Topo
pesquisar

Menopausa

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

A menopausa é um período natural da mulher, ocorre a partir dos 40 anos e se inicia quando os ovários passam a fabricar menor quantidade de estrogênio e progesterona, hormônios femininos, provocando o fim da menstruação, já que a progesterona é responsável pelo controle dos ciclos menstruais bem como da organização uterina. Ocorre de maneira gradativa, ou seja, a mulher deixa de ter ciclos menstruais regulares até que cesse por completo o ciclo. Este processo de transição recebe o nome de climatério.

Depois que a mulher deixa de menstruar por um ano é que um profissional da área dá o diagnóstico confirmando o início dessa nova fase na vida feminina. Pode-se observar a chegada da menopausa através dos sintomas apresentados, sendo eles: ondas de calor frequentes, suores noturnos, dores de cabeça, irritação, vertigem, fadiga, palpitações, perda da libido, insônia, ressecamento vaginal, alterações de memória, depressão, dor durante as relações sexuais, ansiedade e outros que não precisam ser apresentados por completo para que seja diagnosticada a menopausa. O aparecimento dos sintomas varia de um organismo para outro.

Apesar de a menopausa ser naturalmente vivida deve-se buscar qualidade de vida neste período. Tal qualidade de vida pode ser obtida através de mudanças de hábitos e de alimentação, pois a queda na produção dos hormônios deixa o organismo frágil, favorecendo doenças. Para evitar tais problemas, métodos para erradicar ou ao menos amenizar tais consequências são muito utilizados. A reposição hormonal é a principal forma de “tratamento”, pois reduz as chances de osteoporose, perda de memória, Alzheimer, doenças do coração, além de reduzir as chances de ter depressão e melhorar a atividade sexual.

Existem mulheres que optam por outras formas, como a acupuntura, capaz de aliviar tensões e estresse; os fitoterápicos, pois buscam restaurar o equilíbrio corporal; e a terapia nutricional que utiliza alimentos certos para combater os sintomas que incomodam a mulher. É muito importante a realização de atividades físicas, independente do tratamento realizado.

Por Gabriela Cabral

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Menopausa"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/menopausa.htm>. Acesso em 07 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA