Fundo Menu

Biologia Evolutiva

A Biologia Evolutiva tem como principal objetivo desvendar como as espécies modificam-se através do tempo.

Os fósseis são uma ótima evidência de que as espécies sofrem modificações

Desde a Antiguidade a Biologia Evolutiva intriga pesquisadores e a população em geral. O termo evolução tem origem latina e deriva da palavra “evolutio”, que significa desenrolar. A evolução refere-se, portanto, à mudança.

Na Antiguidade, uma ideia era bastante difundida a respeito da origem das espécies: o fixismo. De acordo com essa linha de raciocínio, todos os seres vivos que hoje existem já existiam no passado e teriam sido criados por Deus. Sendo assim, de acordo com esse pensamento, as espécias não sofriam modificações ao longo do tempo e, consequentemente, não ocorria evolução.

Com os avanços dos estudos dos fósseis e das rochas sedimentares, ficou cada vez mais claro que as espécies de hoje não eram as mesmas que existiram há milhões de anos, bem como que muitos seres diferentes existiram no passado e extinguiram-se. Assim sendo, no século XVIII, iniciou-se a disseminação por vários naturalistas, incluindo-se Buffon, da ideia de que os seres sofriam modificações no decorrer do tempo. Entretanto, nenhum desses pesquisadores tentou explicar esse mecanismo evolutivo.

A primeira teoria evolucionista apresentada foi a de Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829). No seu trabalho Philosophye Zoologique (1806), Lamarck tentou explicar, no sentido da complexidade, como as espécies evoluíam. Esse estudioso lançou mão de dois princípios básicos: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.

Segundo a lei do uso e desuso de Lamarck, as espécies apresentavam modificações em seus corpos como consequência do uso frequente de determinado órgão ou da falta de uso de uma estrutura. Ao usar bastante um órgão, por exemplo, ele tornar-se-ia mais forte e mais desenvolvido. Já os órgãos poucos utilizados caminhavam em direção à atrofia. Ainda segundo a teoria proposta por Lamarck, todas as características adquiridas durante a vida de um ser vivo eram transmitidas para seus descendentes.

Para explicar sua ideia, Lamarck utilizou um exemplo bastante conhecido: o pescoço da girafa. Segundo esse cientista, existiam girafas de pescoço curto inicialmente, mas elas, a fim de conseguirem alcançar alimentos em grandes alturas, começaram a esticar-se. Ao forçar o esticamento de forma intencional do pescoço, essa estrutura começou a apresentar-se cada vez maior. Essa característica foi então passada aos descendentes.

Lamarck, no entanto, estava equivocado em certos pontos de sua teoria, uma vez que o uso e o desuso não provocam modificações que podem ser passadas aos descendentes e as modificações adquiridas durante a vida não podem ser transmitidas. Apesar dos erros, Lamarck levantou um ponto bastante importante para a evolução: o meio influencia a evolução das espécies.

Depois de Lamarck, foi a teoria proposta por Charles Darwin (1809-1882) que tentou explicar como a evolução de fato acontecia. Segundo Darwin, a evolução não acontecia em direção à complexidade, mas sim em razão de uma luta constante por sobrevivência, pois apenas os mais aptos sobreviviam e passavam suas características aos descendentes. Darwin nomeou esse processo de seleção natural e considerou-o o principal mecanismo da evolução.

Outro ponto importante da teoria de Darwin é a ancestralidade comum, que afirma que todos os organismos compartilham um ancestral comum, sendo, portanto, produtos de uma história de descendência.

Como Darwin não tinha as bases da Genética e não sabia como as características eram passadas aos descendentes, sua teoria não conseguiu explicar certos pontos importantes da hereditariedade. Entretanto, a partir de 1940, Ronald Fisher, John Haldane, Sewall Wrigth, Theodosius Dobzhansky, Ernst Mayr, Julian Huxley, George Simpson e G. Ledyard Stebbins publicaram trabalhos em que a teoria de Darwin era reinterpretada por intermédio dos conhecimentos mais modernos de Genética e outras áreas da Biologia. Essa reinterpretação ficou conhecida como teoria sintética da evolução ou teoria neodarwinista.

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Apesar de uma grande quantidade de conhecimento já ter sido incorporada à Biologia Evolutiva, muito ainda deve ser explorado e estudado. Nesta seção você ficará sabendo a respeito de todas as teorias evolutivas existentes, além de ficar informado a respeito das novidades nesse campo.

Bons estudos!

Nada em biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução”

Theodosius Dobzhansky

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Biologia Evolutiva"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/biologia-evolutiva.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

Na Antiguidade havia uma ideia bastante difundida de que as espécies que hoje habitam o planeta já o habitavam quando ele surgiu. De acordo com essa linha de raciocínio, as espécies não sofreram modificações através do tempo.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa teoria.

a) Evolucionismo.

b) Darwinismo.

c) Lamarckismo.

d) Fixismo.

e) Neodarwinismo.

Uma das primeiras teorias evolucionistas apresentadas afirmava que o uso de determinada parte do corpo estimulava o seu desenvolvimento, enquanto seu desuso poderia levar o órgão à atrofia. Além disso, dizia que as características adquiridas durante a vida poderiam ser passadas aos descendentes.

Essa teoria evolutiva foi proposta por:

a) Charles Darwin.

b) Ernst Mayr.

c) Jean-Baptiste Lamarck.

d) George Simpson.

e) Aristóteles.

Artigos Biologia Evolutiva

Ao analisar fósseis, é possível conhecer melhor nossos ancestrais

Homo sapiens

Conheça as características da espécie Homo sapiens e sua história evolutiva no planeta para ampliar seu conhecimento sobre nossos principais ancestrais.

Charles Darwin

Bicentenário de Charles Darwin

2009: o ano do bicentenário do nascimento de Darwin e de 150 anos de publicação de sua principal obra.

Caracterização biótica em função da escala geológica

O comportamento biótico em ordem cronológica.

Charles Darwin

Clique aqui e conheça mais sobre a vida e obra de Charles Darwin, o cientista que propôs a ideia da seleção natural para explicar como a evolução ocorre.

Darwinismo

Leia sobre o darwinismo. Saiba quais foram os fundamentos desses importantes estudos de Charles Darwin e como isso modificou a forma de ver a teoria da evolução.

A queda do asteroide que pós fim a era dos dinossauros

Deriva genética

Alteração casual, de ordem natural, caracterizada pela ocorrência de catástrofes.

Poderia o Design Inteligente ser considerado ciência?

Design Inteligente

Muito mais do que uma simples teoria criacionista!

A grama Anthoxanthum é um exemplo de especiação parapátrica

Especiação

Compreenda os processos que levam à especiação.

Através da análise do DNA mitocondrial de Naia, foi possível observar a sua relação com os ameríndios

Esqueleto de Naia

Clique aqui e saiba um pouco mais a respeito do esqueleto de Naia, encontrado no México.

Pata dianteira de um equino, braço humano, nadadeira peitoral de um mamífero e asa de uma ave: homologias

Evidências da evolução biológica

Teoria da Evolução: evidências e provas que a faz ser irrefutável.

Evolução

Conheça alguns aspectos da evolução biológica.

Filogenia

Você sabe o que é filogenia? Neste texto você compreenderá o que é filogenia e aprenderá como interpretar uma árvore filogenética.

Representação de um <p><em>Anomalocaris</em></p> preparando-se para atacar um trilobita

Folhelho de Burgess

Descubra o que é o folhelho de Burgess e entenda sua importância para a compreensão da evolução da vida na Terra.

A história evolutiva do homem é complexa e repleta de espécies competindo por espaço

Homo naledi

Saiba mais sobre o Homo naledi e como essa descoberta modifica o entendimento da história evolutiva do homem.

Estátua de Jean-Baptiste Lamarck no Jardim das Plantas, Paris

Lamarckismo

Compreenda como o Lamarckismo influenciou a teoria evolutiva moderna, bem como os erros cometidos por Lamarck.

A macroevolução estuda a evolução em uma escala maior, como a origem dos répteis

Macroevolução

Entenda o que é macroevolução e suas diferenças em relação à microevolução.

Mula: organismo híbrido

Mecanismos de isolamento reprodutivo

Processos de isolamento pré e pós-zigóticos que impedem que espécies cruzem e/ou produzam descendentes férteis.

Um exemplo de microevolução é a resistência que algumas bactérias apresentam a alguns antibióticos

Microevolução

Compreenda a microevolução, seus mecanismos e os pontos em que se diferencia da macroevolução.

O intercâmbio genotípico entre as populações

Migração e fluxo gênico

Eventos e mecanismos que colaboram para que ocorra a variabilidade genética.

O neodarwinismo incorpora à teoria de Darwin novos conhecimentos científicos, em especial em genética.

Neodarwinismo

Quer compreender melhor o que é o neodarwinismo ou teoria sintética da evolução? Clique aqui e compreenda melhor essa teoria evolutiva.

Asas de insetos e de pássaros apresentam a mesma função, mas não a mesma origem embrionária

Órgãos análogos e homólogos

Entenda o que são órgãos análogos e homólogos e compreenda a importância dessas estruturas no estudo da evolução.

Provável aparência de um ecossistema marinho do Período Cambriano

Período Cambriano

Período da Era Paleozoica em que, provavelmente, ocorreu uma das maiores expansões e diversificação de organismos.

Conformação do planeta durante o Ordoviciano

Período Ordoviciano

Período da Era Paleozoica no qual ocorreu uma das maiores expansões e diversificação de organismos.

Se nenhum fator evolutivo intervir em uma população, as frequências gênicas e as proporções genotípicas não se alterarão

Princípio de Hardy-Weinberg

Entenda a definição do princípio de Hardy-Weinberg e aprenda a calcular a frequência de genes e genótipos de uma população.

Seleção natural

Conheça mais sobre a seleção natural clicando aqui! Neste texto falaremos o que é esse mecanismo e conheceremos seus tipos e alguns exemplos.

Elefantes-marinhos machos brigam para manter seu harém.

Seleção sexual

Você já ouviu falar de seleção sexual? Clique aqui e compreenda esse caso especial de seleção natural. Saiba a diferença entre relação intersexual e intrassexual.

As bactérias mais aptas sobrevivem quando expostas a antibióticos

Tipos de seleção natural

Conheça os três tipos de seleção natural e entenda como esse importante mecanismo evolutivo proposto por Darwin ocorre nos organismos vivos.

Estude agora