Topo
pesquisar

Hormônios e o ciclo menstrual

Biologia

O ciclo menstrual ou ciclo reprodutor feminino é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.
PUBLICIDADE

No sistema genital feminino, os ovários são estimulados por um hormônio produzido pela placenta, chamado de gonadotrofina coriônica humana (HCG), e começam a funcionar ainda na fase embrionária. O HCG é um hormônio muito semelhante ao hormônio luteinizante (LH). Ao nascer, uma mulher possui aproximadamente um milhão de folículos primários, também chamados de primordiais, em cada ovário. A maioria desses folículos se degenera e a mulher chega à puberdade com cerca de 400 mil folículos em cada ovário.

É na puberdade que a menina começa a produzir os principais hormônios sexuais femininos, que são o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é produzido nas células do folículo ovariano em desenvolvimento, e ele é o responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias na mulher, como aparecimento das mamas, alargamento dos quadris, distribuição de pelos pelo corpo, etc. O estrógeno também induz o amadurecimento dos órgãos genitais, além de promover o impulso sexual. A progesterona é outro hormônio sexual feminino que é produzido principalmente pelo corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo do ovário. Esse hormônio estimula o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e das glândulas do endométrio, tornando-o espesso e preparando o útero para receber o embrião.

A partir do momento que a menina começa a produzir esses hormônios sexuais, uma vez por mês ela irá ovular, dando início ao seu ciclo menstrual, que ocorrerá a cada 28 dias aproximadamente. O ovário, no momento da ovulação, lança um ovócito secundário ao mesmo tempo em que o útero se prepara para receber o embrião. Caso ocorra a fecundação do ovócito secundário, o embrião se implantará no útero e se desenvolverá, caso contrário, ele se degenera e é eliminado juntamente com a parede interna do útero, em um processo chamado de menstruação. Todos esses processos que ocorrem tanto no útero quanto no ovário são controlados pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante). A menstruação ocorre quando as taxas de todos os hormônios ficam muito baixas no sangue da mulher, e marca o início de um ciclo menstrual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para fins didáticos, iremos dividir o ciclo menstrual em três fases, a fase proliferativa, a fase de secreção e a fase menstrual.

Na fase proliferativa, também chamada de fase folicular, o folículo cresce e se prepara para a ovulação. Esse crescimento é estimulado pelo hormônio FSH, e à medida que o folículo cresce, começa a produzir estrógenos, um grupo de hormônios que estimulam o desenvolvimento do endométrio. Nesse processo, vários folículos são estimulados, mas apenas um deles termina o crescimento, acumulando líquido em seu interior e transformando-se em folículo maduro ou folículo de Graaf. Ao atingir um determinado nível no sangue, o estrógeno começa a estimular a hipófise a liberar grandes quantidades de LH e FSH, que irão induzir a ovulação, que geralmente ocorre no décimo quarto dia após o início do ciclo menstrual.

Na fase secretória, também conhecida como fase lútea, o LH estimula as células do folículo ovariano rompido a se transformarem em corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo. É no corpo lúteo que ocorrerá aprodução de estrógeno e progesterona.

Caso não ocorra a fecundação do ovócito secundário, ocorrerá a fase menstrual. Nessa fase, o corpo lúteo se degenera, parando de produzir progesterona e estrógeno. A queda na produção desses hormônios faz com que o útero sofra descamação, ocorrendo a menstruação, que pode durar de três a sete dias, dependendo da mulher e de suas condições fisiológicas. Essa queda nas taxas de progesterona e estrógeno faz com que a hipófise volte a produzir FSH, reiniciando um novo ciclo menstrual.

A primeira menstruação ocorre na puberdade e a chamamos de menarca. Após os 50 anos de idade a produção de hormônios sexuais femininos declina, a ovulação e os ciclos menstruais se tornam irregulares até cessarem completamente. Nessa fase, conhecida como menopausa, não há mais atividade reprodutiva no corpo da mulher.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

A partir da puberdade, a mulher entra na fase reprodutiva de sua vida
A partir da puberdade, a mulher entra na fase reprodutiva de sua vida

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Hormônios e o ciclo menstrual"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fisiologia-feminino.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A partir da puberdade, o corpo feminino está apto para a reprodução. O corpo a cada mês se preparará para receber uma vida em seu útero. Caso isso não ocorra, acontecerá a menstruação. Sobre a menstruação, marque a alternativa incorreta.

  1. A menstruação é a eliminação de restos do endométrio, juntamente ao sangue.
  2. A menstruação pode durar de 3 a 7 dias;
  3. A menstruação ocorre quando há um aumento na produção dos hormônios femininos.
  4. Quando ocorre a gravidez, a menstruação é impedida graças à manutenção da taxa hormonal.

Questão 2

Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de ciclo menstrual.  Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Marque a alternativa em que aparecem os hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:

  1. FSH e LH.
  2. LH e GH.
  3. Progesterona e LH.
  4. Estrogênio e Progesterona.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola