apresenta elevada amplitude térmica. A região Sul do Brasil tem, então, verões quentes e invernos frios, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Em algumas áreas, as baixas temperaturas do inverno ocasionam geadas e precipitação na forma de neve.

Leia também: Como é o clima da região Nordeste?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o clima da região Sul

  • O clima da região Sul é predominantemente subtropical.

  • O clima subtropical é caracterizado pela boa distinção entre as quatro estações do ano, elevada amplitude térmica anual e chuvas bem distribuídas durante o ano.

  • Os verões do clima subtropical variam de amenos a quentes, com temperaturas entre 25 e 30 °C, enquanto os invernos são frios e podem registrar temperaturas inferiores a 10 °C.

  • A formação de geada e a precipitação na forma de neve são fenômenos que ocorrem durante o inverno em algumas localidades da região Sul do Brasil.

  • No litoral do estado do Paraná se identifica a ocorrência do clima tropical atlântico, caracterizado pela baixa amplitude térmica anual, elevada umidade do ar e menor volume de chuvas no inverno comparativamente às demais épocas do ano.

  • A latitude, as massas de ar e a altitude são alguns dos principais fatores climáticos que atuam nas características climáticas da região Sul do Brasil.

  • A vegetação e o clima da região Sul estão diretamente relacionados. A ocorrência de chuvas durante todo o ano e a amplitude térmica proporcionam a formação de coberturas como florestas e campos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os climas da região Sul?

O clima subtropical é predominante na região Sul do Brasil, estando presente nos três estados que a compõem. O estado do Paraná, entretanto, registra também a ocorrência do clima tropical atlântico em uma estreita faixa no seu litoral.

Clima subtropical

O clima subtropical é um tipo de clima temperado que está presente na zona temperada sul do planeta Terra. No Brasil, o clima subtropical acontece nas áreas situadas abaixo do Trópico de Capricórnio, que é o paralelo de 23º27’ S. Assim sendo, é o clima predominante nos estados da região Sul, compreendendo todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a maior parcela do estado do Paraná.

Esse clima apresenta as mais baixas temperaturas dentre todos os tipos de clima encontrados no território brasileiro. Além disso, caracteriza-se pelas chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano. Esse tipo climático possui uma amplitude térmica anual elevada, o que permite a boa distinção entre as quatro estações do ano.

As temperaturas médias do clima subtropical presente na região Sul do Brasil podem variar entre 15º C nas localidades mais frias e 22º C nas áreas mais quentes e úmidas, como as cidades litorâneas. As máximas atingem 30º C e podem superar esse valor no verão, enquanto no inverno os termômetros registram entre 12 e 18º C, não sendo incomum mínimas menores do que 10º C nas áreas mais elevadas.

Geada em uma área de ocorrência do clima subtropical, um dos tipos de clima da região Sul do Brasil.
A paisagem se transforma em algumas cidades do sul do Brasil em função dos invernos gelados do clima subtropical.

A precipitação anual na região Sul varia entre 1500 e 2000 mm, sendo os maiores valores correspondentes ao litoral dos estados. Além das chuvas, observa-se a precipitação na forma de neve em algumas localidades durante o inverno, a exemplo das cidades de São Joaquim (SC), Gramado (RS), Canela (RS), Caxias do Sul (RS) e Urupema (SC). Outro fenômeno meteorológico registrado no inverno é o da geada (fina camada de gelo sobre solos e vegetação).

Clima tropical atlântico

O clima tropical atlântico está presente no litoral do estado do Paraná, em cidades como Paranaguá, por exemplo.

Esse clima, observado na região Sul, tem como característica principal a menor amplitude térmica anual, o que significa dizer que a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas é baixa. A média de temperatura é de 22º C. Esse tipo climático possui uma elevada umidade do ar, e, embora as chuvas ocorram durante todo o ano, há uma redução no volume de chuvas durante os meses de inverno, principalmente entre junho e agosto.

Veja também: Quais são os climas da região Sudeste?

Fatores que influenciam os climas da região Sul

A região Sul do Brasil é aquela que apresenta o clima mais ameno de todo o território brasileiro. Um dos principais fatores que contribuem para esse fato é a latitude, que tem relação direta com a localização. Além desse, existem outros importantes aspectos da dinâmica atmosférica e da paisagem que influenciam no clima da região Sul do Brasil, como as massas de ar, a maritimidade, a continentalidade e a altitude.

  • Latitude: a região Sul do Brasil está situada na zona temperada do planeta Terra, mais precisamente em latitude média abaixo do Trópico de Capricórnio. Por essa razão, durante a maior parte do ano os raios solares incidem de forma mais inclinada nessa área do Brasil, proporcionando o desenvolvimento de climas mais amenos. A exceção é o verão, estação mais quente do ano nos estados do Sul do Brasil e que registra calor intenso pelo fato de os raios solares incidirem perpendicularmente no hemisfério meridional nessa época do ano.

  • Massas de ar: as massas de ar são fundamentais na determinação do clima e alteração no tempo atmosférico na região Sul do Brasil. As massas atuantes durante o verão são a massa tropical continental (mTc) e a massa tropical atlântica (mTa), responsáveis por elevarem as temperaturas e alterarem as características de umidade local. Destaca-se a atuação da massa polar atlântica (mPa) na região Sul, especialmente durante o inverno, quando essa camada de ar em movimento apresenta todas as suas características ainda muito intensas. O encontro da massa polar, que é fria, com as massas mais quentes provoca desde chuvas frontais até fenômenos como os ciclones extratropicais.

  • Maritimidade e continentalidade: a maritimidade é um fator climático que influencia na umidade e na amplitude térmica de determinada região. Assim, as cidades do Sul que estão situadas no litoral apresentam maior umidade e menor variabilidade térmica do que as cidades mais distantes da costa, nas quais o fator atuante é a continentalidade.

  • Altitude: as áreas que apresentam maior altitude apresentam temperaturas mais amenas do que aquelas de menor altitude, o que produz alterações locais no clima da região Sul.

Relação entre o clima e a vegetação da região Sul

A cobertura vegetal se desenvolve de acordo com características da área como o tipo de solo, o relevo e o clima. O clima é determinante em decorrência da energia que é recebida do Sol e da disponibilidade hídrica, e essa relação pode ser muito bem observada na região Sul do Brasil.

Planícies que integram os Pampas representando a relação entre o clima e a vegetação da região Sul.
O clima da região Sul proporciona a manutenção de uma cobertura vegetal formada por matas e campos de gramíneas.

Em função da ocorrência de chuvas regulares e bem distribuídas e da variação das temperaturas anuais, é possível encontrar diferentes formações vegetais na região Sul, destacando-se as vegetações do tipo florestal e campestre. No primeiro caso, temos a Mata Atlântica, da qual faz parte a Mata de Araucária, e os campos que integram o bioma Pampa.

Fontes

ALBUQUERQUE CAVALCANTI, Iracema Fonseca de; FERREIRA, Nelson Jesuz. Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática. São Paulo: Oficina de Textos, 2021.

AYOADE, Johnson Olaniyi Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. 332p. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2018, 8 ed. 224p.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Clima da Região Sul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/clima-da-regiao-sul.htm. Acesso em 30 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A relação entre a latitude e o clima

Entenda como se estabelece a relação entre a latitude e o clima e como isso interfere nas temperaturas de todo o planeta.
Geografia

Altitude

Entenda o que é altitude e como é feita sua medição. Saiba também de que maneira ela influencia na dinâmica do clima e como ela se relaciona com a latitude.
Geografia

Clima subtropical

Leia nosso texto e conheça as principais características do clima subtropical. Conheça as suas particularidades no Brasil, e entenda como ocorre sua formação.
Geografia

Clima temperado

Leia sobre o clima temperado, conheça as principais características desse tipo climático e identifique os locais onde ele ocorre, além do modo como ocorre no Brasil.
Geografia

Clima tropical

O que você conhece sobre o clima tropical? Clique aqui e saiba tudo sobre o clima predominante no Brasil! Veja suas principais características e onde ele ocorre.
Geografia

Maritimidade e continentalidade

Clique aqui, saiba o que são a maritimidade e a continentalidade e entenda como atuam na dinâmica climática.
Geografia

Massas de ar

Clique aqui e aprenda sobre massas de ar. Entenda como esses grandes corpos atmosféricos se formam, sua caracterização e como eles atuam na composição do clima.
Geografia

Mata de araucárias

Clique aqui e saiba mais sobre a mata de araucárias. Veja onde esse tipo de vegetação ocorre e qual a sua fauna e flora, além de seus problemas ambientais.
Geografia do Brasil

Pampa

Clique aqui e saiba tudo sobre o Pampa. Entenda em quais condições climáticas esse bioma ocorre, e conheça várias de suas características.
Geografia

Região Sul

Clique aqui e conheça as principais características da região Sul do Brasil!
Geografia do Brasil