Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Minhoca (Ordem Haplotaxida)

Minhocas tem o corpo recoberto por anéis
Minhocas tem o corpo recoberto por anéis
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Annelida
Classe Oligochaeta
Ordem Haplotaxida

As minhocas são animais de corpo alongado, cilíndrico, recoberto por anéis e com algumas cerdas corporais, que auxiliam na locomoção. Atualmente são descritas mais de 4500 espécies, 300 somente no Brasil, e que podem viver tanto em água-doce quanto em ambiente terrestre úmido. Apresentam-se de tamanhos e cores variados, dependendo da espécie. Cada indivíduo pode ter uma média de 1.500 descendentes ao ano, e viver cerca de cinco anos.

São animais predominantemente noturnos, ficando enterrados durante o dia e saindo à noite para se alimentar e se acasalar. Não possuem sistema auditivo nem visual, mas algumas células sensoriais estão presentes, captando estímulos mecânicos, químicos, térmicos e luminosos.

Hermafroditas, reproduzem-se sexuadamente por meio de trocas de espermatozoides entre dois indivíduos, em sentidos opostos, unidos entre si pela região ventral; e assexuadamente, por regeneração. A respiração é cutânea.

As espécies encontradas em ambiente terrestre são as mais conhecidas, principalmente por escavar túneis, permitindo uma melhor oxigenação do solo e retenção de água; e atuar como um organismo detritívoro, auxiliando o processo de decomposição de restos vegetais e outras matérias mortas. Neste último caso, ela produz diariamente uma quantidade de matéria orgânica equivalente ao seu próprio peso, chamada húmus, um adubo natural rico em nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da fabricação desse composto, minhocas são visadas, economicamente falando, para serem utilizadas como iscas de pesca, para a fabricação de farinhas proteicas, cosméticos e medicamentos; na recuperação de solos, transformação de resíduos orgânicos em produtos nada danosos ao meio ambiente, e na alimentação humana e de outros animais.

Espécies comerciais mais conhecidas:

Eisenia foetida, popularmente chamada de minhoca dos montes de esterco;
Lumbricus rubellus, conhecida como a minhoca de resíduos orgânicos ou minhoca vermelha da Califórnia;
Eudrilus eugeniae, a minhoca gigante africana.

Curiosidade:

Uma espécie de minhoca, a Lumbricus terrestris, é capaz não somente de fazer galerias no solo, mas também de atravessar estruturas de concreto; provocando prejuízos significativos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Minhoca (Ordem Haplotaxida)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/minhoca.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante