PUBLICIDADE
A pele humana é formada por duas camadas básicas: a epiderme, camada mais externa, e a derme, camada mais interna. Além delas, podemos encontrar algumas estruturas associadas à pele denominadas de anexos, como os pelos, unhas e as glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas.
→ O que são as glândulas sebáceas?
As glândulas sebáceas são estruturas normalmente associadas aos folículos pilosos e são responsáveis pela produção do sebo. Essas glândulas são exócrinas alveolares e holócrinas, ou seja, possuem secreção constituída pela célula produtora. Os alvéolos dessa glândula possuem uma camada externa de células epiteliais, as quais se diferenciam em células arredondadas que acumulam uma secreção de conteúdo lipídico. As células localizadas mais ao centro dos alvéolos morrem e rompem-se, liberando o sebo.
As glândulas sebáceas possuem um ducto relativamente curto que termina, geralmente, no folículo piloso. Nas áreas onde não existem pelos, como nos lábios, as glândulas sebáceas eliminam sua secreção diretamente na superfície da pele. Essas glândulas são amplamente encontradas no couro cabeludo e apresentam-se ausentes na palma das mãos e na planta dos pés.
As glândulas sebáceas sofrem alterações durante o desenvolvimento de uma pessoa em virtude das variações hormonais. À medida que uma pessoa se torna mais velha, por exemplo, observa-se que a glândula aumenta em tamanho, entretanto, a quantidade de glândulas permanece inalterada. Por volta dos 17 anos, os níveis máximos de produção sebácea são alcançados. Em mulheres, após a menopausa, a produção de sebo diminui, mas em homens permanece normal até aproximadamente os 80 anos.
→ O que é o sebo?
O sebo é uma secreção produzida pelas glândulas sebáceas que se destaca por sua constituição oleosa. Ele é formado por triglicerídios, colesterol, ésteres de colesterol e ácidos graxos, além de porções da célula secretora. A função do sebo é lubrificar a superfície da pele e do pelo, aumentar a capacidade hidrofóbica da queratina e proteger os pelos. Além disso, o sebo possui ação bactericida.
→ Problemas relacionados com as glândulas sebáceas
Entre os principais problemas relacionados com as glândulas sebáceas, podemos destacar a acne e a hiperplasia sebácea. Veja abaixo um pouco mais sobre esses problemas:
-
Acne: resulta da inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Não provoca danos graves à saúde, entretanto, pode ser incômoda, desencadear cicatrizes, além de afetar psicologicamente o paciente em virtude do aspecto das lesões.
-
Hiperplasia sebácea: Condição benigna em que ocorre proliferação na unidade sebácea. Pacientes com esse problema apresentam pápulas elevadas de coloração amarela pálida ou da cor da pele.
Por Ma. Vanessa dos Santos