Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Depressão

Biologia

Depressão: um estado vazio, situação de refúgio e isolamento
Depressão: um estado vazio, situação de refúgio e isolamento
PUBLICIDADE

A depressão é uma situação de distúrbio mental, leve ou acentuada, decorrente do funcionamento alterado das células cerebrais sobre a capacidade emocional e física de um indivíduo.

É um problema que acomete homens e mulheres adultos (entre 20 e 50 anos de idade), embora também com registro em idosos e crianças.

Atinge, principalmente, o organismo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem com depressão. Sendo essa tendência ocasionada pela maior variação hormonal sentida pelo organismo feminino durante a gravidez e o período pré-menstrual.

Entre os fatores que mais desencadeiam processos depressivos estão os de caráter genético (baixo funcionamento da tireoide, derrames, câncer, diabetes) e os de caráter social (desemprego ou separação). Tendo efeito direto na transmissão dos impulsos nervosos de uma célula a outra, em razão da alteração na quantidade de neurotransmissores (noradrenalina e serotonina).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os sintomas mais frequentes estão relacionados à variação de humor, afetando o comportamento diário de uma pessoa, que transparece através da feição, momentos de tristeza, desânimo, ansiedade e irritabilidade contínua.

A depressão também afeta a fisiologia do corpo humano, causando indisposição (cansaço), diminuição da libido (desejo sexual), falta de memória, redução de concentração e alternâncias entre insônia e sono excessivo, aumento ou perda de apetite.

O tratamento é realizado através de sessões psicoterápicas associadas a medicamentos antidepressivos. Dessa forma, se restabelece os níveis de quimioreceptores sinápticos (aumento de serotonina), provocando sensação de bem-estar.

Estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros, por motivos adversos, passam diariamente por esse mal.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Depressão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/depressao.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça mais sobre os antidepressivos, medicamentos utilizados para o tratamento de uma condição grave de saúde pública: a depressão.
Descubra um pouco mais a respeito do autismo, um problema do desenvolvimento humano mais comum em meninos que em meninas. Saiba o que é o autismo, quais as principais características desse distúrbio, como é feito seu diagnóstico e a importância de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento do autista.
A depressão pós-parto masculina ocorre em aproximadamente 10% dos recém-pais. Saiba mais sobre o problema!
Aprenda mais sobre a fibromialgia clicando aqui! Neste texto falaremos os principais sintomas dessa síndrome e como é feito seu diagnóstico e tratamento.
Você sabe quais são os riscos da ansiedade para o aluno? Clique aqui e descubra por que é tão importante estar atento aos transtornos de ansiedade, quais são os riscos trazidos para vida de uma pessoa, por que esse problema pode afetar negativamente o rendimento do aluno, e entenda por que o tratamento é necessário.
Você sabe o que é o Setembro Amarelo? Clique aqui e descubra mais sobre essa campanha que visa à conscientização sobre a necessidade de falarmos e prevenirmos o suicídio.