Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Manobra de Heimlich (tração abdominal)

A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros usado em casos de engasgo, em que são feitas compressões no abdômen ou nas costas e no peito (quando em bebês).

Homem realizando a manobra de Heimlich em um idoso.
A manobra de Heimlich é realizada em casos de engasgo, quando há obstrução das vias aéreas.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros utilizado para desobstruir as vias respiratórias em casos de engasgo. Pode ser aplicada tanto em adultos quanto em crianças para remover objetos que bloqueiam a respiração. Esse procedimento é crucial para evitar asfixia e salvar vidas em situações de emergência.

A manobra deve ser realizada quando há sinais de engasgo, como roncos, afonia, rouquidão, falta de ar e mudança na coloração da pele. Em adultos e crianças, a técnica envolve compressões abdominais, enquanto em bebês são feitas compressões nas costas e no peito.

Leia também: O que fazer em uma situação de afogamento?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre manobra de Heimlich

  • A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros utilizado em casos de engasgo.

  • Ela deve ser feita quando existe a obstrução das vias aéreas por algum alimento ou objeto.

  • A manobra consiste na aplicação de contrações na região das costas e peito, em bebês, e na região abdominal, em adultos, até que a pessoa desengasgue.

  • A manobra pode resultar em algumas complicações como fratura de ossos ou danos a órgãos internos.

  • A manobra foi desenvolvida pelo Dr. Henry Heimlich em 1974.

Para que serve a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich é um procedimento usado em situações de engasgo, ou seja, uma ação de primeiros socorros para casos de obstrução das vias respiratórias. Esse procedimento pode ser realizado tanto em adultos quanto em crianças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando deve ser feita a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich deve ser aplicada em casos de engasgo, que ocorre quando algo obstrui as vias aéreas, dificultando ou impedindo a respiração normal. Isso pode acontecer, por exemplo, quando um pedaço de comida é aspirado para as vias respiratórias, em vez de seguir o caminho adequado até o estômago.

Sintomas de um engasgo

A pessoa que tem suas vias aéreas obstruídas por algum alimento ou objeto apresenta alguns sinais e sintomas característicos, como:

  • roncos;

  • afonia (mudança ou perda da voz);

  • rouquidão;

  • dispneia (falta de ar);

  • mudança da coloração da pele (adquire tom azulado);

  • asfixia.

Veja também: Como proceder em casos de convulsão?

Como é feita a manobra de Heimlich?

Manobra de Heimlich em bebês

  • Se o bebê estiver consciente, primeiro verifica-se se o objeto é facilmente removível.

  • A manobra é realizada com o bebê posicionado de bruços, em cima do braço do socorrista.

  • O socorrista deve realizar cinco compressões entre as escápulas.

  • Após as primeiras compressões, o bebê é virado no braço do socorrista e mais cinco compressões são feitas sobre o osso esterno, na altura dos mamilos.

  • Se o corpo estranho for visualizado na região oral, deve ser removido com cuidado.

  • Repetem-se as compressões até a chegada do serviço de emergência.

Demonstração da manobra de Heimlich em bebês.
Demonstração da manobra de Heimlich em bebês.

Manobra de Heimlich em crianças e adultos

  • A manobra é realizada com a pessoa que socorre posicionando sua mão fechada sobre a região epigástrica da vítima.

  • Com a outra mão, comprime-se a primeira mão executando movimentos para dentro e para cima, em formato da letra “J”, até a expulsão do corpo estranho.

Demonstração da manobra de Heimlich em crianças e adultos.
Demonstração da manobra de Heimlich em crianças e adultos.

Contraindicações da manobra de Heimlich

Em algumas situações a manobra de Heimlich deve ser feita de maneira adaptada. Por exemplo, no caso de pessoas grávidas ou pessoas obesas, as compressões devem ser feitas sobre o osso esterno, e não na região do abdômen.

Saiba mais: Quais são os sintomas de um infarto?

Complicações da manobra de Heimlich

As complicações da manobra de Heimlich podem incluir:

  • Fraturas de costelas: a força aplicada durante a manobra pode causar fraturas nas costelas, especialmente em idosos ou pessoas com ossos frágeis.

  • Danos aos órgãos internos: a pressão exercida sobre o abdômen pode causar lesões em órgãos internos, como o fígado, baço ou estômago.

  • Complicações relacionadas à execução inadequada: pessoas sem treinamento adequado podem aplicar a manobra incorretamente, resultando em lesões desnecessárias ou falha na desobstrução das vias aéreas.

Origem da manobra de Heimlich

A origem da manobra Heimlich data do ano de 1974, quando o cirurgião torácico estadunidense Dr. Henry Heimlich apresentou essa técnica de primeiros socorros para engasgos ao mundo. Desde então, ela tem sido amplamente utilizada. Um fato curioso é que pouco antes de sua morte em 2016, aos 96 anos, ele salvou com sua própria manobra uma mulher de 86 anos que estava se engasgando.

Fontes

DA SILVA, M. E. P. et al. Manobra de Heimlich como técnica de desengasgo nos primeiros socorros pediátricos: Revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 17, p. e50111738629-e50111738629, 2022.

FARINHA, A. L.; RIVAS, C. M. F.; SOCCOL, K. L. S. Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 22, n. 1, p. 59-66, 2021.

HABRAT, D. Como fazer a manobra de Heimlich em adultos e crianças conscientes. Manual MSD - Versão para Profissionais de Saúde, jul. 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/medicina-de-cuidados-cr%C3%ADticos/como-fazer-procedimentos-b%C3%A1sicos-para-as-vias-respirat%C3%B3rias/como-fazer-a-manobra-de-heimlich-em-adultos-ou-crian%C3%A7as-conscientes.

Escritor do artigo
Escrito por: Nicole Fernanda Sozza Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2021 atua na elaboração e revisão de conteúdos didáticos de Ciências e Biologia. Atualmente se dedica ao estudo de edição e preparação de textos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOZZA, Nicole Fernanda. "Manobra de Heimlich (tração abdominal)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/manobra-de-heimlich-tracao-abdominal.htm. Acesso em 21 de junho de 2024.

De estudante para estudante