close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Piolho-de-cobra

O piolho-de-cobra é um animal invertebrado pertencente ao filo dos artrópodes e à classe Diplopoda. Possui corpo alongado e dois pares de pernas por segmento.

O piolho-de-cobra é um milípede. O termo milípede é uma referência ao fato desses animais apresentarem várias pernas.
O piolho-de-cobra é um milípede. O termo milípede é uma referência ao fato desses animais apresentarem várias pernas.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Piolho-de-cobra é um animal invertebrado pertencente ao filo Arthropoda que apresenta corpo cilíndrico ou levemente alongado e dois pares de pernas por segmento. Os piolhos-de-cobra estão inseridos na classe Diplopoda, a qual estima-se possuir cerca de 80.000 espécies, encontradas em várias partes do mundo, sendo mais abundantes nos trópicos.

Devido à grande quantidade de pernas que possuem, os diplópodes também são conhecidos como milípedes. Vale destacar que o nome piolho-de-cobra trata-se de um nome popular, portanto, há variações a depender do local.

Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, o nome de piolho-de-cobra é dado a outro animal, conhecido em outras áreas do país como lacraia, pertencente à classe Chilopoda. Neste texto, usaremos o termo piolho-de-cobra exclusivamente para tratar de animais da classe Diplopoda.

Leia também: Quilópodes — a classificação da lacraia enquanto artrópode

Tópicos deste artigo

Resumo sobre piolho-de-cobra

  • Piolhos-de-cobra são animais da classe Diplopoda.

  • Possuem corpo alongado, cilíndrico ou levemente achatado e com dois pares de pernas por segmento.

  • Variam muito em tamanho, com algumas espécies podendo atingir 30 cm de comprimento.

  • São animais terrestres, geralmente encontrados embaixo de folhas, cascas de árvores e troncos.

  • A maioria dos piolhos-de-cobra apresenta nutrição herbívora.

  • Piolhos-de-cobra são inofensivos para os seres humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é um piolho-de-cobra?

Apesar de seu nome, o piolho-de-cobra não apresenta nenhuma relação com as serpentes. Esses animais, também conhecidos com embuás e gongolos, são artrópodes da classe Diplopoda, ou seja, são diplópodes.

Caracterizam-se por apresentarem corpo cilíndrico ou levemente achatado, segmentado e com dois pares de pernas por segmento (segmentos duplos ou diplossomitos). O primeiro segmento do corpo de um piolho-de-cobra é chamado de colo e não possui pernas, enquanto os três seguintes possuem apenas um par de pernas cada e são chamados de monossomitos.

A esse respeito, é importante ressaltar que alguns autores consideram que esse animal possui corpo dividido em cabeça e tronco. Outros autores, no entanto, afirmam que diplópodes possuem cabeça, tórax e abdome.

No que se refere à cabeça desses animais, ela:

  • é dorsalmente convexa e ventralmente achatada;

  • possui um par de antenas e um par de olhos, quando presentes.

Os piolhos-de-cobra variam muito em tamanho, com algumas espécies possuindo poucos milímetros e outras tendo mais de 30 cm de comprimento. Os maiores piolhos-de-cobra fazem parte da família Spirostreptidae.

Já em relação à coloração,

  • grande parte das espécies é preta com tons de marrom;

  • certa parte das espécies é vermelha ou alaranjada;

  • outra parte das espécies é malhada ou pintada.

Vivendo geralmente no solo, os piolhos-de-cobra são animais que evitam a luz, se abrigando embaixo de rochas, folhas, cascas de árvores e tocos. Algumas espécies também são encontradas em cavernas. Ocorrem em todos os continentes, com exceção da Antártida.

Assim como as minhocas, os piolhos-de-cobra são importantes para a dinâmica do solo, uma vez que promovem a mistura da matéria orgânica e sais minerais nele presentes; fragmentam a serrapilheira, estimulando, desse modo, a atividade microbiana; e, ao se locomoverem, alteram a porosidade, o transporte de substâncias e a umidade do solo.

Piolho-de-cobra enrolado.
O piolho-de-cobra enrola seu corpo como forma de defesa.

Esses animais apresentam deslocamento lento, o que impossibilita a fuga rápida de predadores. Sua locomoção se dá por movimentos ondulares das pernas. Os piolhos-de-cobra se destacam por enrolarem seu corpo quando se sentem ameaçados, assumindo uma posição enrodilhada. Além disso, para garantirem sua proteção, liberam quinonas e outras substâncias pigmentantes e irritativas.

Veja também: Crustáceos — artrópodes importantes para a biodiversidade aquática

Alimentação do piolho-de-cobra

A maioria dos piolhos-de-cobra apresenta nutrição herbívora, alimentando-se, geralmente, de vegetais em decomposição. Poucas espécies apresentam dieta carnívora ou onívora. Algumas espécies de piolhos-de-cobra podem danificar sementes em germinação e causar danos em lavouras.

Piolho-de-cobra possui veneno?

Os piolhos-de-cobra são animais inofensivos para os seres humanos. Entretanto, em uma busca rápida pela internet é possível encontrar fotos de pessoas com manchas na pele que parecem ferimentos graves provocados por esses animais.

Na realidade, os piolhos-de-cobra são responsáveis por provocar um falso hematoma, que não provoca dor, nem inchaço, mas uma coloração que lembra uma necrose. A coloração estranha na pele é provocada pelo contato com uma substância chamada benzoquinona.

Ao pisar nesse animal, por exemplo, essa substância pode penetrar na pele humana e provocar a coloração roxa que demora dias para passar. A característica resultante da pele em contato com a substância liberada pelo piolho-de-cobra pode confundir médicos caso a referência a esse animal não seja feita pelo paciente.

Videoaula sobre os artrópodes

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Piolho-de-cobra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/piolho-de-cobra.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Kps: Constante do produto de solubilidade

Constante de produto de solubilidade, kps, refere-se ao produto das concentrações em quantidade de matéria presentes...

Quem foi Adolf Hitler?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história do ditador Adolf Hitler (1889-1945). Confira também no nosso canal...