Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos naturais do Espírito Santo

Área de maciços montanhosos no Espírito Santo
Área de maciços montanhosos no Espírito Santo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O estado do Espírito Santo compõe uma das unidades da federação, seu território está situado na região sudeste do Brasil, possui características particulares em sua configuração natural.
A seguir os aspectos de importantes elementos da Geografia estadual:

Relevo

No estado do Espírito Santo são identificadas duas unidades de relevo, baixada Espírito-Santense e a Serra Capixaba.

A primeira ocorre ao longo de toda costa do território e ocupa aproximadamente 40% de toda área estadual, a altitude desse lugar varia de 40 a 50 metros. A segunda ocupa a parte central do estado e apresenta altitudes que atingem 700 metros, onde há muitas áreas montanhosas e uma série de rios, derivando também diversos vales. A Serra Capixaba é formada por maciços Montanhosos, nesse contexto os pontos mais elevados são: as Serras do Caparão, além do Pico da Bandeira (2.890m), Pico do Calçado (2.790m), Pico do Forno Grande (2.070m).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Clima

Devido à sua localização, a região sofre influência da maritimidade e também da floresta Atlântica, diante desses fatores predomina o clima tropical úmido nas áreas litorâneas e no interior do estado o clima tropical de altitude. O primeiro desenvolve chuvas no verão e invernos secos, no geral as médias de temperaturas são sempre elevadas, sempre acima de 22ºC, e apresenta índice pluviométrico de 1.250 mm. No segundo, como se trata de relevos mais altos, a temperatura tende a cair, essa possui uma média anual de 18ºC com invernos relativamente rigorosos, os índices pluviométricos atingem 1.700mm.

Vegetação

Levando em consideração a composição vegetativa original, grande parte do estado era ocupada por floresta tropical, conhecida por Mata Atlântica, vegetação que já cobriu toda costa brasileira, se caracteriza por ser úmida e possuir uma grande biodiversidade, as árvores dessas florestas são altas e densas e quase não há entrada de luz solar. Nessa área vivem diversas espécies da fauna e da flora, muitos deles endêmicos.

Hidrografia

O principal rio do estado do Espírito Santo é o Rio Doce, sua nascente está localizada em Minas Gerais, o seu curso possui 977 quilômetros de extensão, além desse existem outros, como rio São Mateus, Itaúna, Itapemirim, Jucu, Mucuri e Itabapoana.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aspectos naturais do Espírito Santo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-espirito-santo.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante